TURMA DE FORMAÇÃO ATQ – CHINESA (1° semestre) – ESTUDO DIRIGIDO * 2° final de semana – fevereiro – 2013

1) Explique as funções de cada Zang (órgão) exemplificando as energias que são originadas.

2) Explique a formação e função de cada energia, correlacionando-as.

11 Respostas to “TURMA DE FORMAÇÃO ATQ – CHINESA (1° semestre) – ESTUDO DIRIGIDO * 2° final de semana – fevereiro – 2013”

  1. valeria cantarini Says:

    função do figado. controla a drenagem e a dispersão. Armazena o Sangue, tipo de energia Qi Hua.
    Função do Pulmão.controla a respiração, a dispersão e a descendência, a voz e a superfície do corpo. Tipo de energia TA QI.Controla a pele e os poros.
    Função do Baço.Fixar a sangue dentro dos vasos. Aquecer. Controla a ascensão do YANG QI.
    Função do Rim. Aquecer o Baço. Armazena a essência congênita e adquirida.Gera a medula óssea e espinhal. Tipo de energia Zheng qi, Yuan Qi.
    Função do Coração.Nutrir o calor do corpo todo. Tipo de energia ZONG QI.

    Pregunta 2)
    Energia WIE QI: Formação Rim.
    Função: esquentar a superfície do corpo, umedecendo e nutrindo a pele e os pelos e esquenta os Zang Fu. Energia mais superficial e Yang. Depende da função do Baço para nutrir se e do Pulmão para distribuir se por todo o corpo.
    Energia Zong qi: Formação No pulmão e Baço. (Ar inspirado e alimentos ingeridos)
    Função:
    Control da respiração, da circulação da sangue, energia e Xue.
    Energia Ta qi: Formação: A traves da respiração, se abrem os canais do Pulmão para captar o qi procedente do ar.
    Função: Realizar a função do Pulmão.
    Energia Ying qi: Formação: captado pelo Baço dos alimentos e líquidos ingeridos.
    Função: Evitar as rupturas espontâneas dos vasos e os extravasamentos e hemorragias. Transforma e nutre a sangue Sangue e Ying qi e ying qi se converte em sangue. Energia mais Yin.
    Energia Zheng qi: Formação: Produto da soma do qi adquirido e ancestral.
    Função: Manter as atividades vitais, proteger de ataques patógenos, garante a função dos Zang Fu.

    Correlação:
    O ar inspirado e TA QI captado pelo Pulmãoconverte se em ZONG QI que e dispersa pelo corpo todo como YING QI (por dentro dos vasos pele y cabelos, dentro dos Zang fu) e WIE QI (por fora dos vasos sanguíneos, pele y cabelos). Este YING QI e WEI QI tambem e enriquecido por ação do Baço e estomago na ingestão dos alimentos e liquidos. Estas energias captadas pelo pulmão e Baço protegendo o interior e o exterior do corpo van a ser armazenadas pelo RIM no DAN TIAN , como ZHENG QI, soma da essência adquirida, que a suá vez se converte em Jing.

    • PROF. RAQUEL Says:

      valéria,
      Ótima resposta !! Favor verificar a WEI QI – ESCREVEU DE OUTRA FORMA… XIE QI É O QI PERVERSO QUE LUTA EM OPOSIçÃO AO QI ANTI PATÓGENO(ZHEN QI).
      O Wei Qi é o Qi protetor , é o Qi mais yang e circula mais na superfície.
      Passo a passo seguiremos “com clareza” neste universo magnífico que é a medicina chinesa.

  2. Coração (monarca dos órgãos) – o coração controla a circulação sanguínea e também as atividades mentais. O Qi do coração é a força que faz o coração bater e bombear sangue por todo o corpo numa determinada frequência e ritmo.
    Pulmão – regula a dispersão e a descendência do Qi pelo corpo através da respiração, controla a superfície do corpo, nutre a pele e o cabelo, desobstrui as vias dos líquidos corporais. O pulmão capta o Qi do ar através da respiração, mistura-o a outros Qi e o distribui pelo corpo todo.
    Baço – transforma os alimentos e líquidos ingeridos (separando o Qi puro do Qi turvo) e transporta e distribui os nutrientes por todas as partes do corpo. É a fonte de produção de Qi e sangue e faz ascender o Qi. Também é o responsável por manter o sangue circulando dentro dos vasos. Ele forma o Ying Qi, Qi proveniente dos alimentos e líquidos ingeridos, que é distribuído por todo o copo através dos vasos sanguíneos (localiza-se entre a parece interna do vaso e o sangue) e tem a função de evitar rupturas expontâneas dos vasos, nutrir o interior de todos os órgãos e vísceras e os 4 membros e nutrir o sangue.
    Fígado – armazena o sangue e controla a drenagem e dispersão do Qi. É o fígado que regula o livre movimento do Qi pelo corpo.
    Rim – armazena a essência vital, tanto herdada quanto adquirida, regula o metabolismo hídrico do corpo, determina a condição dos ossos e da medula. O Qi do rim é produzido pela essência vital, tanto congênita quanto adquirida

  3. 2) O Ta Qi é produzido pelo pulmão através da respiração. O pulmão capta o Qi do ar, que depois é misturado a outros Qi e distribuído pelo corpo. O Ying Qi é produzido pelo baço, através da transformação dos alimentos e líquidos ingeridos. O Qi puro dos alimentos é transformado em Ying Qi e distribuído por todo o corpo, nutrindo órgãos, vísceras, sangue e músculos e o Qi turvo é eliminado. Tb é responsável por manter o sangue dentro dos vasos sanguíneos. O Zong Qi é formado pela união do Ta Qi e o Qi proveniente dos alimentos. Ele controla a respiração e a força da voz, estimula a atividade do coração e impulsiona a circulação de Qi e sangue pelo corpo. O Wei Qi origina-se no yang do rim, mas depende do Qi do baço para nutrir-se e do Qi do pulmão para distribuir-se por toda a superfície do corpo. É o Qi de proteção, que evita a penetração de agentes patógenos exógenos no corpo. Controla a abertura e o fechamento dos poros, esquenta a superfície do corpo, esquenta os Zang Fu e nutre pele e cabelo. O Yuan Qi é o Qi procedente dos nossos pais e acompanha a essência ancestral. Ele promove a função dos 5 Zang e dos 6 Fu e controla a atividade sexual, o nascimento, crescimento e desenvolvimento do ser humano. O Zheng Qi é o produto da soma do Qi adquirido e do Qi ancestral e é o responsável por manter todas as atividades vitais, proteger dos ataques patógenos e garantir a função dos Zang Fu.

  4. CARLOS JOÃO TEIXEIRA FONTES Says:

    1)
    CORAÇÃO (XIN)
    Controla a mente e a consciência, impulsiona a circulação de sangue. O QI do coração controla a circulação do sangue e se encarrega das atividades mentais. A víscera acoplada é intestino delgado. A sua abertura externa é a língua.
    RIM (SHEN)
    É no rim que está armazenada a essência ancestral e adquirida. Ele gera a medula óssea e controla os fluídos corporais. A bexiga é a víscera acoplada a ele. Ele abre-se no ouvido.
    PULMÃO (FEI)
    Ele controla a dispersão e a descendência do QI. O QI do pulmão controla a voz, a superfície do corpo, desobstrui e regula as vias dos líquidos corporais e controla a pele e pelos. O intestino grosso é a víscera acoplada. O nariz é a abertura externa.
    FÍGADO (GAN)
    O fígado controla a drenagem e dispersão, armazena o sangue. O QI do fígado regula a mente e o humor, ainda é a força impulsionadora na circulação do sangue. A víscera acoplada é vesícula biliar. Ele se abre nos olhos.
    BAÇO (PI)
    É a base do céu posterior. Ele mantém o sangue nos vasos, controla a qualidade dos músculos, os quatros membros e a ascensão do YING QI. O QI do baço envia a essência do alimento para cima para o pulmão e, fixa os órgãos internos em suas localidades. A víscera acoplada é o estômago. A boca é a abertura externa. Ele abre-se na boca.

    2)
    TA QI
    É captado pelo pulmão para absorver o QI do ar através da respiração. Combinado com os outros QI ele se distribui pelo corpo para realizar sua função. A sua deficiência provoca debilidade geral e enfermidades respiratórias.
    YING QI
    O baço capta-o dos alimentos e líquidos ingeridos. Evita as rupturas espontâneas dos vasos e o extravasamento e hemorragia. Ele nutre os zang fu, membros e transforma e nutre o sangue. O sangue se transforma em YING QI e o YING QI se transforma em sangue. A sua disfunção causa enfermidades hemorrágicas.

    ZONG QI
    Controla a respiração e a força da voz. Controla e estimula a atividade do coração e seus vasos. Impulsiona a circulação de QI e XUE. Ele é formado pela combinação do TA QI e do QI e essências captadas pelo baço dos alimentos e líquidos ingeridos. A sua disfunção causa deficiência cardiorrespiratória.
    WEI GI
    Aquece a superfície do corpo umedecendo a pele e pelos. Esquenta os zang fu. Controla a abertura e fechamento dos poros. Com isso ele executa a função de proteger a superfície do corpo dos agentes patógenos exógenos. A sua disfunção causa ressecamento da pele, tirando seu brilho, sudorese e as pessoas resfriam com mais frequência.
    ZHENG QI
    Ele mantém todas as atividades vitais do corpo protegendo dos ataques patógenos e garante a função dos zang fu. É formado pela soma do QI ancestral mais o QI adquirido. A sua disfunção causa hipofunção dos zang fu e depressão mental.
    YUAN QI
    Promove a função dos zang fu. Controla a atividade sexual, nascimento, crescimento e desenvolvimento do ser humano. A sua origem é dos nossos pais, é o mesmo que acompanha o YUAN JING. A sua debilidade atrapalha a função do QI HUA e dos SAN JIAO ocasionando a disfunção do zang fu, causando deficiência de nutrição, disfunção sexual e envelhecimento prematuro.

    • PROF. RAQUEL Says:

      Carlos,
      A forma como oeganiza as respostas contribui muito para o aprendizado.
      Observe como as “energias” são interdependentes, ocorre a cada instante uma relação de “ajuda” entre elas.
      Alguns órgão são mais abastecedores e outros mais distribuidores.
      Após esta resposta acima procure agora correlacionar mais cada uma e suas devidas funções.
      Parabéns, pelo início de uma longa caminhada…..até sábado.

  5. O CORAÇÃO governa o sangue,controla os vasos sanguíneos,manifesta-se na compleição,abriga a mente,relaciona-se a alegria,abre-se na língua,controla a sudorese.O Zong Qi e Zhen Qi são as energias originadas.
    O FÍGADO armazena o sangue,assegura o fluxo homogêneo do Qi,controla os tendões,manifesta-se nas unhas,abre-se nos olhos,controla as lágrimas e é afetado pela raiva.Zheng Qi é a energia originada.
    O PULMÃO governa o Qi e a respiração,controla a dispersão e a descida de Qi e fluidos corpóreos,regula a passagem das aguas e as atividades fisiológicas,controla a pele e o espaço entre pele e músculo,controla a voz,abre-se no nariz e é afetado pela mágoa,tristeza.O Ta Qi,Zhen Qi e Zong Qi são as energias originadas.
    O BAÇO governa o transporte e transformação dos alimentos,controla a ascendência do Qi,controla o sangue dentro dos vasos,controla os músculos,abre-se na boca,manifesta-se no lábios e é afetado por excesso de pensamento.O Zhen Qi,Ying Qi e Wei Qi são as energias originadas.
    O RIM armazena a essência e governa o nascimento,crescimento,reprodução e o desenvolvimento.Produz medula,governa a água,abre-se no ouvido,manifesta-se nos cabelos,abriga a força de vontade e sua emoção é o medo.YUAN Qi é a principal energia do rim,originando-se também o Zhen Qi e o Wei Qi

  6. YUAN Qi- Origina-se entre os dois rins.Recebemos na hora da concepção,é o Qi com o qual nascemos.Controla a atividade sexual,o nascimento,o crescimento e desenvolvimento do ser humano.Promove a função dos cinco Zang e dos seis Fu.

    YING Qi- É o Qi nutritivo produzido pelo baço.É extraído dos alimentos e da água.Circula pelos canais nutrindo todos o órgãos.É encarregado de evitar as rupturas espontâneas dos vasos,hemorragias,músculos fracos,cansaço..

    TA Qi- Este Qi é captado pelo pulmão durante a inspiração.O pulmão inala o Qi puro(ar) e exala o Qi impuro.A troca e renovação constantes do Qi realizada pelo pulmão,asseguram o funcionamento adequado de todos os processos fisiológicos do organismo que tem o Qi como base.

    ZONG Qi- Interação do Qi do alimento com o ar.O baço envia o Qi do alimento em subida para o pulmão,onde reagindo com o ar é transformado em Qi da reunião.Acumula-se no tórax,sobe para garganta.Controla e estimula a atividade do coração e de seus vasos.Impulsiona a circulação de Qi e Xue.Pulmão e coração são os orgãos relacionados.

    WEI Qi- Esta energia esta localizada entre a pele e os músculos com a função de esquentar a superfície do corpo umidecendo e nutrindo pele e os pêlos e esquenta os Zang Fu.Protege a superfície do corpo contra os agentes patôgenos e exógenos,evitando sua penetração.Controla a abertura e fechamento dos poros e portanto a sudorese e a temperatura corporal.

    Zhen Qi- é a energia que circula em todos os canais.Nos da a capacidade de resistir as doenças.

    Se o Qi é transformado adequadamente,podem ocorrer movimento,nascimento,crescimento e reprodução.
    Se o Qi estiver florescente,há saúde,se estiver débil,há distúrbio,se estiver equilibrado há tranquilidade,caso se mova na direção errada há doença.Dessa maneira,a transformação e a direção correta do movimento do Qi são a base para o movimento do Sangue,a transformação da Essência,o movimento dos Fluidos Corpóreos,a digestão alimentar,a absorção dos nutrientes,a excreção,o umedecimento dos tendões e dos ossos,a hidratação da pele e a resistência aos fatores patogênicos externos.

    • PROF. RAQUEL Says:

      A resposta está estruturada..faltou correlacionar as energias..Prepare por favor um trabalho para vc apresentar no ambulatório de quinta feira de 16 as 17h.
      Vamos verificar tudo isso hoje na prática (ambulatório).

  7. Valeria Oliveira Says:

    obrigada pelas informaçãos, agora poderei usar o blog, pois já sei uasr.
    Bjs Valeria oLIVEIRA

  8. sandra Torves Says:

    Sandra Macedo Torves
    1) O yin e o yang, a transformação gera o movimento, são os extremos quando um termina o outro começa.Quando a alegria e extrema é aí que começa a tristeza,só sabemos que estamos alegre depois que conhecemos a tristeza,Para o frio e o calor é a mesma coisa não se O que não se movimenta morre, o que fica parado adoece, e isso acontece com o corpo da pessoa e o metabolismo também.
    2.São os elementos da natureza se relacionando entre si, mantendo uma estreita relação. Como a Madeira ( fígado) sendo mãe do Fogo(Coração); O Fogo (coração) mãe da Terra (baço); a Terra (baço) mãe do Metal (pulmão): O Metal (pulmão) mãe da Água (rins); a Água (rins) mãe da madeira (fígado). Esta relação entre mãe e filho se torna patológica, causando assim a doença, isto também acontece em relação aos outros elementos.( Ciclo Sheng ou geração). É a energia em movimento se exacerbada, acontecerá o excesso podendo ocorrer o entupimento ou transbordamento gerando a doença.
    No ciclo de Kou ou dominância, ocorre que a Madeira (fígado) será avô da Terra (baço) controlando a Terra; a Terra (baço) será avô da Água (rins) controlando a água; A Água (rins) será avô do Fogo (coração) controla ou apaga o fogo; O Fogo (coração) sendo o avô do Metal (pulmão) controlando o metal. O avô é o que dá o limite, quando isso não ocorre acontece a doença.
    E existe o ciclo rebelde, quando o filho se volta contra o pai ou o neto se volta contra o avô.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: