TURMA 13 C – DIAGNÓSTICO – NÍVEL 3 ATQ – (ESTUDO DIRIGIDO)

1) NA DIFERENCIAÇÃO DE CALOR A MTC APRESENTA VÁRIOS TIPOS DE FEBRE E FEBRÍCULA. DESCREVA O QUE É FEBRE ONDULANTE E CITE CADA TIPO DESTA FEBRE, COM OS SEUS RESPECTIVOS SINAIS E SINTOMAS. (Lívia, Valéria, Aline, Eduardo,Eliza, Carla, Carolina e supervisoras).
obs: Algum paciente de ambulatório pode ser referência, escrevam somente iniciais do nome e idade

6 Respostas to “TURMA 13 C – DIAGNÓSTICO – NÍVEL 3 ATQ – (ESTUDO DIRIGIDO)”

  1. Aline Coelho Says:

    As febres são causadas quando o Wei Qi é enfraquecido pelo fator patogeno exogeno
    Febre ondulante é uma hipertermia que não se mantém (quando o corpo não esta sendo capaz de manter a temperatura normal), tem ciclos diários e picos de temperatura, não sendo a temperatura tão elevada como a febre grave. Existem diferentes febres ondulantes:

    Xu de yin
    As febres acontecem no período da tarde ou a noite. São febrículas Sintomas que acompanham:Sudorese noturna, calor dos cinco palmos, rubor malar

    Umidade Calor
    Hipertermia leve aumentando no período da tarde e diminuindo quando paciente sua,o calor fica bloqueado e não alcança a superficie do corpo com facilidade, não apresentando ser intensa (fica escondida) mas a febre persiste e não melhora facilmente. Prejudicando o baçoo que tem a função de transportar e transformar os liquidos corporais.
    Sintomas que acompanham: peso na cabeça e no corpo, opressão torácica, fezes mole, náuseas, língua com saburra pegajosa e pulso superficial, rápido, filiforme e débil.

    Yang Ming
    E uma febre menos comum, a hipertermia são mais intensas, com pico no horário das !5 as 17:00 hs. A estagnação se transforma em calor que afeta os canais Yang Ming (Yang Ming é o nível de abertura ao interior, a última
    proteção e fronteira para a penetração do fator patogênico no interior do
    organismo); tendo acumulo de alimentos no estomago ou fezes nos intestinos
    Sintomas que acompanham: abdome distendido, duro, doloroso, constipação, sente sede mas bebe pouca água; como os alimentos não são digeridos a saburra e amarela e pegajosa

    • acupunturaauricular Says:

      Aline,
      Correto e por que o paciente tem febre?
      Por que o paciente tem frio?
      Qual energia está afetada nesses quadros?
      e a febrícula já pela manhã qual é a causa?
      PARABÉNS PELA EVOLUÇÃO!! OS SINTOMAS ESTÃO MAIS CLAROS??

  2. Febre Ondulante

    É uma febre que vai e volta,mais leve,com a sensação de 37c 37,5c,sempre menos que 38c.Normalmente não altera o termômetro,mas pode alterar se o calor for muito grande.
    Cada pessoa circula em um rítimo.
    Internamente temos um movimento de sangue diferente,mais ou menos 28 min pra circular o Qi no corpo todo.Quando estamos muito acelerados pode levar menos e aí essa aceleração interna é provocada pela aceleração do calor.Quanto mais rápido for,mais intensidade do Yang.
    Quando o Yang sobe,os canais mais profundos estão indo para fora pra levar o sangue e podermos levantar da cama e realizar nossas tarefas.Se o Qi do universo puxa pra fora e o seu Qi não vai,o Wei Qi cria uma rebelião de calor,mostrando que o seu corpo não está em harmonia,daí a pele esquenta mais do que deveria,pois seu Qi esta fraco e esse calor é uma tentativa de equilibrar,mas ele mostra um desequilíbrio.

    Febre Ondulante por deficiência de Yin: Febre mais no final da tarde pra noite.
    O Yin joga seu sangue pra dentro e chega lá encontra calor,daí sobra e dá esse calor a tardinha,o horário que o sangue esta mais internalizado.
    A pessoa tem uma sensação de calor a tarde ou a noite,boca seca com vontade de beber em pequenos goles,garganta seca a noite,sudorese noturna,calor 5 palmos,fezes ressecadas,urina escura escassa,pulso flutuante vazio,rápido e língua vermelha descascada.
    O calor por deficiência pode frequentemente ser reconhecido por uma sensação típica de inquietude mental,intranquilidade e ansiedade vaga.A pessoa sente que algo está errado mas é incapaz de descrever qual e como é o problema.

    Febre Ondulante por Umidade Calor: A umidade sendo muito Yin,fixa no corpo.A umidade é um interior que não bate sol,o calor do coração não chega.Por causa da umidade o calor fica bloqueado e não alcança a superfície do corpo com facilidade.A febre fica “escondida”.
    A pessoa é mais gordinha,pele vermelha,desconforto na barriga,muito agitada,sensação de peso na cabeça e corpo,opressão toráxica,naúseas,fezes amolecidas,língua com saburra grossa e pegajosa,pulso superficial filiforme,débil e rápido,febre leve,vespertina,que quando ocorre suor sede e pele esfria.
    PACIENTE DO AMBULATÓRIO: Vera,58 anos.

    Febre Ondulante: Yang Ming: (canal do estômago e intestino grosso).
    O alimento fica preso no estômago.O intestino delgado não consegue metabolizar o alimento do estômago,aí fica preso.É como se o intestino delgado ficasse muito cheio pra metabolizar o alimento e ele não aguenta,daí esquenta.
    A pessoa sente a temperatura do corpo elevar-se entre 15 as 17 hrs,enjoo,abdome distendido,duro e dolorido,constipação,digestão lenta,mau hálito,sede sem polidpsia,saburra amarela e pegajosa.

    • acupunturaauricular Says:

      FICA MAIS FÁCIL PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA TURMA!!
      OBSERVE QUE É MUITO COMUM O PACIENTE TER CALOR NO ALTO E FRIO EMBAIXO..
      PODE TER DEFICIÊNCIA DE YIN OU QI DO CORAÇÃO E YANG DE BAÇO E RIM…
      VAMOS ANALISAR CADA SINTOMA PASSO A PASSO PARA DEPOIS COMBINARMOS TODOS..
      E O SUOR??
      VAMOS NESTE NOVO MOMENTO DE REESTRUTURAÇÃO AVALIAR A SINDROME DE TODOS OS PACIENTES.
      COLOCAREMOS PELAS INICIAIS OS QUADROS DE ALGUNS PACIENTES COM OS SINAIS E SINTOMAS, O QUE ACHA? COMEÇAREMOS POR 5a a tarde.
      QUE BOM TÊ-LAS NAS ANALISES CLÍNICAS.
      P. Raquel

  3. Regina Celia Says:

    Febrículas são alterações de temperatura (37/38 graus). Paciente sente uma sensação de febre, sem tê-la. Pode ser por deficiência de Qi ou de Yin.
    Febre ondulante são febres cíclicas com acessos de febre em momento determinadodo dia ou noite, geralmente à tarde.
    Encontramos três tipos:
    Febre ondulante com deficiência de Yin – aparece regularmente à tarde ou à noite ” Yin vazio produz calor interno”.
    Sinais que acompanham: transpiração noturna,, maças dorosto vermelhas, boca e garganta secas, língua vermelha com pouca ou nenhuma saburra.
    O sinal mais característico é o calor dos 5 palmos ( mãos, pés e tórax.)
    Febre ondulante com Umidade-Calor – caracteriza-se por aumento da febre à tarde, corpo quente e sensação de malestar. Como a umidade guarda o calor, ele se difunde com dificuldade para o exterior, o corpo está quente com malestar. Quando se apalpa o corpo, o calor não é logo perceptível, porém em seguida, sentimos o corpo quente.
    Sinais que acompanham: náusea, opressão no peito, cabeça e corpo pesados, evacuaçoes liquidas ou pastosas, saburra gordurosa.
    Febre ondulante do Yang-Ming – causada pelo calor e a secura que se agregam no Estômago e no Intestino. Muitas vezes acompanha: distensão abdominal dolorido, dor que não cede à pressão, fezes secas, transpiração nos pés e mãos, saburra amarela e seca com picos e espinhos sobre a língua.

    • acupunturaauricular Says:

      REGINA,
      OBSERVE CADA SINTOMA E DEFINA OS SEUS PACIENTES QUANTO AO FRIO E CALOR. ONDE ESTÁ O FRIO? E O CALOR? OS SINTOMAS ESTÃO PRESENTES NO EXTERIOR OU NO INTERIOR?
      NOS FALAREMOS NA CLÍNICA SOCIAL. Pense também em cada paciente que está acompanhando. frio ou calor e onde?
      P. Raquel.

Deixe um comentário