ESTUDO DIRIGIDO 2- TURMA130201

Explique com as “SUAS PALAVRAS” as leis dos 5 elementos: FISIOLÓGICA E PATOLÓGICA.
-Quando o organismo funciona de forma adequada quais leis estão em ação?
-Quando o organismo está em desarmonia quais leis passam a existir?
obs: qualquer dúvida favor DEIXÁ-LA POSTADA EM * DEIXE O SEU COMENTÁRIO. PARA QUE MELHOR POSSAMOS ATENDÊ-LOS.

14 Respostas to “ESTUDO DIRIGIDO 2- TURMA130201”

  1. 1) Lei dos 5 elementos:
    É a Lei que traz saúde e armonia, um órgão nasce do outro, Lei de nascimento. Mãe e filho.
    A Lei de dominancia é o freio necessario para equilibrar, para que a mãe não agote ao filho, é o freio para que cada órgão não exceda na sua função.
    Estas Leis traem saúde ao organismo.
    2) Quando o organismo perde a saúde se produz a causa de que o freio da dominancia não funciona como deveria. A mãe suga o filho, ou o filho suga a mãe, ou o abo invade ao neto.

  2. Como cada órgão esta interligado, quando um falha, traz problemas tanto para sua mãe como para seu filho. Por exemplo: Ao falhar o pulmão, pode adoecer o Baço e os Rins.
    Neste exemplo é a Lei da Geração que esta em desarmonia.
    E quando a doença se estabelece na Lei de dominancia é quando por exemplo, o Fígado invade ao Baço. Normalmente é o Fígado freio do Baço, mais quando o fígado sofre estagnação em vez de freiar o Baço o invade, o enche de calor por exemplo.

    • Estes exemplos que vc escreveu…sempre irão depender da ´tendência do paciente..a natureza sustenta o máximo possível a saúde…o corpo quer permanecer saudável, porém o lesamos sem perceber. O importante é saber exatamente o sinal de cada órgão para analisarmos o mais afetado e agirmos clinicamente.

  3. Então se estabelece uma deficencia da Lei de dominancia, o filho suga a Mãe.

    • Carla Renata Says:

      A lei dos 5 elementos é a lei que forma o corpo desde o nascimento , que controla e que faz o corpo se mover, ela está no universo e dentro de nós.
      O organismo quando funciona adequadamente é porque ele está em equilibrio , harmônia , com uma energia boa.Um órgão depende do outro para um bom funcionamento, por isso devemos ter uma boa alimentação, práticas de exercícios fisícos, e exercícios para a mente.Devemos estimular sempre a circulação.
      Ex: baço e estomago funcionando de maneira harmônica ,iremos ganhar a qualidade da capacitação das essências dos alimentos e dos líquidos , favorecendo o bom crescimento e desenvolvimento do ser humano , desde o seu nascimento
      Quando o organismo está em desarmonia , gera uma deficiência e os órgãos ficam fracos, causando as doenças.
      Ex; preocupação, pensamento prejudica o baço;
      Estagnação-fígado.

  4. Carlos João Teixeira Fontes Says:

    GERAÇÃO
    Um elemento gera o outro. Exemplo: o fígado é a mãe do coração e o coração é a mãe do baço.

    DOMINÂNCIA
    Se existisse apena a lei de geração haveria uma aceleração constante o que geraria a morte. Mas a lei da dominância equilibra, pois passa a existir como se fosse uma relação de avô e neto. Exemplo: quando a madeira/fígado (avô) recebe terra/baço (neto) desenvolve.
    Quando estas leis não funcionam surgem as enfermidades. Com o enfraquecimento de dos órgãos Zang pode sobrecarregar o outro. Quando a pessoa está muito agitada, envolvida e tomada pelo estresse laboral o coração ascende o fogo de forma exagerada o que vai sobrecarregar o baço que deixa de processar adequadamente os alimentos e líquidos causando deficiência na sua função energética comprometendo a formação de sangue. Houve, então, um desequilíbrio na de geração.
    Outro caso é quando desequilibra a lei de dominância. Como exemplo uma pessoa estagnada que contém muito suas emoções, não reage quando é necessário, o fígado (avô) fica estagnado invadindo o baço (neto). A pessoa então sofre, não se alimenta direito, o QI do baço não ascende, fica fraca,com sono perturbado. É preciso, então, tratar o fígado para que a lei de dominância volte ao equilíbrio.

  5. Águida Francisca dos Santos Neta Says:

    Sabemos que os cinco elementos são elementos básicos que constituem a natureza.
    Para que haja um funcionamento saudável no corpo humano é necessário que todos elementos estejam equilibrados (geração dominância).
    Os órgãos Zang-fu tem funções fisiológicas diferentes, mas existe uma relação muito próxima na manutenção das funções normais do organismo.
    O QI do pulmão (metal) purifica e desce, pode deter a subida excessiva do yang do fígado, a ação reguladora do fígado (madeira) pode drenar a congestão da terra; do baço; o movimento de transporte e transformação do baço (terra) poderá deter o transbordamento da água dos rins; a modificação dos rins (água) poderá deter o excesso de calor do fogo do coração; o calor yang do coração, poderá controlar um excesso de refrescamento do metal do pulmão.

  6. Nas infulências patológicas vai ocorrer o desequilibrio podendo relacionar: subjugação externa, subjugação contraditória, doenças da mãe que afeta o filho, doenças do filho que afeta a mãe.
    Ex: as doenças do fígado, podem afetar o baço porque a madeira soobre-subjuga a terra, enquanto que a doença pode afectar o fígado, uma vez que a terra contradiz subjugando a madeira. As doenças do fígado e baço interagem uma com as outras. A doença do fígado também pode afectar o coração,; ou seja, “mãe a afectar o filho”. Se a doença do fígado é transmitida ao pulmão, isto é caracterizado com a madeira contradiz subjugando o metal. Se é transmitido ao rim, então é considerado uma doença “filho a afectar a mãe”.

  7. Regina Marques Says:

    Explique com as “SUAS PALAVRAS” as leis dos 5 elementos: FISIOLÓGICA E PATOLÓGICA.
    -Quando o organismo funciona de forma adequada quais leis estão em ação?
    -Quando o organismo está em desarmonia quais leis passam a existir?

    Os chineses antigos, grandes observadores da Natureza, durante muito tempo dividiram o mundo relativo em duas partes: Yin e Yang e, posteriormente, expandindo, mas não abandonando a teoria do Yin/Yang, eles passaram a analisar os fenômenos que observavam como um processo sequencial e cíclico de 5 elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. A energia da Madeira é representada pela expansão, o Fogo dirige-se para cima e transforma, a Terra acolhe e produz , o Metal recolhe e contrai e a Água flui para baixo e se adapta.
    Essas cinco energias são encontradas tanto na Natureza, considerada o Macrocosmo, como no nosso corpo, o Microcosmo; Essa relação serviu de base para a Medicina Chinesa compreender o funcionamento do nosso organismo e desenvolver a teoria dos órgãos e suas relações coma as vísceras, tecidos, emoções, órgãos dos sentidos, sabores, cores, etc. No nosso corpo os elementos representam os órgãos: a Madeira é representada pelo Fígado, o Fogo pelo Coração, a terra pelo Baço, o Metal pelo Pulmão e a Água pelo Rim. Exemplo de relação: órgão Madeira, víscera: Vesícula Biliar, tecido: tendões, emoção: raiva, órgão do sentido: olhos, sabor: azedo, cor: verde.
    Quando o organismo funciona de maneira adequada, os órgãos se relacionam de maneira equilibrada, devido a combinação de duas leis que regulam o crescimento e a diminuição de suas influências sobre os demais órgãos, numa constante interação entre eles. As leis são:
    1- Ciclo de Geração, ou relação Mãe-Filho, que obedece a seguinte sequência: Madeira gera Fogo, Fogo gera Terra, Terra gera Metal, Metal gera Água, que gera Madeira e, assim, o ciclo se reinicia.
    2- Ciclo de Controle: Madeira domina Terra, Terra domina Água, Água domina Fogo, Fogo domina Metal, Metal domina Madeira, e, reiniciando o ciclo, a Madeira domina a Terra, etc.
    O organismo está em desarmonia quando há excesso e/ou deficiência de um dos 5 elementos, gerado(s) por processos patológicos causados por desequilíbrios nos ciclos de geração ou de dominação. Por exemplo, numa doença do Coração, considerando o Ciclo de Geração a patologia pode ser causada pelo Fígado (“Mãe” do Coração) ou pelo Baço (“Filho” do Coração), assim como podemos ter alterações no Ciclo de Controle, como a excessiva dominação do Rim sobre o Coração (“Avô” excessivo: Rim), ou a contradominação do Coração sobre o Rim (“Neto” excessivo: Coração).

    • Ótima resposta, na próxima aula quando será ministardo funções dos órgãos esta compreensão ficará mais clara. Procure analisar agora a inversão de cada lei como poderiamos observar na clínica? Filho sugando a mãe e neto contra dominando o avô!!
      Excelente caminhada para vc em um universo tão encantador que é a medicina chinesa!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: