EFEITO DA ACUPUNTURA AURICULAR NA DOR E NA MOBILIDADE EM DESORDENS CERVICAIS

Resumo

O objetivo do estudo é verificar se acupuntura auricular (AA) reduz a dor e aumenta a mobilidade cervical. Cinqüenta e quatro pacientes (40 – 60 anos de idade) foram investigados. O estudo foi dividido em dois grupos, um grupo controle (CG) e um grupo tratado (GT), com treze homens quatorze mulheres, ambos os grupos não ingeriram medicamentos. Os efeitos antes, durante e depois dos procedimentos, foram avaliados de acordo com a escala analógica (VAS) avaliando a dor cervical. O tratamento com acupuntura auricular foi realizado através de pressão em três pontos oitos vezes ao dia, a pressão foi mantida durante dez segundos. As sementes que foram utilizadas no estudo foram sementes de mostarda, estas foram fixadas com adesivos em pontos específicos na orelha de acordo com a teoria de microssistemas (acupuntura), durante seis dias. Após o sexto dia as sementes foram removidas. O procedimento foi realizado durante oito semanas. A dor foi analisada no grupo tratado com a técnica acupuntura auricular e no controle, de acordo com a escala VAS, depois do primeiro dia, do primeiro e do segundo mês. O percentual da intensidade da dor(%DI), rotação esquerda(%RE), rotação direita(%RD), capacidade de extensão(%CE), capacidade de flexão(%CF). Foi aplicado o pós teste o ANOVA – Turkey com p<0.05. Durante o tratamento foi observado significante redução do percentual da dor (%DI) e um significante aumento em toda a mobilidade cervical do grupo tratado. Concluindo , a acupuntura auricular(AA) pode ativar os meridianos e os colaterais, pode tratar muitas desordens no corpo, com odor cervical e alterações na mobilidade cervical.

 

Introdução

Alterações cervicais , como a dor, são queixas muito comuns, somente a dor lombar é a maior queixa antes de dor cervical. Ambas são muito freqüentes e existem várias práticas clínicas para tratamento dessas afecções (Lisinski et al., 2005). Sator et al (2004) descreve que a dor cervical crônica é tão comum quanto a dor lombar. Rubin (2007) estima que a dor na coluna acomete em média 66% da população, sendo que  15% tem dor torácica, 44% dor cervical, e 56% dor lombar. Contudo estudos mostram a prevalência de dor cervical e o impacto na saúde causado por este tipo de alteração e 14% dos pacientes que tem apresentam grau  II a IV (dor moderada a forte, até intensa).

 

Cote et al (2004) demonstrou que 60% dos pacientes apresentou dor crônica persistente 60% durante cinco anos do início da dor. Entretando a dor cervical está associada com o aspecto social e econômico (Reyes et al., 2002; Picavet et al., 2003; Enthoven et al., 2004). Dor é o maior sintoma dos pacientes com desordem cervical.. Dor cervical é uma afecção epidemiológica comum. Uma das razões deste sedentarismo é o estilo de vida . Em geral o tratamento para a dor é com medicamentos que apresenta indesejáveis efeitos colaterais. A terapia alternativa ou complementar pode ser satisfatória por não ter a utilização de medicamentos.(Lisinski et al., 2005).

 

Material e Método

Todos os pacientes receberam informação verbal e escrita sobre  a proposta do tratamento e os procedimentos. Eles tiveram a possibilidade de escolher participar ou não do estudo. Todos os pacientes assinaram um termo informando consentimento. O estudo foi baseado nas orientações do comitê de ética do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com o seu consentimento. 

 

O estudo foi realizado com 76 pacientes. O critério de exclusão foi (i)o uso de medicamentos durante o tratamento com acupuntura auricular, (ii) pacientes com protrusão discal com indicação cirúrgica; e (iii) pacientes com idade inferior a 40 anos ou superior a 60 anos. Seis não participaram do estudo devido a não concordarem com as regras , outros oito pacientes saíram por causa do uso de medicamentos, cinco pacientes não fizeram a correta pressão e também não fizeram parte, outros três foram excluídos por apresentarem protrusão discal com indicação cirúrgica. Após as exclusões cinqüenta e quatro pacientes conforme mostrado na tabela 1. Os pacientes com dor cervical foram divididos em dois grupos, um grupo controle e um grupo tratado, com 13 pacientes homens e 14 pacientes mulher cada. O grupo controle (GC) não foi tratado com acupuntura auricular, eles usaram as sementes nos mesmos pontos que o grupo tratado, porém não realizaram pressão em cada um dos três pontos auriculares. O grupo tratado(GT) realizou  pressão nos três pontos auriculares ponto rim (Figure 1, point 1), coluna cervical (Figura 1, ponto 2) e nervo occipital menor (Figura 1, ponto 3). Os efeitos foram avaliados utilizando a “escala analógica visual” – (VAS) para dor cervical.

 

Os pacientes do grupo tratado aplicaram acupuntura auricular com pressão em cada um dos pontos três pontos oito vezes ao dia, a pressão foi mantida durante 10 segundos. Os pacientes do grupo controle não realizam pressão nos pontos determinados. A aplicação foi com sementes de mostarda usadas em pares em cada ponto. As sementes foram fixadas nos pontos de acupuntura específicos com esparadrapo (tipo cremer). O mecanismo de ação desencadeado foi (i) o estímulo aos meridianos da acupuntura, (ii) o estímulo ao sistema nervoso periférico e (iii) estímulo ao nervo occipital menor. A técnica foi mantida durante 6(seis) dias. No sexto dia os pacientes removeram as sementes, e outras sementes foram aplicadas novamente no sétimo dia, a técnica foi repetida durante 8(oito) semanas.O grupo tratado realizou (8) oito sessões de acupuntura auricular, no total de dois meses, uma vez por semana . A dor foi avaliada utilizando a escala VAS, comparando o grupo controle com o grupo tratado, a mensuração foi realizada antes do primeiro dia de tratamento, e depois primeiro e segundo mês. Foi também mensurado a mobilidade cervical, flexão, extensão, rotação esquerda e rotação direita. Os fisioterapeutas que avaliaram os pacientes não foram informados sobre quem era o grupo controle e quem era o grupo tratado, ou seja quem realizou ou não pressão nos pontos específicos, simplesmente avaliaram a intensidade da dor e o grau de mobilidade. A intensidade da dor foi mensurada (%PI) em cada grupo. Foi mensurado o percentual da rotação esquerda (%RE). O percentual da rotação direita(%RD), a capacidade de extensão (%CE), e a capacidade de flexão (%CF).

 

 

Resultado

O %PI reduziu significativamente (p<0.05) de 71.48±3.62 para 16.29±4.92 no grupo tratado GT quando comparado com grupo controle CG o percentual da dor modificou de 74.44±5.06 para 82.59±7.33 (fig 2). [fig. 2]

 

Na figura 3 o %CF aumentou significativamente (p<0.05) de 31.11±4.23 para 74.81±5.09 no grupo tratado quando comparado com o grupo controle (CG) e a capacidade de flexão reduziu de 33.88±6.40 para 30.74±2.66. [fig. 3]

 

A figura 4 mostra que %CE aumentou significativamente (p<0.05) de 36.66±4.80 para 70.37±5.17, no grupo tratado (GT) quando comparada com o grupo controle (CG) e a capacidade de extensão reduziu  35.18±7.52 para 34.44±5.06. [fig. 4]

 

O percentual de rotação esquerda (%RE) aumentou significativamente (p<0.05) de 42.59±4.65 para 65.55±5.06 no grupo tratado (GT) quando comparada com o grupo controle (CG) e a rotação esquerda reduziu 32.22±5.06 para 32.22±4.65.(fig 5). [fig. 5]

 

Na figura 6 o percentual de rotação direita (%RD) aumentou significativamente (p<0.05), de 21.11±3.20 para 65.92±5.00 no grupo tratado (GT) comparado com o grupo controle(GC) de 37.03±5.23 to 33.7±4.92. [fig. 6]

 

Tabela 1: Desordem dos pacientes com dor cervical.

desordem dos pacientes com dor cervical

desordem dos pacientes com dor cervical

 

Os pacientes foram divididos em dois grupos. O grupo controle (GC), grupo que não foi tratado com acupuntura auricular, o grupo tratado (GT), grupo que pressionou os pontos auriculares. Os pacientes de ambos os grupos não ingeriram medicamentos.

figura com os pontos utilizados

figura com os pontos utilizados

 

Figura 1: A figura mostra 3 pontos no pavilhão auricular, cada um representa diferentes regiões do corpo, que são estimuladas através da pressão nestes pontos específicos.

intensidade da dor

intensidade da dor

 

Figura 2 : Intensidade dor durante o tratamento de dor – durante dois meses. A figuramostra que a intensidade da dor cervical reduziu de acordo com a mensuração da escala VAS. * P<0.05.

Capacidade de extensão durante o tratamento da dor cervical

Capacidade de extensão durante o tratamento da dor cervical

 

Figura 3: A capacidade de extensão durante o tratamento da dor cervical – durante doias meses. A figura mostra a evoluçào da capacidade de extensão, O resultado foi mensurado de acordo com a escala VAS. * P<0.05.

Rotação axial direita durante o tratamento da cor cervical

Rotação axial direita durante o tratamento da cor cervical

 

Figura 4: Rotação axial direita durante o tratamento da cor cervical – durante dois meses. A figura mostra a evolução da rotação axial para o lado direito, os resultados obtidos foram de acordo com a escala VAS. * P<0.05.

Rotação axial esquerda no tratamento de dor cervical

Rotação axial esquerda no tratamento de dor cervical

 

Figura 5: Rotação axial esquerda no tratamento de dor cervical – durante dois meses. A figura mostra a evolução da dor cervical para o lado esquerdo, os resultados foram obtidos de acordo com a escala VAS. * P<0.05.

Capacidade de flexão durante o tratamento de dor cervical

Capacidade de flexão durante o tratamento de dor cervical

Figura 6:  Capacidade de flexão durante o tratamento de dor cervical. – durante dois meses. A figura mostra a evolução da capacidade de flexão, os resultados foram obtidos de acordo com a escala VAS. * P<0.05.

 

13 Respostas to “EFEITO DA ACUPUNTURA AURICULAR NA DOR E NA MOBILIDADE EM DESORDENS CERVICAIS”

  1. Jucelei de Jesus Says:

    Bom dia.
    Achei fantástico os testes realizados com os pacientes. as fotos, o que me chamou atenção foi a foto da herpes, meu filho teve uma nas costa, sofreu muito, não sabia o que fazer, foi medicado por uma excelente médica do Posto de Saúde que no olhar já disse o que era aquilo. Terrível segundo ela poderia ter se espalhado.
    Sou formada em pedagogia, não atuo. Quero aprender auriculoacumpuntura.

  2. Jucelei de Jesus Says:

    PARABENS PELAS MATÉRIAS .

    Obrigada.

  3. Parabens pelo relato de seu texto sobre auriculo
    tmb trabalho com a Auriculo , fiz esse curso no Senac e amei
    estou tendo bons resultados com as pessoas que atendo , mas
    gostaria de me aperfeiçoar mais , saber mais , me escreva atravez de meu e-mail sem mais assunto obrigado.

  4. marcia de oliveirra dias Says:

    fiz a pouco tempo o curso e estou procurando onde comprar as sementes . quanto ao que lí foi ótimo , irei retornar a vê-lo com mais tempo. Parabém

  5. Aparecida de Fátima Fausto Carlos Says:

    Bom dia gostaria de fazer o tratamento pois,sofro demais com as dores lombares e nervo ciático,onde fica o endereço de vcs ? gostaria de contata-los.

    obrigada

  6. Marcos Albertode Barros Says:

    gostaria de fazer o curso de acupuntura com semente de mostarda

  7. bom dia
    por favor, tenho protese na bacia e amanhã 9-12-09 estarei operando para colocação na outra perna.
    sofro com dores inclusive nas costas perto do cocix, tenho insonia mesmo tomando remedios controlados para dormir.
    onde moro ninguem sabe sobre auricular, por favor me diga onde fica esses pontos para que eu possa ficar um pouco melhor e poder dormir ( que saudades do tempo que deitava e dormia)
    conto com sua ajuda e obrigado
    Laercia
    por favor me responda por e mail e se puder, logo para me aliviar.
    fique com Deus

  8. Gostaria de saber se vc fazem aplicações na residencia da pessoa, pois idosa com AVC e dificuldade de locomoção! Afetou a mente também. Qual é o valor cobrado?
    Grata,

    Rose

  9. Gostaria de saber se tem acumputura para ardencia da lingua.

    POR FAVOR – URGENTE

  10. URGENTE
    ARDENCIA NA LINGUA, existe acumputura auricular?

  11. patricia andrade Says:

    minha amiga fez acumputura com agulha e sentiu muita dor a orelha dela ficou intocavel ate para lavar o cabelo perto da orelha isso é normal ela chorou o tempo todo da aplicação . obrigada

  12. Ola tudo bem, interessante seu tratamento e resultados significativos porem nao entendi o porque nao utilizou o ponto SHEN MEN ?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: