ESTUDO DIRIGIDO – AULA ATQ – Professor Victor Serôa (aula – domingo – 11 de agosto – 2013) turma 130201

1) Como você vê atualmente a importância do “vazio” para a MTC?
2) Quais os tipos de Qi que você conhece e como se movimentam?
3) Qual a função dos Jing Luo?
4) Explique o que são os Vasos Extraordinários (Ba Mai)?

9 Respostas to “ESTUDO DIRIGIDO – AULA ATQ – Professor Victor Serôa (aula – domingo – 11 de agosto – 2013) turma 130201”

  1. Aline Coelho Says:

    1) Como você vê atualmente a importância do “vazio” para a MTC?
    O vazio é o que da a sustentação, é preenchido pelo Qi movimentando e harmonizando do organismo.
    2) Quais os tipos de Qi que você conhece e como se movimentam?
    Gu Qi – energia dos alimentos/Zheng Qi – energia verdadeira/Ying Qi – energia de nutrição/Wei Qi – de proteger e aquecer o corpo/ Zhong Qi – energia do tórax, nutre o Coração e o Pulmão , promovendo a respiração e os batimentos cardíacos/Yuan Qi -é a Essência (Jing)/Qing Qi – energia do céu/Xie Qi – energia perversa. Movimentam se num sistema de canais, chamados de meridianos, e cada órgão está ligado a um meridiano
    3) Qual a função dos Jing Luo?
    Jing Luo são os caminhos que movimentam Qi e Xue do corpo, conectam os membros e articulações, comunicam o superior com o inferior
    Sua função é comunicar, distribuir, circular, nutrir e proteger
    4) Explique o que são os Vasos Extraordinários (Ba Mai)?
    São os canais por onde a energias percorrem o corpo, através de estímulos em determinados pontos do meridiano, podendo reequilibrar as energias do corpo e de órgãos.
    A função dos vasos extraordinários é reforçar a conexão entre os meridianos principais, regulando a quantidade de qi e xue presente em cada um.
    São formados de 8 meridianos, sendo 4 meridianos extraordinários Yang e 4 meridianos extraordinários Yin.

  2. Carla Renata Says:

    1-Como você vê atualmente a importância doa vazio para mtc?
    Resposta – O movimento começa através do vazio, tudo que necessitamos para harmonia e equilibrio para nossos órgãos.

    2- Quais os tipos de Qi que você conhece e como se movimentam?
    Resposta- yang Qi- através da respiração, abre os canais do pulmão.
    ying Qi -capitados pelo baço , dos líquidos e alimentos ingeridos

    zangQi- toráx cardio respiratório
    Wei Qi – proteção e defesa
    Zheng Qi- soma do Qi adquierido e Qi ancestral

    3- Qual a função do Jing Luo?
    É o veículo para circulação do Qi e Xue, serve para equilibrar , uniformizar, nutrir e proteger o órgão.

    4- Explique o que são vasos extraordinários:

    são os canais , onde a energia passa pelo corpo, tem a função de controlar a energia e o sangue.

  3. Regina Marques Says:

    1) Como você vê atualmente a importância do “vazio” para a MTC?
    O “vazio” (Wu), segundo a filosofia taoísta, que está na base da Medicina Chinesa, está presente em todas as manifestações e é o que lhes antecede e lhes dá vida: a Unidade, o Yin/Yang e os dez mil seres -ou seja, todas as coisas que existem. Pode-se pensar que Wu é apenas um conceito mas, na verdade, ele tem existência real. Por exemplo, o que faz uma roda girar é o vazio que há em seu centro, uma casa só pode ser habitada porque há espaços vazios como as janelas, portas e os espaços em seus cômodos.
    No nosso corpo o “vazio”, como cavidade (ex.: poros na pele), espaços vazios (ex.: veias e os meridianos de energia) ou inexistência de matéria é o que permite a emergência do Qi e sua circulação, além da transformação do Qi sutil em matéria densa e vice-versa.
    Na Medicina Chinesa também utilizamos essa noção para prevenir e tratar síndromes, por ex.: orientando as pessoas a praticarem Qi Kong, meditação, cultivando o “vazio” como fator primordial para permitir captação e circulação de energia. Outra possibilidade é que podemos acionar este “vazio” através do Tuiná.

    2) Quais os tipos de Qi que você conhece e como se movimentam?
    1) Energia Wei Qi é o Qi protetor que evita a penetração de agentes patógenos exógenos no corpo, pois controla a abertura e o fechamento dos poros, umedecendo e nutrindo a pele, os pelos e cabelos, esquentando a superfície do corpo e também os Zang Fu. É o Qi mais yang e circula mais na superfície, entre a pele e os músculos, controlando a sudorese e a temperatura corporal. A sua disfunção causa ressecamento da pele, tirando seu brilho, sudorese e as pessoas resfriam com mais frequência. Origina-se no yang do Rim, mas depende do Qi/função do Baço para nutrir-se e do Qi do Pdulmão para distribuir-se por toda a superfície do corpo.
    2) Energia Zong Qi que é formado pela união do Ta Qi e do Qi proveniente dos alimentos. Ele controla a respiração e a força da voz, além de controlar e estimular a atividade do Coração, de seus vasos e impulsionar a circulação de Qi e do sangue, ou energia Xue, pelo corpo. Ela é formada pela combinação do Ta Qi e do Qi e essências captadas pelo Baço dos alimentos e líquidos ingeridos. O Baço envia o Qi do alimento em subida para o Pulmão onde, reagindo com o ar, é transformado em Qi da reunião. A sua disfunção causa deficiência cardiorrespiratória.
    3) Energia Ta Qi é produzido pelo Pulmão através da respiração, no momento da inspiração, quando se abrem os canais do Pulmão para captar o Qi procedente do ar. Assim, o Pulmão capta o Qi do ar que depois é combinado os outros Qi e distribuído pelo corpo, para realizarem suas funções. Portanto, o Pulmão inala o Qi puro (ar) e exala o Qi impuro. A troca e renovação constantes do Qi realizada pelo Pulmão asseguram o funcionamento adequado de todos os processos fisiológicos do organismo que têm o Qi como base. A sua deficiência provoca debilidade geral e enfermidades respiratórias.
    4) Energia Ying Qi ou Qi nutritivo é produzido pelo Baço, através da transformação dos alimentos e líquidos ingeridos. O Qi puro dos alimentos é transformado em Ying Qi e distribuído por todo o corpo, nutrindo órgãos, vísceras, sangue e músculos, enquanto que o Qi turvo é eliminado. O Ying Qi também é responsável por manter o sangue dentro dos vasos sanguíneos, evitando os extravasamento ou as rupturas espontâneas dos vasos, hemorragias, músculos fracos e o cansaço. É a energia mais Yin.
    5) Energia Zheng Qi é o produto da soma do Qi adquirido e do Qi ancestral -herdado de nossos pais e de nossa mãe, quando grávida-, sendo o responsável por manter todas as atividades vitais, proteger dos ataques patógenos (Xie Qi) e garantir a função dos Zang Fu. Essa energia circula em todos os canais e nos dá a capacidade de resistir às doenças. A sua disfunção causa hipofunção dos zang fu e depressão mental.
    6) Energia Yuan Qi, ou Qi original é o Jing, essência, na forma de Qi. Ou seja, é a essência transformada em Qi, procedente dos nossos pais. Nós a recebemos quando fomos concebidos e é o Qi com o qual nascemos. Origina-se entre os dois rins e depende do Jing pós-celestial para promover a função dos 5 Zang e dos 6 Fu, controla nosso nascimento, crescimento, desenvolvimento e atividade sexual. A sua debilidade atrapalha a função do Qi Hua e dos San Jiao, ocasionando a disfunção dos Zang Fu, causando deficiência de nutrição, disfunção sexual e envelhecimento prematuro.

    3) Qual a função dos Jing Luo?
    Os Jing Luo unem os Zang Fu e os conectam aos membros, tecidos e orifícios sensoriais, promovendo a integração do corpo, interligando funções energéticas e fazendo a circulação do Qi e do Xue. Além de fazerem a defesa do organismo.

    4) Explique o que são os Vasos Extraordinários (Ba Mai)?
    Além dos Meridianos Principais o corpo humano possui outras vias ou trajetos, cobrindo áreas por onde circulam o Qi, que são os chamados Meridianos Secundários. Entre eles temos o Ba (8) Mai (vasos), ou Canais Curiosos (ou Vasos Maravilhosos, Extraordinários) e funcionam como reservatório de Qi dos Canais principais, podendo tanto absorver o excesso de Qi destes Canais, quanto transferir Qi para eles, nas condições de deficiência.

    • Excelente resposta!!
      Agora você pode iniciar a percepção na sua prática diária de Qi Gong: como ocorre esta movimentação?
      Que tipo de energia está em movimento?
      Como fortalece-la?
      Boa caminhada, conte conosco!!

      • Regina Marques Says:

        Profa. Raquel, agradeço pelo feedback, pelas dicas para meus treinos de Qi Kong e por saber que posso contar com vocês.
        Um abraço,
        Regina Marques

  4. Eduardo Portela Says:

    1) Como você vê atualmente a importância do “vazio” para a MTC?
    É por meio do vazio que emerge o QI, além disso, o vazio que habita o âmago de tudo que existe é o principal fundamento que confere coerência à filosofia daoísta e eficácia e profundidade a Medicina Chinesa e suas práticas

    2) Quais os tipos de Qi que você conhece e como se movimentam?
    TA QI; TIAN YANG QI; QIN QI – misturado com os outros Qi se distribui por todo o corpo.

    YING QI – Distribui-se por todo o organismo.

    ZONG QI – Jiao Superior

    YUAN QI – Usa as vias do Sam Jiao para circular por todo o corpo.

    WEI QI; WEI YANG QI – possui uma circulação externa diurna e uma profunda nortuna.

    ZHENG QI – circula por todos os canais e colaterais.

    3) Qual a função dos Jing Luo?
    Jing Luo são os caminhos que movimentam Qi e Xue do corpo, conectam os Zang Fu, membros e articulações, comunicam o superior com o inferior, a superfície com a profundidade.

    Jing Luo é a denominação genérica de Jing Mai e Luo Mai. Jing Mai é o tronco principal, Luo Mai é a ramificação. Jing Mai geralmente estão distribuídos na profundidade, Luo Mai circulam nas partes mais superficiais. Jing Mai possui seu trajeto de circulação definido, de Luo Mai têm caminhos em diversos sentidos, cruzam-se entre si, reunindo os tecidos e órgãos formando um sistema único.

    4) Explique o que são os Vasos Extraordinários (Ba Mai)?
    Os órgãos extraordinários referem-se ao cérebro, a medula, os ossos, os vasos sanguíneos, a vesícula e o útero..

    • EDUARDO,
      FAVOR REVER A SEGUNDA RESPOSTA. OS BA MAI – MERIDIANOS IRREGULARES- CADA 1 TEM DETERMINADO PROPOSITO.
      PARA A AULA DO DIA 14 DE AGOSTO TEMOS QUE ESTAR EM DIA COM CADA MERIDIANO- PARA PROVA….
      ESTAMOS CAMINHANDO MUITO BEM….
      CONTINUE….PARA QUE HAJA SENTIDO NA TERAPIA!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: