Estudo dirigido turma 130201

1- Descreva a relação do yin e do yang com cada estrutura corporal.
2- Explique com suas palavras a 3ª lei do yin e yang e correlacione
com a sensação de frio e calor.

10 Respostas to “Estudo dirigido turma 130201”

  1. 1- As vísceras acopladas e os orgaos tem funcoes diferentes que podem ser observadas a través do yin e yang. Por exemplo: O estomago é um órgao yang aonde os alimentos sao transformados mais nao armazenados, quem tem essa funçao é sua viscera acoplada, o baço, quem armazena e atesora a esencia dos alimentos. Os órgaos yang tem mais atividade, os yin mais repouso.
    O Yang é mais imaterial o Yin mais substancial o que podemos observar neste exemplo citado.
    As costas sao mais Yang e o abdomen Yin.
    A superficie do corpo é Yang e os órgaos internos Yin.
    Entre as vísceras , os 6 Fu sao Yang e os 5 zang sao Yin.
    Entre os Zang, o coraçao e o fígado sao yang, e o Pulmao, baço, e rim sao Yin.
    Todos estos aspectos sao relativos e podem variar de acordo com as condiçoes.

    2- Terceira lei do yin e yang, Lei de intertransfrmaçao ou transformaço mutua:
    Esta lei diz que a intertransformaçao é o que gera o movimiento, a vida e a morte. Quando o Yin e o Yang cresce até um estagio, o Yang se transforma em Yin, e o Yin em yang.
    Uma vez que chega a um extremo, transforma-se na direçao oposta.
    No exemplo do frio e o calor. Quando o frio extremo produz uma insensibilidade e deterioro da pele y o orgao, se produz o resecamiento e a aparente quemadura a causa do frio.
    O calor extremo, a materia do volcao, produz o fogo liquido que envolve a natureza enrijecendo-a e tirando toda a vida o seja o calor da mesma.
    As doenças causadas pelo frio, provocam calor, o seja febre, as doenças causadas pelo calor, insolaçao provocam frio, escalafrios por exemplo.
    O motivo pelo qual cada aspecto Yin o Yang pode se transformar no outro é o fato de que cada um contém latentemente ao outro.

    • Está correta a resposta. O Yin e o Yang podem ser analisados ao longo de toda a prática clínica. A Cada análise a compreensão cresce e o paciente é melhor atendido em cada manifestação fisiológica.

  2. areginamarques Says:

    REGINA MARQUES:

    1 – Descreva a relação do yin e do yang com cada estrutura corporal:
    Yin e Yang é a expressão da dualidade de tudo que existe e que têm a mesma origem, o Tao – princípio gerador de onde tudo surge. Por isso, podemos fazer uma comparação entre a Natureza, macrossistema, e nós, um microssistema que contém os mesmos elementos, estruturas e modo de funcionamento do macrossistema. Por exemplo, num corpo sadio, assim como na natureza nada está parado, isolado ou dissociado de outros elementos.
    Em se considerando yin e yang relativos, podemos afirmar que as estruturas que estão na parte superior do corpo são yang, e as que ficam na parte inferior são yin. Ainda, são yang as estruturas externas, que aquecem, que se movimentam, que transportam, dispersam e ascendem, enquanto as estruturas yin, comparativamente às estruturas yang, são aquelas mais internas, que resfriam, permanecem paradas, recebem, armazenam, conservam e descendem.
    Exemplos:
    – se considerarmos os órgãos como estruturas corporais, podemos dizer que um órgão é considerado yin, porque é maciço, recebe e armazena substâncias, enquanto seu acoplado é uma víscera Yang, porque é oca, transporta e transforma as substâncias.
    – o sangue, como estrutura corporal, é o yin que se materializou e dá base para a energia Yang, em movimento, que percorre o corpo.

    2 – Explique com suas palavras a terceira lei do yin e do yang e correlacione com a sensação de frio e de calor:
    A terceira lei do yin e do yang é a lei da intertransformação ou transformação mútua e é observada toda vez que yin e yang se desenvolvem e ao alcançarem determinado estágio, o extremo, yin se transforma em yang e vice-versa, é o próprio crescimento ou a morte das coisas. Em outras palavras, a transformação mútua gera movimento e mudança na direção oposta, pois o oposto já está contido, de forma latente, no yin e no yang.
    Quanto as estações do ano, temos que no verão o yang é máximo, mas já contém o yin – em forma latente, que vai crescendo no outono e chega no seu máximo no inverno, o qual já contém o yang – na forma latente, que se desenvolve durante a primavera até chegar ao seu máximo no verão. No inverno, algumas doenças se manifestam através do calor: febre, enquanto que no verão há as doenças que causam sensações de frios.

    • Regina,
      Parabéns por ter iniciado o processo, verá que a leitura semanal facilita todo o aprendizado. Esta resposta esta coerente com a aula. Faça o exercício agora de observar em cada pessoa que conhece as atitudes yin e yang, cada doença cada expressão da face!! VERÁ COM O TEMPO QUE A NOSSA OBSERVAÇÃO CLÍNICA CRESCERÁ E TUDO FARÁ SENTIDO.
      Um abraço

      • Muito obrigada, profa. Raquel.

        Adorei suas aulas, sua didática contribuiu muiiiiiito para incorporarmos os conceitos da filosofia taoísta, presentes na Medicina Chinesa.
        Agradeço também a preciosa dica para observarmos o yin e o yang em nosso cotidiano.

        Um beijo,
        Regina Marques

  3. Carla Renata Says:

    1-Descreva a relação do yin e do yang com cada estrutura corporal.
    A relação do yin e do yang basicamente é que o yang fica no exterior e tem a função de proteger , enquanto o yin fica no interior para armazenar e fornecer energia para o yang constantemente .
    A superfície do corpo é yang e os orgãos internos são yin.
    Com relação a estrutura corporal a superfície do corpo , a pele é yang e os músculos , tendões e ossos são yin, entre as vísceras , 6 fu são yang e os 5 zang são yin, e entre os 5 zang , o coração e o figado são yang , e o pulmão , baço e rim são yin, cada víscera pode ser dividida em yin e yang.Todos esses aspectos são relativos e podem variar de acordo com certas condições
    Exemplo: quando se considera as costas e o peito , as costas pertencem ao yang , enquanto o peito ao yin.

    2-Explique com suas palavras a 3 lei do yin e yang e correlacione com a sensação de frio e calor.
    A terceira lei do yin e yang diz que a intertransformação é que gera movimento, sem a mesma não há vida.Quando o yin e o yang desenvolve até certo estágio , o yang se transforma em yin e o yin em yang .
    Uma vez , chegando ao extremo , a mudança na direção oposta é inevitável.
    Com a sensação do frio e calor,as doenças causadas pelo frio gera calor ex. a febre e as doenças causadas pelo calor gera frio, como exemplo a queimadura ou insolação.

    • Carla,
      Acrescente apenas que quando o frio entra NECESSARIAMENTE O CALOR SAIRÁ! Iremos Tratar a queda de uma energia estimulando a outra, pois as duas tem a mesma origem.Lembra?
      Bom estudo, inicia agora uma nova caminhada para melhor compreender o seus futuros pacientes.

  4. Jonathan Folly Says:

    O yin e o yang, representam o equilíbrio do universo. O yin tende a frequências mais baixas e o yang a frequências mais elevadas.Sendo assim, o yin tende ao frio e o yang ao calor. Nosso corpo segue sempre a natureza, então, somo um reflexo do que acontece no universo, ou seja, as leis do yin e yang acontece no nosso organismo também.

    Começando com o yang; como tende ao calor temos o seu máximo representado pelo Sol, o calor máximo, a agitação, a geração de calor do nosso universo, simbolizando o nosso coração que gera energia(calor) para o nosso corpo todo.
    Representando num ciclo, o que segue o sol é a terra, o nosso baço. É o responsável pela sustentação da vida, é o meio onde achamos o metal, onde a água se sustenta e onde a arvore cresce, ou seja, o baço sustenta o corpo e manda sua energia para a cabeça. Seguindo o baço, temos o pulmão, simbolizado pelo metal, pois ao ser aquecido tende ao liquido, tende a água, frialdade, sem ser tão fluida como a água. Em seguida temos o rim, simbolizado pela água, representando o máximo do yin, tende ao baixo, a estiticidade e apesar de ficar em posição oposta, consegue dominar o mais yang. Apos o rim, temos o figado, simbolizado pelo vento ou pela arvore, não é tao frio nem tão quente, seu movimento é ascendente, por isso a arvore e gosta de se espalhar, se expandir livremente, por isso o vento.

    A 3ª lei é a de intertransformação. É a lei mais forte, pois sem ela não existiria vida, é a lei que gera o movimento do universo e do nosso corpo. É quando o yang se transforma em yin e o yin se transforma e yang, fazendo essa variação temos um movimento. Isso somente se da, pois o yang e yin contém em sua essencia parte do seu oposto, ou seja o yin contem “latentemente” o yang e o yang contem “latentemente” o yin, por isso um pode se transformar no outro gerando em nosso corpo as sensações de calor e de frio.

  5. Ótima resposta, quanto mais explicarem com as próprias palavras melhor será a compreensão, quando nos “pronunciamos”aumenta o RACIOCÍNIO!! ESTUDE A APOSTILA E FORMULE AS SUAS DÚVIDAS.

  6. Exercício 01: Descreva a relação do yin e do yang com cada estrutura corporal.

    Em relação a superfície do corpo, a pele é YANG e os músculos, tendões e ossos são YIN. Entre as vísceras, os 6 Fu são Yang e os 5 Zang são Yin. Entre os 5 Zang, o Coração e o fígado são yang, e o pulmão, baço e rim são Yin. Além disso, cada víscera pode ser dividida em Yin e Yang.
    Todos esses aspectos não são absolutos e sim relativos e podem variar de acordo com certas condições. Por exemplo, quando se considera a relação entre as costas e o peito, as costas pertencem ao yang, enquanto o peito ao Yin. Se for classificar quanto superior e inferior. O coração e o pulmão pertencem ao yang porque estão localizados acima do diafragma e o fígado, baço e rim por estarem abaixo pertencem ao Ying..

    O Yang fica no exterior e tem a função de proteger, enquanto o Yin fica no interior e tem a função de armazenar e fornecer energia para o Yang constantemente.

    2- Explique com suas palavras a 3ª lei do yin e yang e correlacione
    com a sensação de frio e calor.

    Esta lei fala que quando existe o desenvolvimento extremo do Yin e do Yang, um se transforma no outro, o Yin se transforma no Yang e o Yang no Yin, logo a mudança na direção oposta é inevitável. Isso acontece porque um contém o outro.
    O extremo calor irá gerar o frio e o extremo frio irá gerar o calor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: