Exercício – Turma de Auriculoterapia – 2° semestre 2010

1- Qual é o mecanismo de ação da técnica da medicina chinesa auriculoterapia?

2- Quais são os principais pontos da concha cava e concha cimba utilizados com o objetivo de tonificar o QI? Descreva a localização e direção da semente  dos pontos acima citados.

3- Em quais casos clínicos devemos selecionar o ponto baço(indicação)?

4-Dos pontos descritos no primeiro final de semana do curso, qual são os principais para ativar o metabolismo?

6 Respostas to “Exercício – Turma de Auriculoterapia – 2° semestre 2010”

  1. AULA DO DIA 09/10/2010 – APOSTILA DIAGNÓSTICO PARTE III – 2010
    CASO CLÍNICO:
    Paciente, mulher, 30anos, estudante doutorado financeiro, com queixa principal: TPM, Ciclo irregular, tem dismenorreia, hipoligomenorreia e alguns meses com metrorragia.
    Sintomas que Acompanham: febrícula, ausencia sede, ausencia fome, cefaléia e irritabilidade. Responda:
    a) Semiologia do Suor
    b) Semiologia da dor (cefaléia)
    c) Outros sintomas presentes:
    d) Causas da hipoligomenorreia
    e) Causas da metrorragia

    • Resposta caso clinico em aula. 9/10/10
      a) tem suor espontaneo pela deficiencia de QI
      b) deficiencia QI do Ba não ascende o Yang puro
      c) coagulos, dor no hipocondrios
      d) Deficiencia QI do Baço (Irregular)
      e) Deficiencia QI ba. e estagnação do Figado (Irritabilidade)

  2. 1- É um sistema próprio de tratamento e diagnóstico, utilizando os pontos auriculares (125),para tratamento e diagnóstico, fazendo parte deste último a observação,a palpação, a exploração elétrica e a diferenciação de síndromes.
    2- Concha cava:Coração e está localizado na depressão bem no centro da mesma.Pulmão situado imediatamente abaixo do coração.Quanto à direção das sementes,âmbas são verticais.Baço,localiza-se na borda supra-externa da concha cavana metade da distância de uma linha traçada desde o ponto estômago até a fossa superior do antitrago( no ponto tronco-cerebral).Direção da semente:Inclinada ,voltada para o estômago.
    3- Concha cimba:localiza-se na pequena cavidade que se forma abaixo da cruz inferior do anti-hélix,ao mesmo nível do ponto pélvis.A direção da semente é vertical.Fígado: está localizado na borda póstero-inferior da concha cimba.A direção da semente é inclinada. voltada para o conduto
    Quais os casos clínicos que deveremos selecionar o ponto baço?Indicação
    Todas as desordens de insuficiência de Qi e do yang do baço.Desordens de umidade/calor,de frio,e desordens causadas pela invasão do fígado no baço.Indicações:Dentre as inúmeras patologias, tanto de ordem endógena como exógena, destacamos:sudorese, febrícula,extremidades dos membros frias,prolapsos retal e uterino,fezes com sangue e tantos outros.
    Pontos para ativar o metabolismo:San Jiao,Tálamo,Endócrino,Hipófise,Baço, Rim e ponto excitação.

    • Em Tempo:
      Quanto ao item 3 esqueci de declarar que o órgão é o RIM.Desculpe a mancada.Nota 10 para o estudo dirigido, aliás, à bem da verdade, trata-se de 10 com L O U V O R .Drª Raquel vc. é show. Somente, nós os alunos poderemos avaliar sua estupenda capacidade intelectual da Medicina Tradicional Chinesa.Quem puder aproveitar o melhort que vc. tem a oferecer nas formações de MTC com certeza não terá dificuldades no mercado de trabalho.Acho excelente, tendo em vista que o mercado é altamente carente.Não posso crer e também não acredito que qualquer pessoa com o mínimo de bom senso possa acreditar numa medicina(alopática) que não investiga a origem da doença.Só como exemplo uma cefaléia do tipo Yang-Ming tratada com aspirina.Por favor, vamos tatar as patologias com seriedade e isso a MTC faz e muito bem feito. Parabéns a Drª Raquel, à Medicina Tradicional Chinesa, ao Dr.Ernesto Garcia e a Drª Huang Li Chun.Sinto-me altamente privilegiado por ser seu discípulo e cliente.Receba meu beijo fraterno.Luis Antonio Mesquita Porto.

  3. Eunice Dantas Says:

    1 – Qual é o mecanismo de ação da técnica da medicina chinesa auriculoterapia?

    R: Com a visão do ser holístico, integra a Medicina Ocidental Moderna e a MTC, num enfoque multicausal no qual tanto a utilização dos pontos segundo a Teoria dos Zang Fu e Jing Luo como a Fisiologia Moderna desempenham papel de igual importância.

    2 – Quais são os principais pontos da concha cava e concha cimba utilizados com o objetivo de tonificar o QI? Descreva a localização e direção da semente dos pontos acima citados.

    R: Pontos da Concha Cava: Baço, na medida em que controla a ascensão do Qi e é a base do Qi adquirido.
    Localização da semente: localiza-se no borda supra-externa da Concha Cava, na metade da distância de uma linha traçada desde o estômago até a fossa do intertrago.
    Direção da semente: em diagonal apontando para o estômago e o tronco cerebral.
    Pontos da Concha Cimba: Bexiga
    Localização da semente: localiza-se lançando uma linha desde o ponto próstata até o ponto rim, no primeiro terço da mesma, ao nível do ponto constipação.
    Direção da semente: vertical

    3 – Em quais casos clínicos devemos selecionar o ponto baço (indicação)?

    R: Diarréias, distensão abdominal, constipação, dispepsias, afecções edematosas da índole das ascites, eczema da pele, metrorragias, hemorragias uterinas de caráter funcional e outras afecções hemorrágicas. Prolapso do estômago, do reto, vaginal, vesical, hérnias, algias lombares e dos membros, dos ombros, da espalda, atrofia muscular e a perda da força muscular nos quatro membros, glossite, inflamação dos lábios, úlceras bucais.

    4 – Dos pontos descritos no primeiro final de semana do curso, qual são os principais para ativar o metabolismo?

    R: Baço – garante o bom metabolismo hídrico.
    Rim – drena e conserva o metabolismo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: