EXERCÍCIO – TURMA FISIOLOGIA E ETIOPATOGENIA / 1° SEMESTRE 2011

EXERCÍCIO – TURMA FISIOLOGIA E ETIOPATOGENIA     /    1° SEMESTRE  2011
1) Quais são as duas leis do Wu Xing que mantém a saúde ? Que tipo de
alteração ou alterações dos ciclos podem levar ao surgimento de
enfermidades?
2) Quais são as cinco funções do Qi e relacione-as no dia a dia.
3) Como se apresenta a função de fixar na fisiologia do organismo?
4) Quais estruturas são mais Yin e mais Yang em todo corpo?
5) Descreva como o Yin equilibra o Yang e vice -versa.

27 Respostas to “EXERCÍCIO – TURMA FISIOLOGIA E ETIOPATOGENIA / 1° SEMESTRE 2011”

  1. José Ricardo Massacesi Soares Says:

    1- Ciclo sheng ou geração, ciclo kè ou dominância. Todos os elementos da natureza guardam estreita relação entre si, não há um fato que ocorra isolado e tudo esta relacionando com os 5 elementos. R:Alteração de dominância e geração. Deficiência,excesso,estagnação.

    2- Protege e mantém a superfície do corpo dos agentes patógenos e exógenos( isso quer dizer que o nível de adaptabilidade do corpo humano às mudanças climáticas ira depender do nivel de Qi defensivo).

    Esquenta e mantém a temperatura do corpo ( ele exerce a função de equilibrar a temperatura corporal diante das variações climáticas).

    Fixa e mantém o controle dos líquidos corporais e suas excreções ( ele controla a micção urinária a sudurese e a ejaculação).

    Ele é encarregado da transformação ( ele exerce o metabolismo e a transformação do organismo).

    Impulsiona e controla a circulação de tudo que se move no organismo ( ele que faz chegar sangue e fluidos em todas as partes. Do corpo humano, é o que estabelece o ritmo de funcionamento dos zang fu(órgãos).

    3- o Qi fixa, mantém o controle dos líquidos corporais e de suas excreções, ex: o Qi do baço é responsável por manter ( Ying Qi) a normal circulação de sangue dentro dos vasos sangüíneos, evitando extravasamento.

    4-
    Yang:
    Costas,cabeça,exterior (pele-músculos),acima da cintura,superfície póstero-lateral dos membros,órgão yang,Qi
    Yin:
    Frente(tórax-abdome),corpo,interior(órgãos),abaixo da cintura, órgão yin, sangue(xue), fluidos corpóreos(jin ye).

    5- Yin e Yang sao dois estágios de um movimento cíclico, sendo que um interfere constantemente no outro, tal como o dia cede lugar para a noite e vice-versa, como tudo que acontece na vida. Mesmo no máximo do yang ou do yin eles estarão presentes. R: Embora tudo contenha yin e yang. Nunca haverá uma proporção estatística de 50%/50%, e sim um equilíbrio dinâmico e constantemente variável.

    • Ricardo,
      Favor responder a pergunta para este final de semana dias 8 e 9 de outubro – 2011. Será necessário para a melhor compreensão da aula de Diagnóstico. Esta no enunciado da página inicial.
      Aguardo.

  2. Ana Cristina Nunes Says:

    1) Lei de Geração e Lei de Dominância. Superdominância e Contradominância

    2)
    – Protege a superfície do corpo dos patógens exógenos (defesa do organismo)
    – Esquenta e mantém a temperatura do corpo
    – Fixa e mantém os líquidos corporais (circulação sanguínea, sudorese, micção e ejaculação)
    – Transformação (metabolismo)
    – Impulsiona e controla a circulação

    3)

    4) yin: sangue e rim
    yang: energia e coração

    5)O Yin e o Yang se desenvolvem mutuamente e quando alcançam um determinado estágio o Yin se transforma e Ynag e vice-versa.

  3. Maria de Fatima Vieira villela Says:

    !! Yng e yang. Qdo há o desequilibrio entre os dois o perverso aparece então vem a doença.2 Protege e mantem a superficie do corpo de agentes patógenos e exogenos.Ex. mudanças de climas e temperatura q podem nos causar resfriados, gripes… *O qi fixa e mantem o controle dos liquidos corporais e suas excreções.Ex. suor em demasia, hemorragias, melenas… *O qi se encarrega da transformação,dirige o metabolismo e transformação do organismo.EX. digestão,circulação sang. *O qi impulsiona e controla a circulação de tudo q se move no organismo.EX. Acúmulo de fleuma, pele ressecada. 3- Mantendo no caso dos liquidos, dentro de seus espaços não permitindo extravazamentos. ex. hemorragias… 4- Yng- órgãos, músculos tendões e ossos Yang- Superficie,pele e vísceras. 5- Um depende do outro,não vive sem o outro,se um deles está fraco o outro luta p sobreviver e nesta luta há o resgaste do outro. Bjs

  4. José Ricardo Massacesi Soares Says:

    1)
    Ciclo Snheng ou Gerração, Ciclo Ke ou Dominância.
    todos os elementos da natureza guardam estreita relação entre si, não há um fato que ocorra isolado e tudo esta relacionado com os 5 elementos.
    Alterações de Dominância e Geração.
    Deficiência, Excesso e Estagnação.

    2)
    a) Protege e mantem a superfície do corpo dos agentes patógenos e exógenos (isso quer dizer que o nível de adaptabilidade do corpo humano as mudanças climáticas irá depender do nível de Qi defensivo).
    b) Esquenta e mantem a temperatura do corpo ( ele equilíbra a temperatura do corpo diante das influências climáticas do dia-dia).
    c) Fixa e mantem o controle dos líquidos corporais e suas excreções ( ele controla a micção urinária a sudorese e a ejaculação).
    d) Transforma através do movimento do Qi e ocorre o metabolismo no organismo.
    e) Impulsiona e controla a circulaçãode tudo que se move no organismo ( é o que faz chegar sangue e líquidos corporais em todas as partes do organismo).

    3)
    O Qi fixa mantem o controle dos líquidos corporais e de suas excreções, Ex: o Qi do baço (ying Qi) é responsável por manter a normal circulação de sangue dentro dos vasos sanguíneos, evitando extravasamento.

    4)
    Yang ( costas, cabeça, exterior(pele músculos), acima da cintura, superfície póstero-lateral dos membros)
    Yin ( frente(tórax-abdomem), inferior(órgãos), abaixo da cintura)

    5)
    Yin e Yang são dois estágios de um movimento cíclico, sendo que um interfere constantemente no outro, tal como o dia cede lugar para a noite e vice-versa, como em tudo o que acontece na vida.
    Mesmo no máximo do Yang ou do Yin eles sempre estarão presentes um no outro.
    Embora tudo contenha Yin ou Yang, nunca haverá uma proporção estatísitca de 50% a 50% e sim um equilíbrio dinâmico e constantemente variável.

  5. FERNANDO KARATE Says:

    22-03-2011
    1) As duas leis são, a lei de geração e alei de dominância, e superdominância e contra dominância. O aparecimento e desenvolvimento das doenças estão relacionados a dois fatores. O fator patogênico Xie Qi e o fator antipatogênico Zheng Qi, o fator antipatogênico Zheng Qi corresponde ao sistema de auto- imune que determina a capacidade da resistência das doenças, o fator patogênico Xie Qi corresponde a todos os tipos de fatores que causam as doenças.

    2) a- proteger e manter a superfície do corpo dos agentes patogênicos e exógenos, é o nível do Qi que protege e mantém a saúde vital do dia a dia.
    b- O Qi esquenta e mantém a temperatura do corpo humano. O Qi tem a função de regular a temperatura corporal diante das variações externas.
    c- O Qi fixo mantém o controle dos líquidos corporais e de suas excreções. O Wei Qi através de suas funções de abertura e fechamento dos poros controla a sudorese.
    d- O Qi se encarrega da transformação, as mudanças só ocorrem devido ao aumento do Qi.
    e- O Qi impulsiona e controla a circulação de tudo que se move no organismo, quando o Qi falha nestas funções os Zang Fu hipofuncionam e aparecem a estagnação do sangue, extinção dos líquidos corporais, umidade e acumulo de fleuma.

    3) O Yang Qi é encarregado de manter a normal circulação do sangue dentro dos vasos sanguíneos evitando extravasamento.

    4) A parte exterior é yang o interior é yin, as costas são yang e o abdômen é yin, a cabeça é yang e o pé é yin, a superfície do corpo é yang e os órgãos internos é yin, a pele é yang, os músculos, tendões e ossos são yin, as seis vísceras são yang e os cinco órgãos são yin. Entre os cinco Zang o coração e o fígado são yang e o pulmão, baço e rim são yin, também podemos dividir as vísceras em yin e yang. Em relação aos meridianos podemos citar: do tronco a mão, pulmão, coração e pericárdio pertencem ao yin do braço. Da mão a cabeça, intestino grosso, intestino delgado, triplo aquecedor pertencem ao yang do braço. Da cabeça ao pé, estômago, bexiga e vesícula biliar pertencem ao yang da perna. Do pé ao tronco o baço- pâncreas, rins e fígado pertencem ao yin da perna. Os de pequena circulação vaso governador pertencem ao yang e o vaso concepção ao yin.

    5) O Yin e o Yang são categorias em equilíbrio dinâmico, seu equilíbrio depende do movimento. E o crescimento e o decrescimento de cada uma das categorias é um processo paulatino, o yin decresce para dar lugar ao crescimento do yang, estas mudanças de yin e yang tem um caráter quantitativo de ida e volta.

  6. Vanessa Farias de Melo Says:

    1) 1ª Lei Ciclo Sheng ou de Geração;
    2ª Lei Ciclo Kè ou de Dominancia.

    2)-Sistema imune : protege e mantém a supercie do corpo dos agentes patógenos exógenos (clima);
    -Mantém a temperatura do corpo, diante das vaiações externas;
    -mantém o controle dos líquidos corporais ( sudorese, micção, ejaculação,..)
    -Dirige o metabolismoe transformação do organismo;
    -Impulsiona e controla a circulação, de tudo que se move no organismo.

    3)O yang fica no interior no exterior e tem função de proteger enquanto o yin fica no interior para armazenar e fornecer energia para o yang constantemente. Desta maneira a energia e fixada

    4)yim: -Baço, Pulmãp e Rim // -Medial dos membros e no abdome // -Peito // (Inferior) : Figado baço e rim

    Yang: -Coração e Figado // Lateral dos membros e pelas costas // -Costas // -(Supereior): Coração e pulmão- acima do diafragma

    5) O equilibrio se dá através da relação oposta, mútua e inseparável . Um depende do outro para sobreviver, o crescimento do yang consiste no decrescimento do yin e vise e versa. A Lei da Oposição e Interdependência , e a Lei do Crescimento e Decrescimento explica essa Relação de equilibrio.

  7. Sandra Maria Says:

    1) As leis do Wu Xing são: Ciclo de Geração (Regra mãe-filho) e Ciclo de Dominância (Regra avô-neto).
    Todos os aspectos da natureza evoluem, porque são gerados e controlado pelos princípios de Geração e Dominância dos Cinco Movimentos (Wu Xing). No Ciclo da Geração, o elemento Mãe gera e nutre energeticamente o elemento Filho, contínua e sucessivamente. No Ciclo de Dominância Avô domina o Neto, para que este não se torne “mimado” demais pela mãe, ou seja, o papel do avô é controlar o crescimento desenfreado do neto, que aconteceria se houvesse apenas o principio da Geração mãe-filho.
    Em condições anormais ou de desarmonia energética entre Yin-Yang, as inter-relações do Wu Xing passam a ser feitos por vias um pouco diferente, ocasionando assim o desequilíbrio energético e consequentemente o adoecimento do individuo. Essas alterações ocorrem pela geração excessiva (a mãe “mima’ demais o filho); pela Inibição (o filho não alimentado suficientemente pela mãe volta-se contra ela); pela Dominância Excessiva (o avó domina demasiadamente o neto); pela Contra Dominância ( o neto subjuga o avô enfraquecido e passa a dominá-lo).

    2) As cinco funções do Qi são:
    – Proteger a superfície do corpo, fazendo uma barreira para que não haja invasão de agentes patogênicos externos, tais como os climáticos (calor em excesso, frio em excesso…), ou agentes infecciosos (vírus e bactérias);
    – Aquecer, regular e manter a temperatura adequada do corpo, diante das variações climáticas e ou ambientais. Quando essa função do Qi não é satisfatória, o individuo se mostra avesso ao frio ou calorento em demasia.
    – Fixar, manter e controlar os Jin Ye, sua circulação, distribuição e excreção no organismo;
    – Transformar e comandar todo o processo de transformação do organismo durante a vida do individuo;
    – Impulsionar e controlar e dar ritmo à circulação no organismo. Sem Qi nada se move. Tudo estagna, como um carro sem combustível. Quando o Qi falha nessa função, os Zang não funcionam adequadamente e estagnam, e a circulação dos Jin Ye fica prejudicada;

    4) As estruturas corporais não são totalmente Yin ou totalmente Yang, isso porque não existe essa totalidade. O que podemos dizer é que certa estrutura é mais Yin ou mais Yang que outra estrutura. Portanto, o corpo humano, concebido anatomicamente como nos primórdios, quando se apoiava nos braços para se locomover (homem das cavernas), o posicionamento anatômico deste é feito perante a natureza, com o rosto voltado para o sol nascente. Sendo assim, a cabeça, por ser a região do corpo mais elevada, é mais Yang em relação aos pés, que tocam a terra. O abdômen por, originalmente nessa posição ficar mais assombreado e próximo à terra, é mais Yin em relação as costas que recebe mais luz solar. Portanto tudo que está mais elevado ou externo (pele, pelos, unhas, olhos, nariz, boca… ) é mais Yang em relação ao que está mais embaixo ou interno (órgão, músculos, tendões, vasos, ossos, medula…) que são mais Yin. Nessa ordem os Zang são mais Yin os Fu são mais Yang. Sendo que dentre os Zang, o Xin e o Gan são os mais Yang e o Pi, Fei e Shen os mais Yin. Cada um em particular é mais Yang ou mais Yin em relação ao outro. O Xin é mais Yang que o Gan (portanto o Gan é mais Yin em relação ao Xin) e o Shen é mais Yin que o Pi e o Fei, (são mais Yang em relação ao Shen). Quanto mais interno mais Yin é a estrutura. Os ossos e medula são portanto as estuturas mais Yin do corpo.

    5) O Yin e o yang são dois opostos que se complementam. Um só existe na presença do outro, ou seja, não é possível conceber um isoladamente do outro. O Yin nasce e termina no Yang e vice-versa. Para que haja um equilíbrio dinâmico, o Yin “luta” com o yang em um movimento continuo de transformação. Se um cresce, o outro decresce. Quando um chega ao seu extremo, transforma-se no outro. O extremo Yin transforma-se em Yang e o extremo Yang transforma-se em Yin. Exemplo: ao meio-dia o extremo do Yang começa a se transformar em Yin e a tarde vai ficando mais Yin até se tornar noite. À meia-noite o Yin começa a se transformar em Yang e a noite vai clareando ate tornar-se dia novamente. E assim é regido a natureza e cada individuo existente nela. Somo resultante da eterna “luta” do Yin-Yang em sua eterna busca pelo equilíbrio.

  8. conforme resondido anteriormente as leis são geração e dominância.

  9. Sandra Maria Says:

    1) As leis do Wu Xing são: Ciclo de Geração (Regra mãe-filho) e Ciclo de Dominância (Regra avô-neto).
    Todos os aspectos da natureza evoluem, porque são gerados e controlado pelos princípios de Geração e Dominância dos Cinco Movimentos (Wu Xing). No Ciclo da Geração, o elemento Mãe gera e nutre energeticamente o elemento Filho, contínua e sucessivamente. No Ciclo de Dominância Avô domina o Neto, para que este não se torne “mimado” demais pela mãe, ou seja, o papel do avô é controlar o crescimento desenfreado do neto, que aconteceria se houvesse apenas o principio da Geração mãe-filho.
    Em condições anormais ou de desarmonia energética entre Yin-Yang, as inter-relações do Wu Xing passam a ser feitos por vias um pouco diferente, ocasionando assim o desequilíbrio energético e consequentemente o adoecimento do individuo. Essas alterações ocorrem pela geração excessiva (a mãe “mima’ demais o filho); pela Inibição (o filho não alimentado suficientemente pela mãe volta-se contra ela); pela Dominância Excessiva (o avó domina demasiadamente o neto); pela Contra Dominância ( o neto subjuga o avô enfraquecido e passa a dominá-lo).

    2) As cinco funções do Qi são:
    – Proteger a superfície do corpo, fazendo uma barreira para que não haja invasão de agentes patogênicos externos, tais como os climáticos (calor em excesso, frio em excesso…), ou agentes infecciosos (vírus e bactérias);
    – Aquecer, regular e manter a temperatura adequada do corpo, diante das variações climáticas e ou ambientais. Quando essa função do Qi não é satisfatória, o individuo se mostra avesso ao frio ou calorento em demasia.
    – Fixar, manter e controlar os Jin Ye, sua circulação, distribuição e excreção no organismo;
    – Transformar e comandar todo o processo de transformação do organismo durante a vida do individuo;
    – Impulsionar e controlar e dar ritmo à circulação no organismo. Sem Qi nada se move. Tudo estagna, como um carro sem combustível. Quando o Qi falha nessa função, os Zang não funcionam adequadamente e estagnam, e a circulação dos Jin Ye fica prejudicada;

    4) As estruturas do corpo não são totalmente Yin ou totalmente Yang, isso porque não existe essa totalidade. O que podemos dizer é que certa estrutura é mais Yin ou mais Yang que outra estrutura. Portanto, o corpo humano, concebido anatomicamente como nos primórdios, quando se apoiava nos braços para se locomover (homem das cavernas), o posicionamento anatômico deste é feito perante a natureza, com o rosto voltado para o sol nascente. Sendo assim, a cabeça, por ser a região do corpo mais elevada, é mais Yang em relação aos pés, que tocam a terra. O abdômen por, originalmente nessa posição ficar mais assombreado e próximo à terra, é mais Yin em relação as costas que recebe mais luz solar. Portanto tudo que está mais elevado ou externo (pele, pelos, unhas, olhos, nariz, boca… ) é mais Yang em relação ao que está mais embaixo ou interno (órgão, músculos, tendões, vasos, ossos, medula…) que são mais Yin. Nessa ordem os Zang são mais Yin os Fu são mais Yang. Sendo que dentre os Zang, o Xin e o Gan são os mais Yang e o Pi, Fei e Shen os mais Yin. Cada um em particular é mais Yang ou mais Yin em relação ao outro. O Xin é mais Yang que o Gan (portanto o Gan é mais Yin em relação ao Xin) e o Shen é mais Yin que o Pi e o Fei, (são mais Yang em relação ao Shen). Quanto mais interno mais Yin é a estrutura. Os ossos e medula são portanto as estuturas mais Yin do corpo.

    5) O Yin e o yang são dois opostos que se complementam. Um só existe na presença do outro, ou seja, não é possível conceber um isoladamente do outro. O Yin nasce e termina no Yang e vice-versa. Para que haja um equilíbrio dinâmico, o Yin “luta” com o yang em um movimento continuo de transformação. Se um cresce, o outro decresce. Quando um chega ao seu extremo, transforma-se no outro. O extremo Yin transforma-se em Yang e o extremo Yang transforma-se em Yin. Exemplo: ao meio-dia o extremo do Yang começa a se transformar em Yin e a tarde vai ficando mais Yin até se tornar noite. À meia-noite o Yin começa a se transformar em Yang e a noite vai clareando ate tornar-se dia novamente. E assim é regido a natureza e cada individuo existente nela. Somo resultante da eterna “luta” do Yin-Yang em sua eterna busca pelo equilíbrio.

  10. 1) Questão

    1) Ciclo Sheng ou Geração
    2) Ciclo Kè ou Dominância ( Deficiência, Excesso e Estagnação)Todos os elementos da natureza guardam estreita relação entre si, não há um fato que ocorra isolado e tudo esta relacionado com os 5 elementos.Alterações de Dominância e Geração Ex: filho dominado a mãe , avô superdominado neto e etc..
    2) Questão
    Protege e mantêm a superfície do corpo dos agentes patógenos e exógenos (isso quer dizer que o nível de adaptabilidade do corpo humano as mudanças climáticas irá depender do nível de Qi defensivo);
    1) Esquenta e mantêm a temperatura do corpo ( ele exerce a função de equilibrar a temperatura corporal diante das variações climáticas);
    2) Fixa e mantêm o controle dos líquidos corporais e suas excreções ( ele controla a micção urinária a sudorese e a ejaculação);
    3) Ele é encarregado da transformação (ele exerce o metabolismo e transformação do organismo);
    4) Impulsiona e controla a circulação de tudo que se move no organismo ( ele que faz chegar sangue e fluidos em todas as partes do corpo humano, é o que estabelece o ritmo de funcionamento dos Zang Fu (Órgãos e Vísceras).

    3) Questão

    1) O Qi fixa mantêm o controle dos líquidos corporais e de suas excreções, ex: o Qi do baço é responsável por manter (ying Qi) a normal circulação de sangue dentro dos vasos sanguíneos, evitando extravasamento.

    4) Questão

    1) Yang – costas, cabeça, exterior(pele-músculos), acima da cintura, superfície póstero-lateral dos membros, órgãos, Qi;

    2) Yin – frente(tórax – abdome), corpo, inferior, abaixo da cintura, órgão yin, sangue.

    5) Questão

    1) Yin e Yang são dois estágios de um movimento cíclico, sendo que um interfere constantemente no outro, tal como o dia cede lugar para a noite e vice-versa, como tudo o que acontece na vida;
    Mesmo no máximo do yang ou do yin eles estarão presentes um no outro;
    Embora tudo contenha yin e yang, nunca haverá uma proporção estatística de 50% 50%, e sim um equilíbrio dinâmico e constante variável

  11. Maria de Fatima Vieira Villela Says:

    1- Lei de geração e de dominãncia, superdominãncia e contradominância.O surgimento das doenças, está relacionada ao fator patogênico e o antipatogênico, um corresponde a imunidade, resietente as doenças e o outro
    a todods os fatores q causam as doenças.

    2- Protege e mantem a superficie do corpo dos agentes externos; mudança de clima, temperatura, que podem nos causar resfriados, gripes…

    b- O Qi esquenta e mantem a temperatura do corpo humano. hipotermia, febres
    c- O Qi fixa e mantem e mantem o controle dos liquidos corporais e suas excreções. Suor em demasia, hemorragis, melenas…
    d- O Qi se encarrega da transformação, quem dirige o metabolismo e transformação do organismo. digestão, circulação sanguinea…
    e- O Qi impulsiona e controla a circulação de tudo q se move no organismo. Acumulo de fleuma, pele ressecada…

    3- Mantendo , como no caso do sangue dentro dos vasos e arterias, não permitindo extravazamento como hemorragias, melenas

    4 Yng- abdomen, pé,órgaos internos, músculos e tendões e ossos,pulmão, baço e rim, meridianos q do aspecto medial e dos membros e abdome,, podendo variar de acordo c certas condições. Yang- costas, cabeça, superficie, pele,coração, figado meridianos q correm na lateral dos membros e pelas costas.Todos esses aspectos não são absolutos e sim relativos e podem variar de acordo c certas condições.

    5- Um depende do outro, não existindo sem a presença do outro., pois qdo um está fraco o outro luta p vencer e gerando assim força p o outro vir.

  12. Fernando do Karate Says:

    OI RAQUEL, estou mandando aquele caso da mulher com Parkinson pra ver se conseguimos realizar o tratamento.
    Uma mulher, 53 anos, professora, trabalha com o ensino fundamental há 20 anos, casada, mãe de 4 filhos, relata que se relaciona muito bem com os filhos, mas nos últimos 10 anos tem tido problemas com o marido que deixou de trabalhar e passou a depender dela, isso a incomoda muito; não tem histórico da doença na família, mas relata um fato importante, presenciou o assassinato do pai, aos 04 anos de idade, aos 05 anos teve que deixar a mãe e viver com outra família.
    DIANÓSTICO.
    QUEIXA PRINCIPAL: Parkinson
    EVOLUÇÃO DA DOENÇA: iniciou a 3 anos, com pequenos tremores na mão direita, apos 01 ano começou tremer a perna esquerda, hoje ela sente bastante desequilíbrio no corpo.
    FOME: Pouca fome (come somente por obrigação)
    SEDE: Pouca sede (bebe somente quando lembra)
    CONSTIPAÇÃO: 03 a 04 dias sem evacuar.
    URINA: Ultimamente está urinando mais de 08 vezes ao dia, com cor escura.
    SONO: Insônia (usa medicamentos).
    FRIO: Sensível ao frio.
    CALOR: sente calor na sola dos pés e tem as mãos quentes e os pés frios.
    SUDORESE: Transpira muito pouco na axila.
    HUMOR: Sempre foi muito calma.
    MENSTRUAÇÃO: O ciclo sempre foi regular, mas de pouco volume.
    FACE: Esbranquiçada
    CONSTITUIÇÃO FÍSICA: Magra
    INSPENÇÃO DO SHEN: Lento
    OLHOS: vermelho e embaçados.
    LÁBIOS: Brancos
    PELE E CABELO: Oleosos
    PULSO: Lento
    SOBRE A LINGUA: Curta, lenta com saburra fina e branca.

    • Fernando vamos trabalhar semanalmente nesta paciente muito interessante.
      1° ela já teve alguma enfermidade?
      2° a urina é amarela há muito tempo?
      3° ela demora a dormir ou acorda várias vezes a noite?
      4°a visão é turva? como é a memória? a pele é seca?
      5°com este histórico da infância não teve no decorrer da vida sinal de estagnação?
      5° o pulso é lento…mas veja EXATAMENTE qual é a frequência por minuto?
      após responder continuarei avaliando, mas a princípio é um quadro de deficiência de Qi e sangue.
      **temos que tonificar- moxa 3X por semana no B17 e BP3/ alterne com caixa de moxa na região do rim 1X por semana no consultório.
      **sopa de raízes 3X por semana ; Qi gong estático (1X por dia);
      **pontos de auriculoterapia- área da vertigem, endócrino, rim, fígado e vesícula biliar.
      aguardo, para melhor evoluirmos.
      obs- Já fez algum atendimento?Houve resultado?

  13. A resposta anterior é da professora Raquel Terra.
    aguardo a evolução do Fernando Karatê, caso haja opinião de algum aluno será excelente para evoluirmos juntos.
    Grata,
    Prof ra Raquel Terra

  14. 1- Lei de geração (ciclo de geração) , lei de dominância, super dominância e contra dominância. Através destes ciclos compreendemos os vários fenômenos de adoecimento quando um dos movimentos entra em desequilibrio. Exemplo: Fígado agredindo o Baço. Mas deve-se entender que adoecemos, porque ocorreu alguma falha no sistema de defesa (wei qi), ou muitas vezes o Qi está deficiente para suportar os ataques (exógenos: frio, calor, vento ou endógenos: emoções como tristeza, medo, irritação)comuns no dia-a-dia. Pois o ciclo de dominância é um freio para a doença. Exemplo: Febrícula (energia baixa) se temos o antipatógeno não adoecemos.
    2- 1)Proteção da superfície do corpo dos agentes patógenos e exógenos. Exemplo: invasão de vento-frio, quando o Qi está pleno, é como uma barreira ao externo. 2) O Qi esquenta e mantéma temperatura do corpo .
    3) O Qi fixa, mantém o controle dos líquidos corporais e suas excreções.Exemplo: sudorese profusa.4) o Qi se encarrega dá transformação, dirige todo metabolismo. Exemplo: o corpo ao receber o alimento, é o Qi que vai dirigir, direcionar, executar todos os processos de transformação, selecionamento e excreção.5) O Qi impulciona e comtrola a circulação, de tudo que se move no organismo.Exemplo: edema em membro inferiores / excesso de umidade / estagnação de sangue .
    3-Manter a sirculação de sangue dentro dos vasos, evitando extravasamento. O Wei Qi têm a função de controle a abertura de fechamento dos poros, controla a sudorese, o Qi do Rim controla a micção e a ejaculação.
    4-A superfície do corpo é Yang os orgãos internos são Yin, o sangue é Yin, o coração e o fígado são Yang, pulmão, baço e rim são Yin.
    5-Através das quatro leis básicas: 1) Lei de oposição e interdependência: Existe uma oposição entre o Yin e o Yang havendo uma luta entre eles, se expressa em um equilibrio dinâmico. 2)Lei de crescimento e decrescimento o crescimento do Yang consiste no decrescimento do Yin. 3)Lei de intertransformação é a que gera o movimento, sem este movimento não há vida. Isto é um se transforma no outro e contém no outro. 4)Lei da infinita divisibilidade : um contém no outro, e em diversos estágios, ou seja, graus crescente ou decrescente .

  15. fernado karate Says:

    Olá Raquel, a paciente nunca teve outras enfermidades, a urina é amarela a pouco tempo, mas nos últimos 6 meses esta escura e com cheiro.
    Em relação ao sono ela definiu melhor, a insônia piorou depois da doença, ela acredita que esta relacionado pela quantidade de medicamentos. Sobre a memória, relata um fato importante;a dose anos atras a mae dela caiu na rua e faleceu,quando chamaram ela para socorrer a mae, o memso ja se encontrava morta, teve um choque muito grande com essa fatalidade e só se lembra desse momento, nao lembra o que veio à acontecer depois.
    Em relação a sua pele esta seca, o seu pulso muito lento, frequencia de 60 btm.
    Iniciei o tratamento numa quinta 12/05, fazendo moxa, e coloquei os pontos indicados.Aconteceu um fato interessante, quando terminei a sessão de moxa, ela ja nao tremia mais as suas pernas, porém 5 horas depois do tratamento, dizendo que nao tinha tremores mais pelo seu corpo.

    Vamos a luta companheiros!

    • Fernando,
      obrigada pela resposta, a evolução do caso é importante para todos nós.
      Pela característica da pele, tremores, sono, trauma emocional..são mais indicativos de deficiência de xue (sangue). A consulta dela é semanal? Ela está conseguindo fazer moxa em casa pelo menos 3 X por semana? Ela consegue realizar pressão nos pontos? Com o tratamento é importante que ela tenha apetite e coma raízes.
      Favor responder para continuarmos evoluindo.
      Parabéns, um abraço.

      • FERNANDO KARATE Says:

        OI RAQUEL,
        A paciente voltou a alimentar bem, melhorou bastante os tremores, eu continuo fazendo moxa nela 02 vezes por semana, segunda e quarta feira e ela faz em casa no sábado. adicionei para o tratamento de casa o IG11, e o BP3. Ela só sente a sensação de tremor, nesta segunda semana de tratamento quando fica irritada.

    • Cecília secretária Says:

      Fernando Karatê como estão as pacientes tratadas (QUEIXA PRINCIPAL DIABETE.
      AGUARDAMOS A SUA EVOLUÇÃO DOS CASOS CLINICOS.
      GRATA
      CENTRO DE MEDICINA CHINESA

  16. Fernando ,
    Obrigada pelo retorno.
    O tratamento está sendo eficiente. Qualquer dúvida solicite!
    Na aula de sábado pode levar o caso completo.
    Temos aula 28 de maio será o último final de semana de fisiologia e etiopatogenia.
    Um abraço.

  17. MINHA QUERIDA PROFESSORA RAQUEL.ESTE FERNANDO KARATE É MUITO INTELIGENTE APRENDI BASTANTE COM A AVALIAÇÃO DA SUA CLIENTE.VOCÊ É MARAVILHOSA .OBRIGADA .BEIJOS!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: