EXERCICIO PARA TURMA 130201

1- DESCREVA TODA A CIRCULAÇÃO WEI QI E DO YING QI, DIURNO E NOTURNO.

2- DESCREVA A LOCALIZAÇÃO E FOPRMAÇÃO DO ZONG QI.

3- COMO SE FORMAM OS LÍQUIDOS CORPORAIS ( JIN YE) E O SANGUE ( XUE)

AGUARDO RESPOSTA ATÉ A PROXIMA 2ª FEIRA.

ATENCIOSAMENTE,

COORDENAÇÃO.

7 Respostas to “EXERCICIO PARA TURMA 130201”

  1. Eduardo Portela Says:

    1- DESCREVA TODA A CIRCULAÇÃO WEI QI E DO YING QI, DIURNO E NOTURNO.

    YING QI – A energia nutritiva ying vem principalmente da energia essencial da água e dos cereais, que é transportada e transformada pelo baço e estômago. Ela é proveniente da transformação da quintessência da energia essencial da água e dos cereais. A energia nutritiva ying se distribui no interior do vaso sanguíneo e é uma das partes constituintes do sangue, circulando para baixo e para cima, pelo corpo todo.

    WEI QI – A energia de defesa wei qi é formada da energia essencial da água e dos cereais. Tem a característica de ser “rápida e escorregadia”, o que significa que a sua capacidade de movimentação é especialmente grande e rápida. Por isso, não sofre restrição do vaso sanguíneo, circulando entre a pele e os músculos e na membrana adiposa localizada acima do diafragma e abaixo do coração, denominada huangmo, como se fosse uma neblina ao se espalhar pelo tórax e abdome.

    2- DESCREVA A LOCALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO ZONG QI.
    A energia peitoral zongqi é a energia que é armazenada no tórax e o local onde se acumula é denominada “mar de energia” qihai ou tangzhong. Esta energia é proveniente da combinação da energia pura – qingqi, que é inspirada do meio ambiente pelo pulmão, com a energia essencial da água e dos cereais, que é formada, metabolizada e transportada pelo baço e estômago. Por isso, a respiração pulmonar, o transporte e a digestão do baço e do estômago podem levar a uma exuberância ou insuficiência da energia peitoral zongqi. Esta energia que é acumulada no centro do tórax se “conecta com os meridianos do coração e do pulmão, sobe passando pelo pulmão, atravessa a garganta e quando é inspirada entra e quando é expirada sai”.

    3- COMO SE FORMAM OS LÍQUIDOS CORPORAIS ( JIN YE) E O SANGUE ( XUE)

    Sangue (xue): o sangue é formado principalmente de energia nutritiva ying e de liquido orgânico jinye. A energia nutritiva ying e o líquido orgânico são ambos provenientes da assimilação e digestão realizadas pelo baço e estômago, das substâncias nutritivas alimentares traduzidas pela essência refinada da água e dos cereais. O baço e o estômago são a fonte formadora da energia e do sangue.

    Líquidos corporais (Jin Ye): a formação, distribuição e excreção dos líquidos orgânicos têm os seus complexos processos fisiológicos envolvendo vários órgãos e vísceras. Os líquidos orgânicos são provenientes da alimentação e passam pelos processos digestivos no estômago, que tem abundância de energia essencial jingqi; no intestino delgado que diferencia o limpo do turvo e no baço que ascende. A formação dos líquidos orgânicos depende da função de transporte e de digestão do estômago e do baço.

    • PROFESSORA RAQUEL TERRA Says:

      Eduardo,
      Vejo claramente que a medicina chinesa está entrando mais na sua vida. Parabéns pelas conquistas estão mais claras e coerentes as suas resposta.
      Tem levado o seu conhecimento para a prática? Observe as pessoas que vc atende e procure ver os 5 movimentos em cada 1.
      Entendendo o Zong Qi verá como um paciente pode ficar com falta de ar por disfunção do baço….. o Wei Qi fraco por disfunção do Rim…
      obs:entrarei no seu site para ver o que é a “mesa”.
      Este final de semana vou colocar questões sobre o resumo da matéria.
      um forte abraço.

  2. Regina Marques Says:

    1)
    a) Circulação Wei Qi:
    A energia de defesa Wei Qi origina-se da união da parte Yang da essência alimentar com a parte Yang da energia celeste. Circula na superfície das estruturas com a pele, peritônio, cápsula dos órgãos, parede das células, aquecendo e regulando a temperatura do corpo.
    Durante o dia circula nos canais de energia Yang, perfazendo 25 voltas, seguindo o trajeto superfície-profundidade de acordo com os canais de energia unitários, indo sucessivamente do Tai Yang para o Shao Yang e para o Yang Ming. Com o início da noite, o Wei Chi passa do canal de energia da Bexiga para o Rim, passando a circular no interior, aos níveis dos órgãos, realizando 25 voltas durante a noite e seguindo o trajeto que obedece ao principio da dominância dos 5 elementos. Pele manhã, O Wei Qi passa do canal dos Rins para o canal de energia da bexiga, onde ao nível do pé, no ponto B62 (Shenmai), alcança o canal de energia curioso Yang Qiao Mai, indo depois para o B1 (Jingming), iniciando novamente o ciclo diurno.
    b) Circulação Ying Qi, apresenta 2 vias de circulação:
    1ª via (ciclo circadiano)
    1:00h–3:00h Fígado
    3:00h – 5:00h Pulmão
    5:00h – 7:00h Intestino Grosso
    7:00h – 9:00h Estômago
    9:00h – 11:00h Baço/Pâncreas
    11:00h – 13:00h Coração
    13:00h – 15:00h Intestino Delgado
    15:00h – 17:00h Bexiga
    17:00h – 19:00h Rins
    19:00h – 21:00h Pericárdio
    21:00h – 23:00h Triplo Aquecedor
    23:00h – 1:00h Vesícula Biliar
    2ª via: P, IG, E, Ba, C, ID, Be, R, CS, TA, Vb, F, sobe até a narina, aonde uma parte vai para o exterior e outra parte atinge o topo da cabeça; desce ao longo da coluna vertebral até o cóccix, penetrando o Canal de Energia Curioso Du Mai (Vaso Governador), e, através dele, se dispersa para os órgãos genitais e para púbis, onde se une ao Canal de Energia Curioso Ren Mai (Vaso Concepção); por fim, passa pelo umbigo, pelo esterno e penetra o Pulmão e o seu Canal de Energia, onde começa uma nova circulação de energia.

    2)
    Zong Qi, chamado de Qi Adquirido, é formado a partir da união do Qi dos Alimentos (Gu Qi) refinado (enviado pelo Baço (Pi) ao Tórax) e o ar inspirado pelo Pulmão (Fei). O Baço envia o Gu Qi aos pulmões, que reage com Kong Qi (Qi do Ar – Também chamado de Qi Celeste), é a energia oriunda do ar que respiramos.absorvido e forma o Zhong Qi (Qi do tórax). Este sim pode e vai ser utilizado. O Zhong Qi auxilia o Pulmão e o Coração em suas funções de controlar o Qi, a respiração, o xue e os vasos sanguíneos respectivamente. É o Zhong Qi que auxilia o o coração e o pulmão a empurrar o Qi e o xue para os membros. O Zhong Qi Está localizado na região torácica.

    3)
    a) Fluidos corporais referem-se a todos os fluidos do corpo, tanto intracelulares como extrcelulares, como suor, lágrimas, saliva e várias secreções e lubrificantes. Jin Ye refere-se especificamente aos fluídos secretados pelas células vivas, como as secreções do corpo: lágrima, suor, leite, secreção nasal, gástrica e genital. O fluído turvo a urina, por exemplo, considerada Ye, porque é uma secreção, mas não não Jin Ye. Ou seja, o baço e estômago regulam a formação dos fluidos, que são considerados subprodutos da digestão, enquanto os intestinos e a bexiga estão envolvidos na sua excreção. Os dois fluídos são inseparáveis.
    Os pulmões regulam os fluidos corporais a partir de cima e os rins são responsáveis por seu metabolismo por todo o corpo. Os fluidos são compostos de dois tipos básicos: fluidos claros e finos, que podem ser diluídos, correm facilmente pelos poros, músculos e pele, conhecidos como jin, e fluidos grossos e viscosos, correm menos pela pele e mais pelas articulações, vísceras, intestinos, cérebro e medula, conhecidos como ye. Jin é distribuído principalmente aos músculos e pele, mantendo-os umedecidos e nutridos, é a transpiração. Ye tem a função de nutrir, age como um lubrificante para as juntas e nutre o cérebro. Jin ye é o termo coletivo para todos os fluidos corporais.
    Os alimentos e as bebidas são transformados pelo Baço/Estômago (Pi/Vei) em várias frações mais densas e mais leves do Jin Ye (Líquidos Corporais). O Jin, a fração mais pura, mais leve, mais Yang e dinâmica, vai pela via Pulmão (Fei) aquecer, umedecer e nutrir a pele e os músculos, tendo a função e distribuição semelhantes a do Wei Qi (Qi defensivo). O Ye é menos puro, mais denso, mais Yin e, portanto, mais material, e tem uma distribuição semelhante a do Yong, Qi (Qi da nutrição) com a finalidade de umedecer e nutrir os Zang Fu (Órgãos e Vísceras), ossos, cérebro e os “orifícios”. Dessa maneira, o Jin Ye circulam por todo o corpo dentro e fora dos canais e colaterais (Jing Luo) e dos Vasos (Xue Mai), nutrindo e umedecendo os tecidos e os Zang Fu (órgãos e Vísceras). A fração mais densa do produto do metabolismo do baço/estômago é absorvida pelo intestino delgado e vai para a bexiga (Pang Guang) e para o Intestino Grosso (Da Chang), onde, depois da reabsorção, as frações mais fluidas e as mais sólidas são eliminadas do corpo com a urina e fezes.
    b) Originariamente o sangue tem duas origens. A primeira se origina pelo Jing Qi Adquirido dos alimentos, estes são processados pelo estômago e transformados em xue pelo baço-pâncreas. Este depois é impulsionado e distribuído pelo corpo através do pulmão e do coração. A segunda origem vem do Jing Qi Inato, que originalmente esta localizado nos rins. A função do Jing Qi Inato na formação do sangue esta relacionada ao processo de purificação e limpeza deste sangue, já que no primeiro estágio o sangue é transformado a partir dos alimentos, que nem sempre tem uma boa qualidade.
    O sangue tem a função de nutrir e umedecer todas as partes do corpo humano. O sangue alimenta as vísceras, os órgãos, os tendões e etc. Mantendo os corpo humano funcionado. O sangue é a base da atividade mental.

    Devido à relação entre os órgãos e os fluidos corporais, um praticante da Medicina Tradicional Chinesa pode extrapolar uma grande variedade de informações sobre a função dos órgãos a partir da condição do Jin Ye, por exemplo. Por esta razão, a entrevista inicial inclui perguntas sobre sede, urinação, cor dos fluidos e a quantidade e ocorrência de suor. Por exemplo: o suor é comandado pelo coração. Excesso de suor durante o dia é considerado um sinal de deficiência de yang; suores noturnos, por outro lado, são um sinal de deficiência de yin. Lágrimas estão relacionadas com o fígado; olhos secos são um sinal de deficiência de sangue do fígado e yin. Catarro é comandado pelo baço; catarro excessivo é sintoma de excesso de yin no baço. Em relação aos órgãos, o pulmão é a área de armazenamento de muco; um corrimento nasal ou tosse úmida é um sinal de excesso de yin nos pulmões. Como os rins controlam a umidade do corpo inteiro, a boca seca pode indicar deficiência de yin nos rins.
    Os fluidos corporais também têm uma relação íntima com o Qi. Como o Qi está envolvido na transformação dos fluidos, um Qi deficiente pode levar a retenção de fluidos ou suor excessivo. Em contrapartida, a estagnação de fluidos pode prejudicar a circulação de qi e uma grande perda de fluido corporal pode levar a uma grave deficiência de Qi. Por essa razão, ervas que induzam o suor são usadas com cuidado em pessoas que tenham deficiência de Qi.

    • PROFESSORA RAQUEL TERRA Says:

      Regina,
      Esta questão está clara, acho que no último mês vc retirou algumas dúvidas importantes.
      Após compreender esta circulação verá quando ela está insuficiente e como proceder na aplicação clínica.
      Procure reservar 1 quinta para ambulatório (7 de novembro).
      Vc está conseguindo interligar os órgãos isso é fundamental para o seu crescimento como profissional.
      Até as próximas perguntas (sábado – 19/10).

  3. Aline Coelho Says:

    1- DESCREVA TODA A CIRCULAÇÃO WEI QI E DO YING QI, DIURNO E NOTURNO.
    O Wei Qi, energia de defesa tem como, proteger o corpo contra invasão de fatores patogênicos e aquecer nossa pele. Sem a WEI QI nosso corpo fica desprotegido e podemos ficar doentes. A doença pode ser meramente aguda, porém, se não reestabelecemos a circulação da WEI QI, a doença pode aprofundar e causar doenças crônicas mais sérias.
    Wei Qi tem como característica: circular na superfície das estruturas com a pele, peritônio, cápsula dos órgãos, parede das células, e aquecer e regular a temperatura do corpo.
    Após ser produzida pelo Pulmão, a WEI QI ascenderá até a pele, mais especificamente entre o espaço entre Pele e Músculos. Para chegar até este espaço, a WEI QI que ainda não é considerada uma Energia Pura, passa pelo Rim para ser filtrada, e alcança o meridiano da Bexiga através do Vaso Maravilhoso.
    Chegada à pele, ela durante o dia nas Vísceras Yang, obedecendo a seguinte sequência: Bexiga, Intestino Delgado , Triplo Aquecedor , Vesícula Biliar, Estômago, Intestino Grosso, depois volta até o Rim, é novamente filtrada e circulando durante a noite, nos órgãos Yin, através da lei do Ciclo de Controle: Rim, Coração, Pulmão, Fígado, Baço-Pâncreas, Rim e assim sucessivamente.

    O Ying Qi (Qi nutritivo), inicia a sua circulação energética pelo Zang Pulmão e pelo seu Canal de Energia, que percorre cada Canal de Energia Principal num período de duas horas, nutrindo tanto o Canal de Energia como o seu órgão ou víscera correspondente. Uma parte do Ying Qi é armazenada ao nível dos órgãos e dos Canais de Energia para ser liberada, à medida que se fizer necessária.
    Sendo 2 vias da circulação Ying Qi:
    1ª via: Pulmão, Intestino Grosso, Estômago,Baço, Coração, Intestino Delgado,Bexiga, Rim, Circulação-Sexo, Triplo Aquecedor, Vesícula Biliar,Fígado (ciclo circadiano)
    2ª via: Pulmão, Intestino Grosso,Estômago, Baço, Coração, Intestino Delgado, Bexiga, Rim, Circulação-Sexo, Triplo Aquecedor, Vesícula Biliar, Fígado, subindo até a narina, aonde uma parte vai para o exterior e outra parte atinge o topo da cabeça; desce ao longo da coluna vertebral até o cóccix, penetrando o Canal de Energia Curioso Du Mai (Vaso Governador), através dele, se dispersa para os órgãos genitais e para púbis, onde se une ao Canal de Energia Curioso Ren Mai (Vaso Concepção); por fim, passa pelo umbigo, pelo esterno e penetra o Pulmão e o seu Canal de Energia, onde começa uma nova circulação de energia.

    2- DESCREVA A LOCALIZAÇÃO E FOPRMAÇÃO DO ZONG QI.
    Sua localização e torácica (cardíaco e respiratório),nutre o coração e o pulmão, promovendo a respiração e os batimentos cardíacos. Origina-se da união do Gu Qi e Kong Qi, o Gu Qi é o Qi dos alimentos, procede dos alimentos e líquidos que são captados pelo baço. O Kong Qi origina-se do ar que respiramos através do dos pulmões, antes de utilizarmos.

    3- COMO SE FORMAM OS LÍQUIDOS CORPORAIS (JIN YE) E O SANGUE ( XUE)
    O sangue se origina da essência alimentos produzidos pelo baço tem sua função de nutrir e umedecer o organismo. Baço e o estomago são as principais fontes de sangue.
    O QI dos alimentos produzidos pelo Baço, sobe pelos canais até o Pulmão e através da ação impulsora do QI do Pulmão este é enviado para o Coração com o auxílio do QI Original e da Essência do Rim que produz a medula, que gera a medula óssea a qual gera as emacias que é o XUE, parte mais líquida da somatória dos dois.

    Os Líquidos Corpóreos (Jin Ye) se originam dos alimentos e das bebidas são transformados pelo Baço/Estômago em várias frações mais densas e mais leves do Jin Ye. O Jin, a fração mais pura, mais leve, mais Yang vai pela via Pulmão aquecer, umedecer e nutrir a pele e os músculos, tendo a função e distribuição semelhantes a do Wei Qi (Qi defensivo). Ye é a fração Yin, mais densa, do Jin Ye, circula na parte interna do corpo juntamente com o Xue e Ying Qi, com a função de umedecer e nutrir Zang Fu (órgãos e vísceras), ossos, medula, articulações

    • PROFESSORA RAQUEL TERRA Says:

      NOoooossssaaaaa!!!!!!!! O que aconteceu com vc??????
      É outra compreensão!!!!!!Muito melhor, parou tudo está só estudando??? Tente responder sem copiar, mas mesmo copiando ajuda ao aprendizado. Acho que agora está se apaixonando pela medicina chinesa…
      Procure agora se observar e veja se tudo isso faz sentido.
      O entendimento de puro e impuro te ajudou muito.
      Estou a disposição, pode colocar dúvidas também aqui no blog.
      ***Conte conosco,
      bom final de semana, um abraço.

  4. valeria cantarini Says:

    1- DESCREVA TODA A CIRCULAÇÃO WEI QI E DO YING QI, DIURNO E NOTURNO.

    O Wei Qi é a energia mais superficial, circulando por fora do corpo durante o dia e se aprofundando no interior dos Zang Fu durante a noite. A circulação externa diurna protege ao corpo dos agentes patógenos externos, esquentando e nutrindo a pele. Na noite, penetra no interior do corpo esquentando e nutrindo os Zang Fu.
    O Ying Qi é a energia mais Yin do corpo, ela circula por dentro dos vasos sanguíneos nutrindo a sangue. Ela circula pelo corpo todo, evitando as hemorragias, nutrindo os Zang Fu e os membros. O Ying Qi é formado pelos alimentos e líquidos ingeridos a traves do Baço, ele nutre o sangue. Sangue e Yin Qi estão em mutua relação. Durante o dia e a noite o Ying Qi nutre os Zang Fu e a sangue. Circulando dentro dos vasos sanguíneos.

    2- DESCREVA A LOCALIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO ZONG QI.

    A formação do Zong Qi é realizada a traves da união do Qi inspirado procedente do pulmão e a essência dos alimentos e líquidos captados pelo Baço. Sua localização é no Jião Superior, Tora xico.

    3- COMO SE FORMAM OS LÍQUIDOS CORPORAIS ( JIN YE) E O SANGUE ( XUE)

    Os liquidos corporais e o sangue se formão pela transformação dos alimentos e liquidos ingeridos a traves do Baço E estomago, é o Ying Qi que circula nos vasos que é transformado em sangue, e a sangue em Ying Qi. Sim a sangue não é consumida é transformada em essencia que é armazenada nos Rins.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: