TURMA MÓDULO 1 – ATQ – 2013- ESTUDO DIRIGIDO 1

1) DESCREVA AS LEIS DO CICLO WU XING – 5 ELEMENTOS –

FISIOLÓGICA E PATOLÓGICA.

2) QUAIS SÃO AS MANIFESTAÇÕES DO YIN E DO YANG NO CORPO HUMANO?

3) DE ACORDO COM O PENSAMENTO ORIENTAL ANTIGO CADA ELEMENTO DA NATUREZA ESTÁ RELACIONADO A UM ÓRGÃO, OU SEJA AS  MANIFESTAÇÕES DA NATUREZA É DIRETAMENTE RELACIONADA  A CADA ÓRGÃO DO ORGANISMO.

DESCREVA CADA MANIFESTÇÃO DO FOGO E  DA ÁGUA (ÓRGÃO, TECIDO,ÓRGÃO DO SENTIDO,LÍQUIDO,EMOÇÃO, ESPÍRITO…).

4) DEFINA JING DO CÉU ANTERIOR E JING DO CÉU POSTERIOR.

QUAIS SÃO OS SINAIS QUE O PACIENTE TEM UM JING FORTE?

” A nada e a ninguém serás fiel se pecares contra a fidelidade em face de ti mesmo”.

D. HELDER CÂMARA. Bom estudo  a todos.

21 Respostas to “TURMA MÓDULO 1 – ATQ – 2013- ESTUDO DIRIGIDO 1”

  1. Marlene Barros da Fonseca Says:

    A teoria dos 5 elementos foi idealizada pela antiga civilização chinesa, baseada na observação dos elementos da natureza. Assim, o movimento FOGO, é simbolizado pelo SOL, que é o máximo do YANG, CALOR, gerando assim, o movimento TERRA, já que a terra precisa de calor para produzir os alimentos. O movimento TERRA por sua vez, gera o movimento METAL, já que na terra estão contidos as rochas, que nada mais são do que metais.O movimento METAL, descende e gera o movimento ÁGUA que o máximo do YIN. O movimento ÁGUA por sua vez gera o movimento MADEIRA (A madeira precisa da água para crescer) Quanto ao aspecto fisiológico, os chineses relacionaram os 5 movimentos aos órgãos ZANG e as vísceras FU. Sendo assim, o FOGO se relaciona com o CORAÇÃO e sua víscera INTESTINO DELGADO, a TERRA se relaciona com o BAÇO e sua víscera ESTÔMAGO, movimento METAL se relaciona com PULMÃO e sua víscera INTESTINO DELGADO, o movimento ÁGUA se relaciona com os RINS e sua víscera BEXIGA, o movimento MADEIRA se relaciona com o FÍGADO e sua víscera VESÍCULA. As relações de geração entre os Cinco Órgãos estão assim relacionadas: A essência plena dos Rins nutre o sangue do Fígado e o mantém pleno ( a Água gera a Madeira); o Sangue armazenado no Fígado nutre o coração ( Madeira gera o fogo); o Yang do coração aquece o Baço e a sua função de transporte e transformação dos nutrientes é plena ( Fogo gera a Terra ); a transformação dos nutrientes feitas no Baço se traduz em Energia, Energia que é impulsionada para o Pulmão (Terra gera Metal); o Pulmão descende e controla os líquidos beneficiando os Rins (Metal gera a Água); os Rins armazenam o Yuan Jing (Essência ancestral, congênita, herdada dos pais); armazenam também o Jing adquirido, que é a energia resultante da transformação dos líquidos e dos alimentos pelo Baço os Rins então plenos de energia ( Qi ) nutrem o Fígado (Água gera Madeira );que então pleno de energia ( Qi ) vai então drenar e dispersar o Qi.

  2. Marlene Barros da Fonseca Says:

    As relações dos órgãos ZANG são as seguintes: o Coração controla o sangue e os vasos sanguíneos, e armazena a Mente (shen ), atividade espiritual do homem. Quanto aos sentidos,o Coração abre-se na língua, e reflete sua energia na face.O Qi do Coração é a força motriz que impulsiona a circulação sanguínea, quando há deficiência de energia e sangue ocorre a palidez facial, insônia,inquietações,palpitaçôes e cardiopatias. A formação da E nergia Mental depende também da essência congênita ( essência do Céu Anterior ), e da essência adquirida ( Energia do Céu Posterior ), quando estas energias estão plenas o Shen é bom, é ancorado. O Coração conecta-se à Lingua através dos canais e colaterais de energia,as alteracões da língua a plenitude ou a deficiência do coração;assim, uma língua normal é rósea, úmida e tem movimento livre , refletindo assim a plenitude da Energia do Coração.Se fogo do coração sobe ,a ponta da língua fica avermelhada e pode ocorrer úlcera bucal, se houver estagnação de sangue no Coração, a língua fica com a cor púrpura.Deficiência da sensação do paladar, indica deficiência da energia do Coração.

  3. Marlene Barros da Fonseca Says:

    Corrigindo o comentário anterior: as alterações da língua refletem a plenitude ou deficiência do Coração.

  4. Marlene Barros da Fonseca Says:

    Retomando as considerações sobre o Coração: o Fogo, movimento relacionado ao Coração caracteriza-se pelo fenômeno da expansão, sendo assim o Fogo é o Yang máximo, é o Verão.A emoção que tem caráter expansivo é a Alegria e pertence ao movimento Fogo, que tem também a cor avermelha como sua característica. Ainda sobre a Língua, ela não está relacionada ao Coração como sentido do paladar, e sim à Fala que é um sentido segundo a visão oriental, porque a Língua articula as palavras que representam o movimento de expansão do ser humano

  5. Marlene Barros da Fonseca Says:

    Retomando as considerações sobre o coração: o fluído corporal do Zang coração é o Suor.

  6. Marlene Barros da Fonseca Says:

    O Fluido do Coração é Suor porque o Coração é o responsável pelo equilíbrio homeotérmico do corpo ; isto é o Coracão controla a temperatura do corpo.

    • PROF. RAQUEL Says:

      marlene,
      Excelente RESPOSTA. É uma grande satisfação corrigir uma resposta tão bem escrita com começo, meio e fim.
      Esta comprensão do raciocínio oriental é FUNDAMENTAL para entendermos como a saúde e a doença se desenvolvem e se manifestam.
      boa caminhada e estaremos juntas nesta jornada a cada ano descobrindo um pouco mais deste universo fantástico da medicina chinesa.

  7. Marlene Barros da Fonseca Says:

    Muito obrigada Professora Raquel pelas palavras incentivadoras. Retomando as repostas das questões propostas, vamos falar sobre o Zang RIm. As relacões fisiológica dos Rins são várias e todas igualmente importantes. Segundo a MTC o Rim (Shen) é considerado a raiz da vida ou raiz da essência do céo anterior, por causa da sua função de armazenar a essência que é a responsável pela formaçáo de todos os constituintes do corpo. Portanto o Rim é o orgão Zang mais importante do corpo, pois é à partir do Rim que se formam todos os ógãos do organismo. O ideograma Shen significa aquele órgão que contém o segredo da construção do corpo ou seja, ESSÊNCIA.

  8. Marlene Barros da Fonseca Says:

    Falaremos agora sobre as funções do Zang Rim. 1) Armazena a Essência e dá origem à vida; a Essência pré-natal ou Essência do Céu Anterior é formada à partir da junção dos Gametas isto é , na hora da concepção , esta essência é então na verdade a carga genética do pai e da mãe. Esta essência formada na hora da concepção , passa a ser Essência (Yin) do novo ser, aí então ela se dinamiza e se transforma então no Qi Ancestral(Yang) e vai então iniciar o desenvolvimento embriológico , formar os Canais Maravilhosos (vaso governador e vaso da concepção), circular por eles , começar a formar os órgãos, os Rins primeiramente( na medicina ocidental os Rins são os primeiros órgãos a serem formados sob a forma de “pronefros” , rim rudimentar comparável ao dos peixes).Este processo vai até ao nascimento.Depois do nascimento a Essência do Céu Anterior se soma a Essência Adiquirida pelo Baço ,as duas Essências mais o Qi a Energia do novo ser vão então promover o crescimento, e a maturação sexual do novo ser.

  9. Marlene Barros da Fonseca Says:

    Ainda sôbre o Zang Rim: 2) armazena a Essência e promove a fertilidade: a fertilidade do homem e da mulher dependem da Essência do Rim.A menopausa ,a dimuição da libido com a idade, a infertilidade segundo a MTC são causadas pelo enfraquecimento da Essência do Rim.O esperma segundo MTC é Essência exteriorizada.Transpondo estes conhecimentos para a medicina ocidental,sabemos através da embriologia que os Rins as Gônadas e os ovários tem a mesma origem embriológica.3) – armazena a Essência e produz as medulas óssea e espinhal: a medula espinhal se aloja na coluna e vai até ao cérebro que é o ” mar das medulas”, quando a Essência do Rim enfraquece, as medulas óssea e espinhal também enfraquecem, geram fraqueza óssea, deformidade na coluna,perda de memória, dificuldade de concentração perda de dentes.A MTC entende que a medula óssea é formadora de sangue, este conhecimento também faz parte da medicina ocidental que também entende que a medula óssea forma o sangue. 4) – domina os ossos: em relação aos 5 movimentos o tecido relacionado ao Rim é o osso,a MTC entende que a Essência do Rim preenche os ossos gerando a medula óssea. Essência fraca, ossos fracos.O conhecimento ocidental mostra que existe uma relação importante entre ossos e Rins, pacientes com insuficiência renal controlados com hemodiálise desenvolvem osteoporose importante, inclusive com deformidade óssea.

  10. As características dos cinco elementos foram extraídas do conhecimento da vida prática dos antigos chineses.
    Diferencia os órgãos internos do corpo humano e os relaciona aos cinco elementos da natureza: MADEIRA-FOGO-TERRA-METAL-ÁGUA.
    Na MADEIRA encontramos os galhos que se expandem e crescem.Foi relacionada ao órgão fígado que é predisposto a crescer com vitalidade.O fígado controla o estômago e o baço com seu livre fluxo de Qi.Auxilia o estômago a decompor os alimentos e o baço a transformar e transportar.O fígado é a mãe do coração.Estoca o sangue e o sangue abriga a mente.Se o sangue do fígado estiver debilitado,o coração sofrerá com essa deficiência afetando o sono e os sonhos.
    O FOGO tem por característica ser quente e subir.Foi relacionado ao coração que tem por função esquentar.O coração controla o pulmão,estão intimamente relacionados,localizando-se no Aquecedor Superior.O coração governa o sangue e o pulmão governa o Qi.O Qi e o sangue auxiliam-se e se nutrem mutualmente.O coração é a mãe do baço.O Qi do coração empurra o sangue e consequentemente ajuda a função de transporte do baço.
    A TERRA tem a característica de disseminar,crescer,colher,nutrir.
    Esta relacionada ao baço,pois digere os alimentos,transporta a essência refinada para nutrir os cinco órgãos e as seis vísceras,os quatro membros e todos os ossos.É formada de energia e do sangue.O baço controla o rim.Baço e rim transformam os fluídos corpóreos.As atividades do baço de transformar e transportar os fluidos,são essenciais para transformação do rim e excreção dos fluidos.O baço é a mãe do pulmão.O Qi do baço proporciona o Qi do alimento para o pulmão,onde interagem com o ar para formar o Qi reunião.
    O METAL tem por característica descender,contrair,voltar-se para dentro.Foi relacionado ao pulmão.O pulmão pode descender o que é puro.Ele controla o Qi e joga energia pro rim.O pulmão controla o fígado.Ele envia o Qi em descida uma vez que o fígado dissemina o Qi em subida.Se o Qi do pulmão estiver debilitado e não puder descer,o Qi do fígado tende a subir muito.O pulmão é a mãe do rim.O Qi do pulmão desce para encontrar o Qi do rim.O pulmão também envia os fluidos em descida para o rim.
    A ÁGUA tem por característica escorrer,é fria,úmida.Foi relacionada ao rim.O rim armazena a essência e controla a água.
    O rim controla o coração.Eles auxiliam-se e suportam-se mutuamente.Uma comunicação propícia e uma interação entre o rim e o coração são essenciais para a saúde.O rim é a mãe do fígado.O yin do rim nutre o Sangue do fígado.O rim controla os ossos e o fígado os tendões.Ossos e tendões são inseparáveis.

  11. Em se falando do YIN e YANG do corpo humano,a parte de fora é yang e a parte de dentro é yin.As relações entre a função e a matéria também se baseia na reciprocidade do equilíbrio dinâmico entre yin e yang.Se houver uma ruptura na reciprocidade fisiológica entre o yin e yang a vida chega ao fim.

    Manifestações yin e yang no corpo

    YANG YIN

    sente mais calor sente mais frio
    rápido lento
    excitação inibição
    expulsa retem
    atividade repouso
    costas fente
    Qi sangue/fluidos corpóreos

  12. O elemento fogo corresponde ao orgão coração.
    O coração é considerado o mais importante de todos os orgãos internos,sendo chamado de monarca ou imperador.
    Seu tecido é o vaso,seu clima é o calor,manifesta-se na face,sua cor é vermelha,o gosto é amargo,sua emoção é a alegria,o espírito é o Shen(abriga a mente),abre-se na língua,seu líquido corpóreo é o suor.
    O coração governa o sangue e os vasos sanguíneos.A debilidade constitucional do coração manifesta-se,algumas vezes,com uma longa rachadura superficial no meio da língua e pulso fraco em ambas as posições do coração e do rim.

    O elemento água corresponde ao órgão rim.
    O rim armazena a essência,governa o nascimento,o crescimento,a reproduçaõ e o desenvolvimento.
    Seu tecido é o osso,o clima é frio,abre-se no ouvido,sua cor é preta,o gosto salgado,sua emoção é o medo,o espírito é o Zhi(abriga a força de vontade,a coragem),manifesta-se nos cabelos,seu líquido é o esperma.
    O rim governa a transformação e o transporte dos líquidos corpóreos.Controla a micção.Ele influencia a excreção de fluidos do aquecedor inferior.

  13. O jing do céu anterior origina-se dos pais.O jing se armazena no corpo e no interior dos 5 zang e em específico no rim.
    YUAN JING:essência ancestral,congênita,herdado do pai e da mãe.
    A hora da concepção é muito importante que seja bem tranquila,pois ela influencia na nossa essência.Se a qualidade da essência é forte,todos os orgãos ficarão também.
    O Shen da criança fica em vigor até os 7 anos.É o Shen herdado,o máximo dos antepassados.Depois dos 7 anos ela obtem o Shen adquirido(escola,mãe,sociedade)

    O jing do céu posterior origina-se dos alimentos.É a essência refinada e extraída dos alimentos e dos fluídos do estômago e baço apos o nascimento.Baço e estômago funcionamdo de maneira harmônica iremos garantir a qualidade de captação das essências dos alimentos e líquidos,favorecendo assim o bom crescimento e desenvolvimento do ser humano desde o seu nascimento.

    Se o nosso YUAN JING for fraco,devemos poupar o nosso JING do céu posterior,pois assim a chance de adoecermos será menor.Não podemos doar mais do que temos,pois assim ficaremos sem.
    Se consumirmos o nosso JING do céu posterior e tivermos o YUAN JING forte,temos a chance de viver bem.Algumas pessoas têm a vida desregrada como má alimentação,excesso de trabalho,atividade sexual em excesso,dorme pouco,etc e mesmo assim conseguem viver bem devido ao YUAN JING forte.

    • acupunturaauricular Says:

      Tânia,
      A resposta está bem organizada e objetiva.
      Leia o enunciado e responda cada tipo de energia e funções dos órgãos..faremos a relação de cada Qi no ambulatório 3a e 5a.
      bom estudo e trabalho.

  14. As energias perversas, também conhecidas como fatores exógenos, são patógenos relacionados ao meio-ambiente que invadem o corpo humano através da boca, nariz ou da pele devido a sua dificuldade de ajuste às mudanças climáticas normais das estações do ano ou variações anormais do meio-ambiente.
    Sendo assim os fatores patogênicos exógenos não são meros coadjuvantes e sim causadores do desequilíbrio yin – yang causando doenças.
    São seis as energias perversas, vejamos cada uma.

    1ª – VENTO (FENG), é um fator patogênico que ocorre predominantemente na primavera, favorecendo a ocorrência de patologias relacionadas ao vento patogênico.
    As características gerais do vento perverso são, patologias de natureza yang, dores erráticas, agitação, sudorese, temor ao vento e doenças de evolução rápida.
    A prevenção se dá ao evitarmos os seus fenômenos indutores são principalmente a exposição ao vento após a transpiração e dormir em local com correntes de ar.

    2ª- FRIO (HAN), ocorre predominantemente no inverno, da mesma maneira que são favorecidas as doenças relacionadas ao frio patogênico.
    O frio perverso tem como características gerais provocar doenças que apresentam bloqueio da circulação de qi e sangue, contrações, temor ao frio, calafrios e dores que repuxam.
    Devemos prevenir através de cuidados no sentido de evitar seus fatores indutores que são a exposição ao frio e tomar chuva ou vento após a transpiração.

    3ª- CANÍCULA (HUO) ou CALOR DO VERÃO (SYU), é uma energia que ocorre predominantemente no verão, assim como favorece as doenças relacionadas ao calor do verão patogênico.
    Suas características gerais são, fator patogênico yang, resulta da transmissão do calor e do fogo, apresenta origem única externa, penetra e se espalha no corpo, provoca sudorese, fere os jinye e esgota o qi..
    Devemos nos prevenir através de cuidados evitando os seus fenômenos indutores tais como a exposição prolongada ao sol nos dias quentes ou a permanência por longos períodos em ambiente quente com pouca ventilação.

    4ª- UMIDADE (SHI), é de frequência maior no final do verão, onde ocorre a época das chuvas , que segundo o poeta são as águas de março levando o verão, trazendo as doenças relacionadas à umidade. As características gerais da umidade perversa é ser de natureza yin, pesada e impura, sensação de peso na cabeça e no corpo e entorpecimento.
    Seus os fenômenos indutores são o uso de roupas molhadas pela chuva ou transpiração, habitar em locais baixos e úmidos ou exposição freqüente e por período prolongado com água no dia-a-dia, os quais devemos como forma de prevenção.

    5ª- SECURA (ZAO), ocorre predominantemente no final do outono quando há pouca umidade no ar, favorecendo as doenças relacionadas à secura perversa.
    Fator patogênico está apto a consumir yin liquido, especialmente o yin do pulmão.
    Suas características gerais são, consumo de yin líquido, especialmente o yin do pulmão, pele seca, enrugada e rachada, secura na boca e nariz, secura e irritabilidade na garganta e tosse seca.
    A prevenção se dá quando nesta época tomamos muita água e mantemos os locais de trabalho e moradia umidificados

    6ª- CALOR (RE) e FOGO (HUO)
    São fatores patogênicos yang que possuem intensidades diferentes, considerando o fogo é mais grave e o calor mais suave.
    Tem como características gerais as manifestações hemorragicas tais como, hematêmese, hemoptise, epistaxe e erupções de pele. Pode provocar infecções de pele e furúnculos.
    A prevenção se dá quando evitamos a exposição ao calor extremo por longos períodos.
    Conheça mais lendo o livro Fundamentos Essenciais da Acupuntura Chinesa, Editora Icone. 25/08/10

    • acupunturaauricular Says:

      Iniciamos muito bem.
      Ótima resposta, a cada estudo dirigido o aprendizado cresce e aumenta o sentido da clínica.
      É uma grande satisfação crescermos juntos.

  15. Marlene Barros da Fonseca Says:

    Retomando as respostas das questões propostas: Uma das funções muito importante do Zang Rim,é o Domínio do Metabolismo da Água. Este conhecimento também faz parte da Medicina Ocidental. Na MTC a água corporal depende também do Baço que absorve e metaboliza os líquidos, e do Pulmão que regula as passagens da água. O Rim recebe os líquidos resultante do metabolismo do Baço, separa o Puro do Impuro e dá a destinação fisiológica: o puro é ascendido ao Pulmão, que vai então regular a passagem do líquido corporal para todos os órgàos, e Impuro que é excretado pela Bexiga( víscera acoplada ao Rim) . Esta função do Rim( ascender os líquidos) é feita pelo Yang do Rim, Qi do Rim. A função de separação do Puro do Impuro, é feita pela qualidade adstringente da Essência do Rim. Quando aparece Poliúria no caso de Diabete Mellitus e Diabete Insipidus,significa que o Rim não está retendo o fluído corporal Límpido(onde estào os nutrientes) Este conhecimento também faz parte da Medicina Ocidental, que entende que no caso das Diabetes(ambos os tipos) ,há perda de nutrientes (fazendo parte do protocolo de exames). No caso de Edema dos membros inferiores, a função Yang do Rim é que está compromrtida, pois não ascende fisiológicamente os líquidos para o Jiao Superior.

  16. Marlene Barros da Fonseca Says:

    Outra função importante do Zang Rim é que o Rim é a sede da Porta da Vida ou seja: o MING MEN. As relações fisiológicas do MING MEN são as seguintes: 1) é a sede do Qi Ancestral(Yuan Qi), 2) é a sede da potência masculina, a ereção e a potência masculina são funções atribuídas ao Yang do Rim. A impotência é sinal de deficiência do Yang do Rim. 3) amorna o útero e promove a Menarca e a fertilidade,o Útero é um órgão essencialmente Yin, e com plenitude de sangue(é chamado de “mar de sangue”) O Yang do Rim através do MING MEN esquenta o útero e desprende o sangue acumulado gerando a menarca ,os ciclos menstruais são essenciais a fertilidade feminina. 4) é a sede do Yang do corpo, o Rim através do Ming Men e a fonte do Yang de todo o corpo. O fogo do Ming Men nutre o Yang de todos os órgãos permitindo que eles realizem suas funções. 5) é a sede de todo Yin e de todo Yang corporais. A água, movimento do Rim, é o começo de tudo. É relacionada aos gametas, ao núcleo da primeira célula, ao início da vida.A partir daí, todos os órgãos se formam. Portanto o Rim gera todo Yin e todo Yang do corpo. Durante a vida, o Rim sede da Essência e do Ming Men, continua nutrindo o Yin e o Yang dos órgãos e vísceras.Quando o Yin do Rim enfraquece, todo o Yin do corpo fica comprometido, o mesmo raciocínio é válido para o Yang.

  17. Marlene Barros da Fonseca Says:

    Outras funções do Zang Rim: controla os orifícios inferiores, abre-se nos ouvidos e se manifesta nos cabelos.De acordo com os 5 Movimentos,os ouvidos são os órgãos dos sentidos relacionados ao Rim, porque a audição depende dos ossículos que estão na Cóclea,que está sempre cheia de líquidos, o que se remete ao Rim, que está relacionado à Água. De acordo com a MTC, se o Rim está pleno, “os ouvidos podem escutar os cinco sons” De acordo com a MTC,se a Essência do Rim enfraquece, os cabelos ficam brancos e caem. Os cabelos dependem também do Pulmão, que é que domina a pele e os pelos,se o Qi do Pulmão está fraco, e a pele mal nutrida,os cabelos ficam fracos e ressecados. Os cabelos também dependem da plenitude do sangue, queda de cabelo também pode significar deficiência de sangue. A última função do Rim : Alberga o ZHI – o Espirito da Vontade . A Vontade na MTC é a manifestação mental mais básica, e resulta da conjunção de todos os espíritos dos outros órgãos. A Vontade pode influenciar o corpo e o espírito, torná- los mais forte, ou destruí- los. Quando o Qi do Rim enfraquece, a pessoa perde a vontade de fazer as coisas e aparece a depressão, o medo , o pânico.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: