Técnicas da MTC no tratamento da Psoríase

Técnicas da medicina tradicional chinesa no tratamento da psoríase

Acupuntura sistêmica e acupuntura auricular são técnicas da medicina tradicional chinesa que tem como base equilibrar a circulação de energia (Qi) e de sangue (Xue) do paciente, tratando as diversas desarmonias funcionais e não desarmonias anatomo-funcionais como trata-se na medicina ocidental. O estudo se baseia no tratamento de paciente do sexo masculino com 56 anos. Foi diagnosticado psoríase a 4 anos, após este tempo de evolução da enfermidade o paciente iniciou o tratamento. O tempo de tratamento foi de 4 meses, uma vez por semana. As técnicas utilizadas no tratamento foram: acupuntura sistêmica e acupuntura auricular. Durante o primeiro mês o tratamento não obteve resultado, a partir do segundo mês as manchas vermelhas foram reduzindo junto com as escamações. As técnicas da medicina tradicional chinesa acupuntura auricular e acupuntura sistêmica utilizadas mostraram-se eficazes no tratamento da psoríase com a redução do quadro clínico no período de 4 meses. Estas técnicas podem estar atuando diretamente nos sintomas clínicos e desta forma podendo chegar a cura da doença.

É uma doença inflamatória crônica da pele que se caracteriza por apresentar lesões papulosas e maculopapulosas recoberta por escamas estratificadas, com tendência a recidivas. Esta enfermidade é mais freqüente em idades próximas à puberdade e à adolescência, não é contagiosa, pode apresentar antecedentes familiares e se vê com menos freqüência na raça negra[1].

As manchas da psoríase são geralmente redondas ou ovais e seu tamanho varia desde a cabeça de um alfinete até grandes placas que cobrem toda a região, as manchas apresentam escamas grossas e nacaradas. Existe uma tendência de que as escamas venham distribuídas simetricamente sendo predominantes no cotovelo, joelho, na região sacra e no couro cabeludo, porém pode aparecer em qualquer região. Tem uma evolução crônica com agudização que variam de um paciente a outro [1].

A técnica da medicina tradicional chinesa (MTC) denominada acupuntura auricular foi desenvolvida segundo os fundamentos práticos e teóricos existentes há pelo menos 2500 anos. A acupuntura auricular trata diferentes distúrbios através da pressão de pontos específicos existentes na orelha que possuem relação energética com os órgãos, tecidos e articulações a eles relacionados [1,2].

Acupuntura sistêmica caracteriza-se pela inserção de agulhas ao longo do corpo em pontos de canais energéticos, também chamados meridianos, para ativar a circulação do Qi (energia) e Xue (sangue) percorrendo uma “ via invisível” no interior do organismo, ativando a função de órgãos [2,3].

 II. Apresentação do caso

A MTC possui um diagnóstico diferenciado analisando como causa das desarmonias as alterações no fluxo de energia (Qi)  do paciente, e não alterações na estrutura (componentes estruturais) do organismo como é a base da medicina ocidental. Para a MTC a psoríase é uma enfermidades desenvolvida por deficiência de sangue, ou por calor interno. Estas são causas que estariam relacionadas ao desequilíbrio energético[3].

Para a MTC as causas da psoríase são combinação de fatores patógenos exógenos, vento, umidade e calor, os quais obstruem a circulação do sangue. Quando a doença evolui para a cronicidade, o sangue não é nutrido o que provoca deficiência de sangue, que evolui para vento. Levando à má nutrição dos canais e colaterais que se manifesta com a queda das escamas, é uma enfermidade que se transforma em calor ou vento umidade [4].

Foi realizado tratamento durante 4 meses 1 vez por semana em paciente do sexo masculino, idade 56 anos, o diagnóstico clínico foi de psoríase há 4 anos atrás. O paciente chegou a primeira consulta com manchas arredondadas de cor vermelha intensa ao longo de todo o corpo na região ventral e dorsal. Com grande quantidade de escamas. O tratamento  foi realizado utilizando duas técnicas da MTC, a acupuntura auricular (orelha) e a acupuntura sistêmica (ao longo do corpo).

 

Figura de Alteração do ponto B 15 (back shu – coração)

Figura de Alteração do ponto B 15 (back shu – coração)

III. Discussão

A acupuntura tem sido utilizada no tratamento da psoríase durante muitos anos. Estudos mostram a aplicação de agulhas filiformes em pontos como: E36 (acuponto do canal de energia do estômago com ação de circular a energia e o sangue), Du 14 (acuponto do canal de energia do vaso governador que controla o calor, B12 (acuponto do canal de energia da bexiga que controla o vento), BP10 (acuponto do canal de energia da bexiga que nutre e circula o sangue). A aplicação desses pontos em pacientes com psoríase proporcionou resultados satisfatórios em 61 pacientes [1].

A acupuntura sistêmica e acupuntura auricular apresentam bons resultados no tratamento de enfermidades. A MTC possui uma diferença importante da medicina moderna: nenhuma doença é idiopática, e quando se atinge de forma eficaz a causa, a enfermidade tem cura [5].  

IV. Conclusão

As técnicas da MTC, os procedimentos de acupuntura auricular e acupuntura sistêmica utilizadas mostraram-se eficazes no tratamento da psoríase com a redução do quadro clínico no período de 4 meses. Estas técnicas podem estar atuando diretamente na sintomatologia reduzindo as manchas (os sintomas clínicos) e desta forma pode favorecer a cura da doença nesse paciente.

 

34 Respostas to “Técnicas da MTC no tratamento da Psoríase”

  1. Parabéns pelo artigo, muito bom!!

  2. Gostei muito das explicações, quanto a Psoríase.

  3. olá!

    parabens pelo artigo, gostei muito,só precisa fazer uma correção ,talvez ocorreu um erro ao digitar, o BP-10, não é acuponto de Bexiga ,mas sim de BAÇO-Pancreas(Pi).
    mas foi ótima.
    um abraço

    Clarice

  4. ANNE PEREIRA Says:

    OBRIGADA GOSTEIMUITO DAS INFORMAÇOES!!!
    BASTANTE COMPLETO!

  5. Monica Arruda Says:

    Tive uma crise muito forte de Psoríase e graças a acupuntura, hoje estou curada, sofri muito, porque cossava,ardia, mas graças a Deus, estou curada.

    • Adalberto Costa Says:

      Olà Monica, vc poderia me indicar onde fez o tratamento?
      Meu email: imco@ig.com.br
      Muito obrigado,
      Adalberto

    • maria aparecida Says:

      oi monica ,vc s lembra quais os procedimentos usados n seu tratamento,quais pontos foram usados.pois gostaria q m dissesse s for possivel,grata

    • carlos freitas dos santos Says:

      Oi Monica. Estou tentando me especializar neste tipo de tratamento e qualquer informação me seria util.Se pudermos manter contato eu adoraria. Se vc for do RJ meu celular e95729572.Deixe uma mensagem.

  6. ola poderia me fornecer o artigo inteiro para estudo e tcc na minha pós graduação??Grata.

  7. Daniel Milanezi Says:

    Muito bom o enfoque que foi apresentado, dá uma boa idéia sobre a psoríase e seu tratamento com acupuntura. Seria possível me enviar o estudo ou a publicação completa? Grato.

  8. Olá, Mônica. Que bom que obteve sucesso com a acupuntura! Assim como o Adalberto, gostaria que me indicasse onde fez o tratamento da psoríase. Grata pela atenção.

    aline-melo-vieira@hotmail.com

  9. CARLOS ALBERTO DE MACEDO Says:

    Para Mônica Arruda,

    Por gentileza, vc poderia me informar onde fez seu tratamento.

    Grato,

    Macedo

  10. olá!! achei muito interessante o artigo e ótimos os resultados, vc poderia me enviar o artigo interio? pois este é o tema do meu tcc…grata!!

  11. Procurando artigo cientifico sobre psoríase para conclusão do meu tcc achei o seu que está me ajudando muito, porém seria possível me enviar eo estudo para completar o meu tcc? Grata

  12. Poderia me enviar o artigo interio? Muito interessante! Grata!

  13. Olá,estou fazendo pós graduação em em acupuntura,e estou fazendo minha monografia relacionada em acupuntura e psoríase,gostaria que se possivel obter material para poder desenvolver meu trabalho.
    Espero em breve obter uma resposta

    Obrigado

    Talita Thiemi Kawamata

  14. Bom Dia.
    Gostaria de saber se no tratamento de psoriase com auriculo, podemos colocar em pontos imunológicos?

    aguardo ansiosamente por sua resposta
    Obrigada michelli masson

  15. MARIA DE FÁTIMA Says:

    Procurando artigo cientifico sobre psoríase para conclusão do meu tcc achei o seu que está me ajudando muito, porém seria possível me enviar o artigo completo para completar o meu TCC? Aguardo retorno. Grata, Fátima.

  16. Joirce da Silva e Souza Says:

    Iniciante em acupuntura deparei com um caso de psoriase e fui buscar informação e encontrei esta matéria, a qual deixou-me contente ao saber dos resultados positivos e assim poder oferecer ajuda/esperança aos portadores dessa enfermidade.

  17. Edimilson Gomes Says:

    Olá. Gostaria que você me indicasse algum acumputurista em Salvador/Ba.

    Obrigado

    Edimilson

  18. Vanessa Costa Says:

    Parabéns pelo artigo! Tenho psoríase por todo o corpo há 17 anos. Faço parte da Psorierj. Uma associação de portadores no RJ e há 2 meses estou fazendo acupuntura uma vez na semana. Recomendo à todos! Minhas lesões regrediram bastante! Para os que têm plano, há cobertura e para os que não têm, entrem em contato com o Hospital Pedro Ernesto tel: 2587-6528 para saber quando haverá inscrição. Há posto de saúde que também possuem.

  19. Ola, gostaria de saber exatamente quais pontos vc usou nesse paciente, tanto na auriculo como na sistemica! minha irma tem e ta bem avancada. se puder tb me enviar o seu artigo pra eu entender melhor ficarei grata!
    obrigada desde ja…
    rafaella

    • Vanessa Costa Says:

      Rafaella,

      não sou acupunturista. Sou a paciente. Ele aplica em ambos pontos. Não tenho artigo, mas se vocês moram no RJ, convido-as para participarem de palestras na Associação de Portadores de Psoríase (WWW.PSORIERJ.ORG.BR).

  20. Stenio Andrade Lima Says:

    PREZADOS,

    ESTOU COM PACIENTES COM CASOS DE PSORÍASE E VITILIGO, QUEM TIVER QUALQUER MATERIAL E ESTUDOS COM PONTOS PRA OS REFERIDOS CASOS, POR FAVOR ME ENVIE.

    GRATO,

    Stenio Lima

  21. elisa seidl Says:

    O CENTRO DE MEDICINA CHINESA É NO RIO DE JANEIRO, TERIA UM ENDEREÇO EM SAO PAULO?

  22. sou portadora de psoriase a 20 anos e me ofereço para estudo, observei que tem varios TCC, fico no aguardo ,grata, adriaa

  23. Moro em fortaleza e gostaria de frequentar alguns cursos oferecidos pelo centro de medicina Chinesa. Preciso do endereço dessa escola. Gosteidos artigos publicados pelo site. Obnriada junia

  24. olá! Antes de mais obrigada pela partilha. Estudo MTC em portugal e estou a iniciar agora um estudo de um paciente com psoríase há bastantes anos e agora com suspeita de artrite psoriática. seria possivel partilhar um pouco mais do seu trabalho? Fez uso de mais alguma tecnica para alem de auricuolo e acupunctura?
    Obrigada

  25. CLAUDIO OLIVEIRA Says:

    Excelente artigo, me ajudou a conhecer mais a respeito da acupuntura e a psoriase.
    Como os demais, sou tambem portador de psoriase, no meu caso é a segunda manifestacao, pois a tive aos 27 anos e agora aos 34, no entanto agora agor foi mais “agressiva” tomando conta de 100% do meu corpo.
    Como todos, ja fiz varios tratamentos, sem resultado, agora estou fazendo uso de ACITRETINA 10 mg, fornecido pelo SUS e paralelo a acupuntura auricular e calor nos meridianos, estou na minha terceira consulta e gostando muito.

  26. Ana Regina Diniz Says:

    Olá,
    Estou realizando um estudo sobre acupuntura para psoríase, porém tenho encontrado dificuldade em referência bibliográfica, e muitos estudos de caso que achei não apresentaram resultados positivos. Vi que seu trabalho encontrou bons resultados. Gostaria de saber se vc pode cmpartilhar seu trabalho na íntegra ou até mesmo outras referências.
    Parabéns pelo trabalho.
    At,
    Ana Regina Diniz

  27. Gostei muito ….sou graduanda do curso de M T C estou pesquisando tratamento de pele com fitoterapia

    Barabens

    Helena

  28. gentileza enviar o artigo inteiro, obrigada

  29. Olá,
    Estou realizando um estudo sobre acupuntura para psoríase, porém tenho encontrado dificuldade em referência bibliográfica, e muitos estudos de caso que achei não apresentaram resultados positivos. Vi que seu trabalho encontrou bons resultados. Gostaria de saber se vc pode cmpartilhar seu trabalho na íntegra ou até mesmo outras referências.
    Parabéns pelo trabalho. envia no meu email por favor. pattyzinha_ruiva@hotmail.com
    At,

Deixe uma resposta

