Exercício – Turma de Fisiologia – 1º Semestre

1- Descreva as características dos fatores patogênicos, Calor e Umidade.
2- Quais as consequências desses fatores instalados no organismo.

Aguardo a resposta de vocês!!!

7 Respostas to “Exercício – Turma de Fisiologia – 1º Semestre”

  1. Maria de Fatima Vieira Villela Says:

    Resposta exerc. 1

    Calor: Chamado de verão tardio. Afeta as pessoas devidoá exposição a temperaturas muito elevadas, permanencia prolongada ao sol, lugares c cpouca ventilação

    Umidade; Predominante no final do verão entre verão e outono, onde é muito quente e chuvoso, por este motivo criando muitas muitas doenças por invasão de umidade patogênica, que podem ser induzidas por morar em locais e condições úmidas, uso de roupas molhadas, lavar a cabeça á noite, contato c o suor.

    2- Respiração curta , breve e rápida, podendo haver febre
    b- Sensação de calor, aversão ao calor e até ao vento, prefere alimentos e bebidas frias, c sintomas que se agravam c o calor e alivia c frio, diarréia quente e fétida
    c- Pulso rápido e forte, sudorese execessiva, sede, boca , garganta e língua seca.
    d- Pode haver vertigem, visão embassada e gosto amargo, cefaléia, dor de garganta e odontalgia. olhos vermelhos
    e- pode pertubar o coração, provocando insônia, ansiedade, irritabilidade e palpitação
    f- Urina escassa e amrela escura c cheiro forte, fezes ressecadas e constipação, mucosas c sensação de ardaor e irritada.
    Secreção e excreção grossa, espessa, escassa, escura no mais grave, lingua rachada.

    Umidade-

    a- Peso e turbidez, corpo pesado, dor e peso nas articulações c cansaço geral, aversão ao frio
    b- Pode haver excreções túrbidas no corpo, lesões cutãneas, eczema úmido, leucorreia purulenta, urina turva, fezes c muco e até sangue. infecção genital.
    c- Caracterizado por viscosidade, estagnação, pulso escorregadio, fezes viscosas, micção obstruída. As doenças tendem a ser longas e difpicil de serem tratadas.
    d- Ftaor patogênico yn que consome o yang, que leva a lentidão, atraso, estagnação e obstrução de qi e jing ye
    e- Sensação de plenitude no tórax, distençaõ gástrica, micção difícil, evacuação escassa, fezes viscosa, pulso mole e língua pálida
    f- Enfraquecimento do yang do ba, levandoa disfunção do transporte e transformação, dirpersão de qi, xue, jing ye, letargia, anorexia, gosto doce, engorda c facilidade, náuseas.

  2. Fátima,
    Qual é a diferença de calo de verão para fogo?
    Está evoluindo muito, bom estudo.

  3. José Ricardo Massacesi Soares Says:

    1)
    Calor – é um fator yang e se instala de forma aguda por exposição ao sol ou por permanência em local pouco ventilado, consome o yin e com isso as funções se tornam mais aceleradas, respiração curta, breve e rápida. se o yang for por demais abundante, transforma-se em fogo. o calor pode ser de origem externa ou interna.

    Umidade – é predominante do final do verão e outono é uma estação quente e chuvosa com umidade abundante. é de natureza pesada e impura, pesado significa geralmente que a cabeça e o corpo estão pesados, os membros lassos sem força e pesados.
    é colante e estagnante tem a característica de permanecer no organismo, as doenças duram muito tempo, são dificeis de tratar.
    é de natureza yin ao penetrar no organismo ela enfraquece o yang qi, o baço agente do transporte e transformação fica debilitado e lentificado.

    2)
    Calor – o paciente apresenta sensação de calor, aversão ao calor, pode existir aversão ao vento, preferência por temperaturas dos alimentos e bebidas frias, os sintomas agravam com calor e aliviam com o frio, diarréia fétida e quente, sudorese excessiva (espontânea ou não), sede com vontade de beber, boca, garganta e lingua seca, pode existir vertigem, visão embaçada, sabor amargo na boca, cefaléia, dor na garganta e odontalgia, olhos vermelhos, pode perturbar o coração, insônia, intranquilidade, ansiedade, irritabilidade e palpitação, mucosas irritadas, constipação, pulso rápido, urina amarela escassa e com cheiro forte, lingua vermelha.

    Umidade – falta de apetite, boca patosa, ausência de sede, opressão torácica, náuseas, repleção estomacal e abdominal, cabeça e corpo pesados sem ação, diarréia pastosa e líquida, pele edematosa, rosto amarelo, urina turva, articulações doloridas e pesadas, pulso escorregadio, distensão gástrica, lingua pálida

  4. Fernando do Karate Says:

    CALOR
    O calor é a principal energia do verão e é gerado pelo fogo, as patologias causadas pelo calor tem uma nítida relação com o clima no período do verão e começo do outono.
    O fator patogênico calor de verão corresponde a um fator patogênico externo sem haver correspondência com os internos.
    As características das doenças por calor são:
    • O calor do verão é formado da energia do calor do fogo que predomina no verão, o calor do fogo também corresponde ao yang. Quando o calor do fogo agride o paciente aparecem sintomas como febre alta, irritação, face vermelhada e pulso cheio e largo.
    • O calor do verão é um fator patogênico Yang com característica de ascender. Quando agride o corpo agride direto a energia, abrindo os poros e aumentando a transpiração, se for excessiva, o liquido orgânico é consumido e pode se esgotar causando sintomas como boca seca, sede, urina em pouca quantidade e avermelhada.
    • O calor do verão patogênico prejudica a mente causando mau humor, irritação e angustia se haver perda de liquido excessivo observamos sensação de fraqueza com respiração ofegante.

    UMIDADE
    A umidade é a principal energia do final do verão, nesse período entre o outono e verão, o Yang do calor diminui, mas o ar fica denso e sufocante, porque a energia da água aumenta bastante e a umidade prevalece.
    • As doenças causadas pela umidade patogênica se divide em exógenas e endógenas. A agressão endógena acontece quando o clima é úmido, quando chove bastante ou o local de moradia é úmido.
    • A agressão endógena acontece por um desequilíbrio na função de transporte e digestão do baço.
    • Quando o paciente adoece por estas causas aparecem sintomas como: Vertigens, peso na cabeça, respiração curta, perda da força, sensação de ardor ou calor no ânus, pulso escorregadio, língua com saburra pegajosa, febre, irritação e sede.

  5. Sandra Maria Says:

    O Calor externo (do ambiente) pertence aos excessos externos como Vento-Calor e Umidade-Calor. A agressão pelo Calor externo pode ocorrer devido à exposição ao calor excessivo do ambiente, enquanto o Calor interno refere-se ao desequilíbrio interno dos Zang Fu. O Calor (He) é causado pelo excesso de Yang e, portanto tende à elevação, à dispersão e ao consumo dos Jin Ye. Ou seja, o Calor tem predisposição para subir e afetar a parte superior do corpo, alterar o Shen e causar inquietação, insônia etc. O Calor interno é causado pelo desequilíbrio entre o Yin e o Yang, ou seja, o vazio de Yin leva ao excesso de Yang e produz movimentos desordenados de Qi e Xue e gerando instabilidades. O Fogo nasce da deficiência de Yin e excesso de Yang. Por ser Yang, o Fogo caracteriza-se pela ascensão e natureza de inflamar, de queimar para cima, de elevar as chamas. Emoções reprimidas também produzem Calor interno.

    Os sinais e sintomas mais frequentes são: hiperemia, agitação, ansiedade, transpiração excessiva, confusão mental, delírio verbal, irritabilidade, febre alta, sede, perda de apetite, náuseas e vômitos, micção curta e amarela, fezes ressecadas, pulso escorregadio, língua com cobertura seca.

    O Fogo em demasia causa a explosão, a não contenção das palavras e emoções. Quando não tratado a tempo, a ascensão do Fogo e o consumo do Jin Ye causam manifestações na cabeça e o individuo pode desenvolver quadros de Fogo do Xin, Fogo do Gan, Fogo do Wei, Vento do Gan e Fogo Vazio.

    A Umidade (Shi) é de natureza Yin e está relacionada ao final de verão e inicio do outono. A canícula ocorre pela evaporação da água pelo calor do sol, formando assim vapor e umidade e ocasionando um período de chuvas, sendo assim a época mais úmida do ano. A Umidade patógena refere-se à exposição prolongada às condições climáticas e/ou lugares úmidos, como também ao excesso de alimentos que predispõem ao quadro de umidade. A Umidade tende a lesar o Yang e se instala no organismo devido as disfunções do Pi que fracassa na sua função de transporte e transformação. Por ter características Yin, a Umidade é pegajosa e estagnante, pesada e de difícil eliminação e deixa as coisas bem mais lentas. Ela prejudica principalmente a região inferior do corpo.

    As manifestações clínicas mais frequentes são: opressão torácica, anorexia, náuseas, ânsia de vomito, dificuldade de urinar, distensão abdominal, cansaço, pulso escorregadio, língua com cobertura pegajosa.

    O acúmulo de Umidade no organismo quando não tratado pode originar Calor e produzir Calor-Umidade em pessoas com deficiência de Yin associada à deficiência da circulação de Qi, causando assim estagnação e produzindo Calor. A Umidade instalada está diretamente associada à deficiência do Pi e se não tratada à tempo, leva ao quadro de Mucosidade e esta, por ser mais pesada e turva que a umidade, pode levar à formação de edemas e tumores, de difícil tratamento.

  6. Cecília Gaspar Says:

    Características do fator patogênico Calor de Verão:
    -> Natureza Yang;
    -> Natureza que queima;
    -> Tendência a subir;
    -> Capacidade de danificar os líquidos corporais (Jin Ye);
    -> Normalmente aparece com a “Umidade”.

    Consequências do fator patogênico Calor de Verão no organismo:
    -> Tendência a consumir o Qi e prejudicar os líquidos corporais (Jin Ye);
    -> Capacidade de gerar o vento interno do Fígado (Gan);
    -> Acelera a circulação de sangue (Xue);
    -> Tendência a formar ulcerações e produzir inchaços;
    -> Tendência a irritar o Coreção (Xin) e a Mente (Shen).

    Características do fator patogênico Umidade:
    -> Natureza Yin;
    -> Natureza pesada e turva;
    -> Tendência de obstruir;
    -> Tendência em perdurar, cronicidade;
    -> Tendência a se manifestar em descendência;
    -> Tendência a agredir as partes baixas;
    -> Característica de viscosidade;
    -> Tendência a prejudicar o Yang do Baço (Pi).

    Consequências do fator patogênico Umidade no organismo:
    -> Tendência a prejudicar as funções do Baço (Pi), favorecendo a formação da umidade interna.

  7. Flávia dos Santos Rocha Says:

    1)Calor- Apresenta-se de forma aguda, é um fator yang, que consome o yin (nutre, repousa e acalma), com isso as funções no organismo ficam aceleradas.
    Umidade- É um fator patogênico, que se instala no final do verão, período entre o verão e o outono, uma estação quente e chuvosa. Podem ser reforçados por morar em condições e lugares umidos, usar roupas úmidas através do suor a umidade penetra, exposições a chuvas.
    Apresenta instalação aguda,as alterações aparecem após exposição a umidade. Os sintomas são mais frequentes na superfície do corpo, musculos, canais e colaterais, (dores art. e em todo corpo, podendo penetrar e afeta o Zang Fu.
    2)Consequencias no org.:
    Calor – Sençasões de calor, aversão ao calor, ao vento, preferência por temperatura dos alimentos e bebidas frias, sintomas agravam no calor e aliviam no frio, diarréia quente e fetída. Pulso aucerado forte (excesso), sudorese excessiva (espontânea ou não), sede com vontade de beber, boca, garganta e língua seca, visão embarasada, pode apresentar vertigem e sabor amargo. Cefaléia, dor de garganta, olhos vermelhos. O calor excessivo pode lesar o Qi, gerar insônia, pertuba o coração, gerando irritabilidade, ansiedade, palpitação. Pode lesar o Zang Fu, que tem facilidade de lesar o Yin como Rim,Fígado,Coração,Pulmão,Estomago (sensação de queimação) urina excassa e amarelada, cheiro forte, fezes secas, constipação, mucosas com sensação de ardor (boca, vagina, ânus e nariz). Em casos graves língua rachada . Umidade : Têm características de peso e turbidez, sensação de peso na cabeça como se estivesse com a cabeça envolvida em uma toalha molhada ou apertada, peso no corpo, articulação; cansaço geral aversão a umidade .
    Lesões cutâneas, excreções turbidas, urina turva, fezes com muco e sangue, leucorreia purulenta com odor fetído . Tende a afetar primeiro a parte inferior do corpo.
    Pulso escorregadio, língua com revestimento, pegajoso persistente e branco. As doenças devido a umidade patógena tendem a ser prolongadas e difícil de ser tratado
    Consome o yang por ser yin, sensação de plemitude do torax, distenção gastrica, micção difícil, pulso mole .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: