ESTUDO DIRIGIDO – TURMA 130201 – MÓDULO 1 – ATQ

1) Explique a função do Baço (Pi) e Coração (Xin), que relação possuem entre si?
2) Descreva a formação de cada tipo de Qi (energia) e como suas funções se interagem?

OBS: OS ESTUDOS DIRIGIDOS DEVEM SER RESPONDIDOS SEMANALMENTE (2,0 PONTOS NA MÉDIA FINAL).

18 Respostas to “ESTUDO DIRIGIDO – TURMA 130201 – MÓDULO 1 – ATQ”

  1. Aline Coelho Says:

    1) Explique a função do Baço (Pi) e Coração (Xin), que relação possuem entre si?
    Função do Baço (PI), transportar, distribuir e transformar os nutrientes; promover o metabolismo da água, e de controlar todo o sangue do corpo e mantê-lo circulando normalmente dentro dos vasos sangüíneos.
    Função do Coração (Xin), controlar a circulação do sangue(circulação do sangue: sangue e seus vasos) e encarrega-se das atividades mentais.
    O Coração (XIN) é a mãe do Baço (PI), o Qi do Coração (Xin) empurra o Sangue e conseqüentemente ajuda a função de transporte do Baço (Pi), relacionando-se entre si, ainda todas as atividades mentais, da consciência e do raciocínio, resultam principalmente das funções do coração e do baço.
    2) Descreva a formação de cada tipo de Qi (energia) e como suas funções se interagem?
    Yuan Qi – promove a função dos órgãos/Yang Qi – Respiração/Ying Qi- Nutritiva
    Zong Qi- Antipatogeno/Wei Qi -Toracico, cardíaco e respiratório/Zheng Qi – Adquirido e ancestral

    • Aline,
      É muito importante o entendimento das funções em conjunto de órgãos mãe – filho. Poderá compreender melhor o organismo humano. A resposta está correta, porém procure entender: como o Caço controla o sangue? A partir de qual energia? Por que esta relação do coração com mente?
      Envie dúvidas!!!

      • O Baço controla o sangue a traves do Ying Qi, energia mais Yin, que se encontra entre o Vaso e o Sangue.
        A relação do Coração com a mente se estabelece a traves de que o estado do fluido sanguíneo da origem a o Shen, que se encontra na cavidade torácica superior, é um dos treis tesouros.
        O jing da origem a o Qi que a su vez da origem a o Shen todos se interpenetram.

  2. Regina Marques Says:

    1) Explique a função do Baço (Pi) e Coração (Xin), que relação possuem entre si?
    – O Baço rege a transformação e o transporte. O estômago digere os alimentos enquanto o Baço transforma esses alimentos em nutrição para o corpo e em Qi, transportando-os para os outros órgãos. O Baço é responsável pela “transformação de fluídos”, ajudando no metabolismo da água. Além disso, considerando a Energia pós-natal, o Baço governa o Sangue/Xue, sendo o órgão mais importante envolvido em sua produção, especificamente, responsável pela manutenção do sangue dentro dos vasos. O Baço também domina os músculos e os quatro membros e, como o Qi do Baço se movimenta na direção ascendente, ele mantém os órgãos em seus devidos lugares.
    – O Coração é conhecido na fisiologia tradicional chinesa como o regente dos outros órgãos. Além de bombear sangue por todo o corpo para manter a vida, ele também está intimamente envolvido com os processos físico e mental. O coração controla o sangue e os vasos sanguíneos, bombeando sangue vigorosamente através dos vasos para todas as partes do corpo, nutrindo os órgãos e mantendo a vitalidade. Também é considerado a residência da mente e do espírito -hospeda o shen-, mantendo nossa consciência, sabedoria, memória, contentamento e equilíbrio emocional inatos. O Coração controla a fala.
    – A relação entre o Baço e o Coração é explicado pela Teoria dos Cinco Elementos: o Coração, elemento Fogo, nutre, alimenta o Baço, elemento Terra. Então o sistema Coração saudável contribui para que o sistema Baço realize todas as suas funções.
    2) Descreva a formação de cada tipo de Qi (energia) e como suas funções se interagem?
    – Qi Original, Yuan Qi, ou Qi original é o Jing, essência, na forma de Qi, nós a recebemos quando fomos concebidos e é o Qi com o qual nascemos. Origina-se entre os dois rins.
    – Qi Central, Zhong Qi, é formada pela combinação do Ta Qi e do Qi e essências captadas pelo Baço dos alimentos e líquidos ingeridos.
    – Yuan Qi, ou Qi original é o Jing, essência, na forma de Qi. Ou seja, é a essência transformada em Qi, procedente dos nossos pais. Nós a recebemos quando fomos concebidos e é o Qi com o qual nascemos. Origina-se entre os dois rins e depende do Jing pós-celestial para promover a função dos 5 Zang e dos 6 Fu.
    – Qi Defensivo, Wei Qi, origina-se no yang do Rim, mas depende do Qi/função do Baço para nutrir-se e do Qi do Pulmão para distribuir-se por toda a superfície do corpo.
    – Qi Correto, Zheng Qi, é o produto da soma do Qi adquirido e do Qi ancestral -herdado de nossos pais e de nossa mãe, quando grávida.
    – Qi Nutritivo, Ying Qi, é produzido pelo Baço, através da transformação dos alimentos e líquidos ingeridos

    – Interação das funções:
    Em relação aos órgãos, os vários tipos de Qi devem fluir em suas direções apropriadas: O Pulmão e o Coração descem, o Rim sobe, o Baço sobre para o Pulmão e Coração e desce para o Estômago e o Fígado flui em todas as direções.

    • Como a sua caminhada está ótima, agora relacione os órgãos com o Qi!
      1)Baço, Pulmão, Fígado, Rim e Coração, responda qual o papel de cada um em relação a este tesouro?
      2)A partir desta resposta relacione agora com o xue(sangue).
      Aguardo o envio para mim,
      PARABÉNS

      • Regina Marques Says:

        1) Relação dos órgãos com o Qi:
        – O Baço mantém o sangue dentro dos vasos sanguíneos através do Ying Qi, localizado entre as paredes dos vasos e o sangue, e que é gerado pelo metabolismo dos alimentos e líquidos. Quando o Baço não realiza suas funçóes pode haver rompimentos nos vasos causando hemorragias.
        – O Pulmão, através da respiração, capta o Ta Qi que se junta com outros Qi para realizar sua função.
        – O Rim gera e armazena o Qi ancestral, que promove as funções do Zang-Fu, controla a tividade sexual, o nascimento, crescimento e desenvolvimento.
        No Yang do Rim tem origem o Wei Qi ou Qi protetor, mas depende da função de transporte e transformação do Baço para nutrir-se e da função de dispersão do Pulmão para distribuir-se pela superfície do corpo.
        – Quando o Qi está estagnado, as funções de um órgão são prejudicadas devido a um bloqueio em seu fluxo. O Fígado é o órgão mais frequentemente atingido pela estagnação de Qi. Como o Fígado é responsável pelo fluxo suave da emoção, um Qi de Fígado estagnado frequentemente resulta em irritabilidade.
        – O Qi do Coração (Xin) empurra o Sangue pelo corpo e consequentemente ajuda a função de transporte do Baço (Pi).

        2) Relação com o Xue:
        O Xue, inseparável do Qi – que proporciona vida a ele-, também é uma forma de Qi, só que mais densa e material. Além disso, constantemente o Xue se transforma em Qi e vice-versa. Grande parte do Xue tem origem no Qi do alimento (Gu Qi), produzido pelo Baço, que juntamente com o Estômago são as principais fontes de Xue. O Baço também mantém o sangue nos vasos sanguíneos, cuidando para que ele não se extravase. O Pulmão auxilia no envio do Gu Qi que veio do Baço para o Coração, ou seja “empurra” o Qi do alimento para o Coração, onde é transformado em Xue, e leva Qi para os vasos, auxiliando o Coração a impulsionar o Xue pelo corpo. O Rim, contribui para a produção do Xue através do Qi original ou Qi pré-celestial, que interagindo com o Qi pós-celestial (Baço e Estômago – Gu Qi), auxilia na transformação do Gu Qi em Xue. O Rim também auxilia na transformação da Essência em Xue. O Fígado armazena o sangue, que circula pelo corpo enquanto a pessoa está em atividade, mas quando a pessoa se deita o sangue flui para o Fígado. Daí a importância do repouso, principalmente no horário do Fígado e Vesícula Biliar, que é entre as 11h e as 3h. Atuando sobre o Gu Qi com o auxílio do Qi original, a ação do Fogo do Coração forma o sangue. Além disso, o Coração governa, movimenta o sangue e os vasos sanguíneos, responsáveis pela circulação do Xue.

  3. Relação do Baço e Coração:
    istos órgãos estão implicados na função da sangue, o Baço é o encarregado de transportar, distribuir e transformar os nutrientes, água e o alimento, isto é uma função importante para a formação da sangue e a energia necessária que fluirá a traves dos vasos. O baço é o encarregado de controlar a correta fluidez da sangue dentro dos vasos, que ela permaneça dentro deles. O coração se encarrega de impulsionar e fazer fluir a sangue dentro dos vasos fazendo um sistema fechado. Este impulsionar do coração faz a sangue fluir constantemente dentro dos vasos sanguíneos.

  4. Formação de cada tipo de energia :
    Energia TA QI proveniente do Ar inspirado pelo pulmão, e ela é misturada com os outros Qi.
    Energia YING QI provenientes dos líquidos e alimentos ingeridos por ação do Baço e estomago. Energia nutritiva que se distribui e por todo o organismo, nutre o sangue, encarregada de evitar as rupturas dos vasos, nutre o interior dos ZANG FU e os quatro membros.
    Energia ZONG QI origina-se a traves do Qi inspirado e o Qi provenientes dos alimentos e líquidos ingeridos. Estas energias se reúnem no Jiao Superior, torácico.
    Energia Yuan Qi é armazenada nos Rins, DAN TIAN INFERIOR, provenientes de nossos pais, pertence a essência ancestral.
    Energia WEI QI é a energia mais YANG porque circula por toda a superfície do corpo humano.Tem sua origem no Yang do Rim mais depende para sua função do transporte e transformação do Baço e Estomago para nutrir-se e da função de dispersão do pulmão para distribuir-se por toda a superfície do corpo humano
    Energia ZHENG QI é o produto da soma do Qi adquirido e do ancestral, armazena-se no DANTIAN INFERIOR E MÉDIO.

    Como interagem:
    A traves do Qi inspirado pelo Pulmão (TA QI) e o Qi transformado pela ingestão dos líquidos e alimentos (YING QI),
    é formado o ZONG QI, o Qi localizado no DANTIAN SUPERIOR, TORÁCICO.
    O Qi proveniente dos líquidos e alimentos (YING QI)interagindo com o Qi ancestral armazenado nos Rins da origem a o ZHENG QI, Qi que protege dos ataques patógenos, nutre os canais e colaterais, Zang fu e tecidos.
    O Qi proveniente do DANTIAN SUPERIOR ( ZONG QI)junto com o Qi proveniente do Yang do Rim formara o WEI QI , que também protege a superfície do corpo contra agentes patógenos exógenos evitando sua penetração. Controla a apertura e fechamento dos poros da pele, a sudorese e a temperatura corporal.
    O Qi proveniente dos líquidos e alimentos transformados pelo Baço e estomago formam o YING QI que é o Qi mais YIN, ele circula por dentro dos vasos.
    O Qi proveniente dos alimentos e dos ar inspirado (ZONG QI) junto com o Qi proveniente do Yang do Rim da origem ao WEI QI, que é o Qi mais Yang que circula por fora do corpo humano, na superfície.

    • Valéria,
      A resposta está coerente, falta agora você relacionar a primeira questão com a segunda.
      1) O Baço realiza as suas funções através do Ying Qi, como? Qual a relação do Yin Qi com o sangue?
      2) Como o coração se relaciona com a mente? com o shen, através de algum Qi??
      Relacione os órgãos com os Qi e o sangue!!!
      USE AS SUAS PALAVRAS!!!
      CONTINUE ASSIM….O CAMINHO SERÁ FLORIDO!!!
      ****QUALQUER SOLICITAÇÃO OU DÚVIDA ESCREVA AQUI!!!!

      • valeria cantarini Says:

        Professora Raquel, eu acho que o Baço é o encarregado de transformar e distribuir os nutrientes pelo corpo todo transformando-se em Ying Qi, energia nutritiva que circula por dentro dos vasos sanguíneos nutrindo a sangue e prevenindo seu extravasamento.
        O coração relaciona-se com a mente a traves da transformação da essência em Qi, e o Qi em Shen, es decir, a essência adquirida junto com a congênita formarão o Qi que circulando pelo corpo todo, nutrindo os Zang Fu, modificarão a essência dos pensamentos e emoções originadas no Dantian Superior, o lugar aonde a energia do coração tem sua formação e localização. Este é o Zong Qi.
        O Pulmão relaciona se com o Ta qi, energia que vem a travez do ar inspirado.
        O Baço- Estomago relaciona se com o Ying Qi, energia nutritiva que é captada a través dos líquidos e alimentos ingeridos.
        A energia do pulmão junto com o baço formarão o Zong qi, energia que localiza-se no tórax, o dantian superior, que protege o sistema cardiorrespiratório.
        A energia proveniente do baço e a essência guardada nos rins (Yuan Qi) dão origem a o Zheng Qi, que é o anti patógeno, produto da associação de todos os Qi.

  5. carlos joão teixeira fontes Says:

    1
    O baço mantém o sangue dentro dos vasos sanguíneos através do ying qi, o qual é gerado pelo metabolismo, realizado pelo baço, dos alimentos e líquidos ingeridos. Quando ele não realiza a sua função pode haver rompimentos nos vasos causando hemorragias.
    O coração é responsável por impulsionar o sangue dentro dos vasos.
    O sangue na MTC é considerado a cadeira da mente. Sendo o coração a mãe do baço, a preocupação o sentimento do baço e a atividade mental excessiva afeta o coração, podemos perceber que o sangue sofrerá, pois não será nutrido devidamente e não circulará normalmente dentro dos vasos.

    2
    TA QI
    É captado pelo pulmão através da respiração e ele se junta com os outros qi para realizar a sua função.
    YING QI
    É o qi nutritivo. Os alimentos e líquidos ingeridos são processados pelo baço para gerar e nutrir o sangue. Está localizado entre o a parede dos vasos sanguíneos e o sangue. Há uma relação constante onde o qi se transforma em sangue e vice-versa.
    ZONG QI
    É o qi torácico. É originado pela união do TA QI, YING QI e essência dos alimentos e líquidos ingeridos. Controla a respiração e a força.
    WEI QI
    É o qi protetor. Circula pela superfície durante o dia e tem circulação profunda a noite. Tem origem no yang do rim. Depende da função do baço e do pulmão para se distribuir pela superfície do corpo. Ele aquece a superfície do corpo, umedecendo a pele e os pelos e esquenta os zang fu, ou seja, protege o corpo dos agentes patógenos.
    ZHENG QI
    É resultado do qi adquirido mais o ancestral e controla os canais e colaterais.
    YUAN QI
    É gerado pela essência ancestral e é armazenado nos rins. Promove as funções dos zang fu, controla a atividade sexual, crescimento e desenvolv

    • acupunturaauricular Says:

      CARLOS,
      FAVOR RESPONDER SEMPRE COM LETRA MAIÚSCULA , FICA MELHOR PARA ANÁLISE DA RESPOSTA.
      EXCELENTE A SUA INICIATIVA DE RESPONDER JUNTO COM A ANÁLISE DA FUNÇÃO DO QI. DESTA FORMA CONSOLIDA MAIS A RESPOSTA.
      PARABÉNS!!
      VERIFIQUE COM CALMA A FUNÇÃO E DISFUNÇÃO DE CADA QI . ESTA É A MELHOR FORMA DE COMPREENDER OS ÓRGÃOS.

  6. Carla Renata Says:

    1-Explique a função do baço(pi) e coração(xin), que relação possuem entre si?

    A função do baço -Transportar , distribuir e transformar os nutrientes;
    transportar , distribuir e transformar a água e o alimento;
    manter o sangue circulando dentro dos vasos;
    ter relação com os músculos, membros e lábios.
    O baço tem a função de controlar todo o sangue do corpo e mante-lo circulando dentro dos vasos sanguíneos.
    O baço tem a função de nutrir os músculos e membros.

    Função do coração-Controlar a circulação do sangue;
    encarregar -se das atividades mentais ;
    suor como o fluido do coração;
    ter relações com a língua e a face;

    O coração funcionando normalmente , controla as atividades mentais e as pessoas terão suas atividades mentais saudáveis.
    Quando o coração funciona bem, teremos uma face vermelha , pois a face é rica em vasos sanguíneos.

    A relação entre o baço e coração é que todas as atividades nervosas superiores , tais como as mentais, da consciência e do raciocínio , resultam principalmente das funções do coração e do baço.

    2-Descreva a formação de cada tipo de Qi (energia)e como suas funções se integram?
    Ta Qi-Através da respiração, se abre os canais do pulmão para começar a captar o Qié combinado com outros Qi para realizar sua função.
    Ying Qi-Capitados pelo baço dos líquidos e alimentos ingeridos e é encarregado de evitar rupturas espontânea dos vasos, extravasamentos e hemorragias.
    Zong Qi- origina-se a partir da união do Qi inspirado ,procedente dos alimentos e líquidos que são captados pelo baço , controla a respiração e a força da voz ,controla e estimula a atividade do coração e a de seus vasos .toraxico cardio respiratório.
    Wei Qi-Proteção-defesa-esquenta a superficie da pele, umedecendo e nutrindo a pele e os pêlos, protege a superficie do corpo contra os agente patógeno e exógeno, mantendo e controlando a temperatura corporal.
    Zheng Qi-é a soma do Qi adquirido e do ancestral, mantém todas atividades vitais, protege dos ataques patógenos e garante a função do zang fu.

    OBS:
    Raquel eu ainda não consigo responder com as minhas próprias palavras, porém estou fazendo um esforço para entender melhor.Um abraço.

    • acupunturaauricular Says:

      COMO VOCÊ INICIOU DEPOIS …DEVE ESTAR COM DIFICULDADE PARA COMPREENDER OS TIPOS DE ENERGIA DO NOSSO CORPO, OU ESTÁ OK??
      ESVREVA POR FAVOR AS SUAS DÚVIDAS AQUI NO BLOG.
      EXCELENTE ESTUDO PARA VOCÔ E MUITO BEM VINDA AO GRUPO!!
      PROF. RAQUEL TERRA

  7. 1) Função do baço (Pi): fixar o sangue dentro dos vaso; aquece; controla a ascensão do yang QI.
    Função do coração (Xin): nutrir o calor de todo corpo. Tipo de energia ZONG QI.
    A relação existente entre ambos pode ser explicada através da teoria dos cinco elementos:
    O coração (fogo); é o elemento que nutre e alimenta o baço (terra), uma vez que o baço é responsável por transformar o alimento em qi e sangue e transportá-los por todo o corpo.

    2) Energia WIE QI: formação Rim
    Função: proteção e defesa. A energia mais superficial é yang.

    Energia Zong qi (ar inspirado e alimentos ingeridos). Se reúnem no Jião superior torácico: formação no baço e pulmão
    Função : controlar circulação do sangue, respiração, energia e xue.
    Energia Zheng qi: formação do qi adquirido e ancestra; armazena-se no Dantian inferior e médio.
    Função: manter as atividades vitai, garantir a função dos Zang Fu.
    Energia ying qi: formação por alimentos e líquidos ingeridos captados pelo baço.
    Função: evitar rompimentos espontâneos dos vasos, extravasamentos e hemorragias. Transforma e nutre o sangue; sangue e ying qi e yin qi se transforma em sangue. Energia mais yin.
    Energia Ta qi: formação através da respiração, se abrem os canais do pulmão para captar o qi proveniente do ar.
    Função: realizar a função do pulmão.

    • acupunturaauricular Says:

      FAVOR ESTUDAR TAMBÉM FUNÇÃO E DISFUNÇÃO DE CADA QI PARA TODO ESTE TRABALHO TER MAIS SENTIDO!!
      ATÉ O MOMENTO AS FUNÇÕES ESTÃO MIOTO SEPARADAS ,ELAS PRECISAM FAZER SENTIDO EM CONJUNTO!!
      PROF RAQUEL TERRA

  8. Eduardo Portela Says:

    1) Explique a função do Baço (Pi) e Coração (Xin), que relação possuem entre si?

    O coração tem a função de controlar a circulação do sangue e seus vasos. Os vasos sanguíneos são os dutos através dos quais o sangue flui e o sangue é o conteúdo dos vasos sanguíneos. O coração está ligado com os vasos sanguíneos para formar um sistema fechado. O coração bate continuamente para impelir o sangue a fluir e circular dentro dos vasos sanguíneos através do corpo. O coração também tem a função de encarregar-se das atividades mentais
    As principais funções do baço são transportar, distribuir e transformar os nutrientes, a água e o alimento.

    Tanto o baço quanto o coração tem a função de fabricar e armazenar substâncias vitais. Todas as atividades nervosas superiores (mentais, por exemplo), da consciência e do raciocínio, resultam principalmente das funções do baço e do coração.

    2) Descreva a formação de cada tipo de Qi (energia) e como suas funções se interagem?

    TA QI; TIAN YANG QI, QIN QI: Se forma através da respiração, com esta se abre os canais do pulmão para começar a captar o QI procedente do ar. Este Qi é captado pelo pulmão durante a inspiração e é combinado com outros Qi para realizar sua função.

    YING QI: captado pelo baço dos líquidos e alimentos ingeridos. É o encarregado de evitar as rupturas espontâneas dos vasos e portanto as extravasamentos e hemorragias. Nutre o interior dos Zang Fu e os quatro membros. Transforma e nutre o sangue. Estas funções anteriores estabelecem uma relação mútua muito estreita entre o Ying Qi e o sangue, onde o sangue se transforma constantemente em Ying Qi e este último em sangue.

    ZONG QI: Origina-se a partir da união do Qi inspirado ou Ta Qi e o Qi e essência procedente dos alimentos e líquidos, que são captados pelo baço – denominado Gu Qi e Shui Gu Jing. Controla a respiração e a força da voz. Controla e estimula a atividade do coração e a de seus vasos. Impulsa a circulação de Qi e Xue – energia e sangue.

    YUAN QI. Qi procedente dos nossos pais, é o mesmo que acompanha a essência ancestral (Yuang Jing). Promove a função dos 5 Zang e dos 6 Fu, controla a atividade sexual, o nascimento, o crescimento e desenvolvimento do ser humano.

    WEI QI; WEI YANG QI: Este Qi tem a sua origem básica no Yang do rim, mas depende em medida para sua função, da função de transporte e transformação do Baço e Estômago para nutrir-se e da função de dispersão do pulmão para distribuir-se por toda a superfície do corpo humano. Esquenta a superfície do corpo, umedecendo e nutrindo a pele e os pelos e esquenta os Zang Fu. Protege a superfìcie do corpo contra os agentes patógenos, exógenos, evitando sua penetração. Controla a abertura e fechamento dos poros e portando a sudorese e a temperatura corporal.

    ZHENG QI: É o produto da soma do Qi adquirido e do ancestral. Mantém todas as atividades vitais, protege dos ataques patógenos, garante a função dos Zang Fu. Quando o Zhen Qi é expelido fora do corpo de maneira consciente e dirigida, chama-se Wai Qi.

  9. valeria cantarini Says:

    Professora Raquel, eu gostaria de esclarecer umas preguntas:
    1) Depois de sangrar a bochecha, pode colocar as sementes encima dos pontos da bochecha.
    2) Gostaria de saber quais pontos podem ser utilizados no parto.
    3)Como podemos fortalecer incontinência urinaria noturna em criança de 4 anos.
    Muito obrigado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: