ESTUDO DIRIGIDO – TURMA – 130302 – MÓDULO 3 –

 

1) Defina anidrose.  Explique as possíveis causas e a fisiopatologia.
 
2) na diferenciação de frio – calor e suor como se manifesta um paciente deficiência de Qi (energia). Quais seriam os sintomas que acompanham este quadro?
 
 
 
TURMA 130102 –  FISIOLOGIA E ETIOPATOGENIA 
1) Quais são os fatores patógenos endógenos?
 
2) Qual é o fator patógeno endógeno relacionado ao Baço e explique como este “zang”adoece de forma endógena (interna).
 
3) Cite a natureza de cada zang – fu e explique com suas palavras o que significa “natureza” e o que ocorre quando se “perde”a natureza interna do órgão.
(3 dias para correção).
Atenciosamente,
A Coordenação                                                         Rio,21/10/2013

13 Respostas to “ESTUDO DIRIGIDO – TURMA – 130302 – MÓDULO 3 –”

  1. Aline Coelho Says:

    1- QUAIS SÃO OS FATORES PATÓGENOS E ENDÓGENOS?
    Patógenos é o mecanismo de desenvolvimento da doença, são relacionados ao meio ambiente, quando invadem o corpo através do nariz, boca e pele.
    Os fatores patógenos exógenos são o desequilíbrio do yin e yang causando as doenças, seus fatores são:
    Vento – de natureza yang, caracteriza por dispersão para cima e para fora, provocando a perversão do Qi para o alto; através de mudanças rápidas, sintomas migratórios e evolução rápida; caracterizando por constantes movimentos, tontura, vertigem, tremor, convulsões, espasmos musculares, torcicolos, agitação e sudorese.
    Frio – predominante no inverno de natureza yin, caracterizam por provocar doenças que apresentam bloqueio da circulação de qi e sangue, contrações, temor ao frio, calafrios e dores que repuxam, menstruação atrasada, aversão ao frio, falta de transpiração, ausência de sede, emagrecimento, pulso superficial, lento e tenso. A função do aquecimento do corpo fica enfraquecida.
    Calor de Verão – predominante no verão de natureza yang, resulta da transmissão do calor e do fogo, penetra e se espalha no corpo, provoca sudorese, se instala de forma aguda, a respiração apresenta-se curta, breve e rápida, este fator consome o yin logo as funções orgânicas ficam aceleradas, ocorrendo febre, cefaléia, vertigem, visão embasada, dor de garganta, olhos vermelhos, o calor em excesso pode lesar o Qi.
    Umidade – Predominante no final do verão de natureza yin, a característica da umidade é pesada e impura, sensação de peso na cabeça e no corpo e entorpecimento.
    Podem ser induzido por uso de roupas molhadas pela chuva ou transpiração, habitar em locais baixos e úmidos ou exposição freqüente e por período prolongado com água no dia-a-dia.
    Secura – predominante no outono de natureza yang, tende se transformar em calor consome o fluido do corpo, pele seca, enrugada e rachada, secura na boca e nariz, secura e irritabilidade na garganta e tosse seca. Prejudica a função do pulmão invadindo pelo nariz ou boca, falta de umidade que prejudica a função de dispersão e de descendência do pulmão.
    Fogo – predominante no verão de natureza yang, fogo e calor variam em intensidade o fogo é o mais severo, contudo compartilham de características semelhantes. Caracterizado por queimar ter direção para cima Febre muito alta,inquietude, sede e transpiração, cefaléia, congestão nos olhos, pulso amplo, forte e muito rápido.O excesso de calor do fogo afeta o canal do fígado e priva a nutrição e os tendões, assim empurra para alto o vento do fígado causando convulsão dos quatro membros, rigidez do pescoço. Quando perturba o sangue acelera a circulação do mesmo, pulso muito rápido, em casos severos o sangue é empurrado para fora causando hemorragias, hematêmese, hemoptise, epistaxe e erupções de pele. Pode provocar infecções de pele e furúnculos.

    Endógenos é gerado pelo interior do corpo, podendo se manifestar na superfície do corpo, o começo da doença e lenta e sua evolução é demorada e longa duração. Alteração na circulação do Zang Fu (órgãos e vísceras), toda doença interna está relacionada à emoção e atinge o órgão interno. (pensamento excessivo, alegria, tristeza, temor)

    2- QUAL É O FATOR PATÓGENO RELACIONADO AO BAÇO E EXPLIQUE COMO ESTE “ZANG” DE FORMA ENDÓGENA (INTERNA).
    O fator patogeno relacionado ao Baço é a umidade, o baço não realiza drenagem acontecendo o acumulo de umidade. Sintomas de baço fraco: Fezes mole, pressão baixa, 2 a 3x de evacuação diária, cansaço, sonolência.
    Deficiência de yang no baço, não distribui as essências e líquido para os quatro membros, os fluidos se acumulam e não atingem os membros e o resto do corpo causando dor com sensação de peso nos membros, edemas superficiais, quando coincide com a invasão de vento frio, acompanhado de febre com calafrios, anidrose, tosse e asma.

    3- CITE A NATUREZA DE CADA ZANG -FU E EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE SIGNIFICA “NATUREZA” E O QUE OCORRE QUANDO SE “PERDE” A NATUREZA INTERNA DO ORGÃO.
    Os seis órgãos Zang são de natureza Yin e correspondem ao Coração, Baço, Pulmão, Rim e Fígado e os seis órgãos Fu são de natureza Yang e correspondem ao Intestino Delgado, Triplo Aquecedor (sanjiao), Estômago, Intestino Grosso, Bexiga e Vesícula Biliar. Elementos Yin e Yang não são fixos, mas estão em constante mutação. A perda ou ganho de um elemento terá uma repercussão direta e complementar no outro. Quando há um aumento no nível do Yin, comparativamente, o Yang estará em redução. Por exemplo, quando o Yin estiver em um nível mais baixo, o Yang estará mais alto. Sendo que, todos órgãos e vísceras tem a sua natureza, podendo ser Yin ou Yang, natureza é característica fundamental do orgão ou víscera. Quando perde a natureza cria-se deficiência, excesso ou estagnação.

    Coração – Natureza Yang – Fogo
    Pulmão – Natureza Yang – Metal
    Fígado – Natureza Yin – Madeira
    Baço – Terra
    Rim- Natureza Yin – Agua
    Bexiga – Natureza Yin

    Ps: Raquel não consigo escrever tudo com minhas palavras

    • PROFESSORA RAQUEL TERRA Says:

      Aline,
      Não tem problema mesmo copiando algumas frases está aprendendo. O importante é o seu interesse.
      Patógeno é qualquer fator que interfere no equilíbrio, na saúde.
      Exógeno é quando vem de fora- clima.
      Endógeno é quando vem de dentro- emoções.
      Patogenia é o mecanismo de desenvolvimento das enfermidades.
      ESTÁ CAMINHANDO … VEJA AGORA O QUE É O QI PATÓGENO E ANTIPATÓGENO…OK? VAMOS NOS COMUNICANDO…PARA QUE EU POSSA CONTRIBUIR MELHOR COM O SEU APRENDIZADO.
      Bom estudo

      • Raquel, seria isso: o Qi Patogeno endogeno , que vem das emoções (interno) – A Raiva faz o QI ascender e afeta o Fígado, alegria faz o QI fluir lentamente e afeta o Coração , Tristeza dissolve o QI e afeta o Pulmão, preocupação e Obsessão paralisam o QI e afetam o Baço, preocupação também afeta o Pulmão, medo faz o QI descender e afeta o Rim, choque dispersa o QI, afetando o Rim e o Coração; quando o qi patogênico invade o organismo altera o yin e yang causando a deficiência e ou execesso em cada órgão e manifesta por síndromes como calor e frio. O Qi Antipatogeno quando entra em conflito não afeta só a geração da doença mas a sua progressão e alteração, e por ai que devo seguir?

  2. Regina Marques Says:

    1) Quais são os fatores patógenos endógenos?

    As causas patológicas interiores são umidade, secura e calor internos, além daquelas decorrentes de tensão emocional e prejudicam os Órgãos Internos.
    Na MC, o corpo, órgãos internos, e as emoções estão integrados, enquanto que na MO a influência das emoções sobre os órgãos têm um papel secundário ou excitatório. A MC considera as emoções como parte inseparável e integrante da esfera de ação do Qi, Três Tesouros.
    As emoções são estímulos mentais que influenciam nossa vida afetiva. Sob circunstãncias normais não são causas de doenças, elas só se tornam causas de doenças quando forem durandouras ou muito intensas. As emoções, como causas de doenças, são estímulos mentais que pertubam a mente (Shen), a Alma Etérea (Hun) e a alma Corpórea (Po) e, por meio destas alteram diretamente o equilíbrio dos Órgãos Internos e a harmonia do Qi e do sangue.
    Causas interiores emocionais doenças: raiva, alegria, tristeza, aflição, estado de ficar pensativo, susto.

    2) Qual é o fator patógeno endógeno relacionado ao Baço e explique como este “zang”adoece de forma endógena (interna).
    Além da umidade interna, o outro fator endógeno relacionado ao baço é Pensar muito – “pensamentos ruminantes” -, pensar no passado, estudar e concetrar-se em demasia ou os pensamentos obsessivos fazem o Qi estagnar, o que debilita o Ba, podendo levar à deficiência do Qi do Baço.
    A preocupação “amarra”/estagna o Qi, causando sintomas como distenção abdominal e dor.

    3) Cite a natureza de cada zang – fu e explique com suas palavras o que significa “natureza” e o que ocorre quando se “perde”a natureza interna do órgão.
    “Natureza” do órgão diz respeito a sua formação, suas características, por exemplo se o órgão é de natureza Yang, ele não tem deficiência de Yang, porque ele já é Yang, sua “natureza” é Yang, então ele não deixa o corpo ter falta do que é a formação dele, ele não fica fraco daquilo que é a sua “natureza”.
    Os Zang são de “natureza” Yin e os Fu são de “natureza” Yang.
    Quando se perde a natureza, Yin ou Yang, interna do órgão, pode-se entrar em coma.
    Falando de “natureza” em relação às emoções: cada emoção reflete uma energia mental particular que pertence ao órgão Yin relacionado: raiva afeta o Fígado, alegria afeta o Coração, estado de ficar pensativo afeta o Baço, tristeza afeta o Pulmão e Medo afeta o Rim. A “natureza” significa que o órgão já produz uma certa energia mental com características específicas que, quando sujeito a estímulos emocionais, responde com uma reação aprticular.
    “Perder” a natureza interna do órgão significa que embora cada emoção tenha um efeito particular no Qi, todas as emoções têm tendência a causar alguma estagnação do Qi, depois de certo tempo, fazendo com que o órgãoa afetado por determinada emoção “perca” sua natureza. Por exemplo: a tristeza esvazia o Qi do Púlmão, que vai falhar em enviar seu Qi para baixo (natureza do Pulmão) e em promover a circulação do Wei Chi.

    • PROFESSORA RAQUEL TERRA Says:

      Regina,
      os fatores patógenos endógenos sempre são referentes a emoção.
      os FATORES CLIMÁTICOS SÓ SE TORNAM INTERNOS QUANDO PENETRAM NO INTERIOR.
      defina bem um e outro para fechar o diagnóstico.
      para estudarem no dia 07 de novembro estou enviando a ficha de anamnese para o seu email neste momento.
      obs: as emoções não “refletem ENERGIA MENTAL” A ÚNICA QUE TEM RELAÇÃO DIRETA COM AMENTE É A PREOCUPAÇÃO” – EMOÇÃO É EMOÇÃO E MENTE É MENTE!!! Uma não ocupa o lugar da outra , viu o livre do shen?
      veja se está claro e faça a pergunta que for necessário.
      sua dedicação é janela para entrar na alma da medicina chinesa.
      um terno abraço.

      • Regina Marques Says:

        Raquel, agradeço o esclarecimento quanto aos fatores patógenso endógenos sempre se referirem a Emoção. Estava mesmo em dúvida.
        Agora, quanto à frase “cada emoção reflete uma ENERGIA MENTAL particular que pertence ao órgão Yin relacionado”, eu a copiei ipsis litteris do livro do Maciocia “Os fundamentos da Medicina Chinesa”, pág. 200. O texto dle continua assim: “Na realidade, isso explica porque uma certa emoção afeta um órgão específico: aquele órgão em particular já produz uma certa ENERGIA MENTAL com características específicas… os órgãos internos já têm uma ENERGIA MENTAL positiva que só se transformam em emoções negativas…” Me parece que o Maciocia não está fazendo nenhuma relação entre “ENERGIA MENTAL” e MENTE, como você menciona. O que lhe parece?

  3. Carla Renata Says:

    1- Quais são os fatores patógenos e endógenos?
    Patógenos- é o desenvolvimentos das doenças
    Endógenos- são as emoções preocupação,alegria,temor,pãnico,tristeza.

    2-Qual é o fator patógeno relacionado com o baço e explique como este zang de forma endógena(interna).
    O fator patógeno relacionado com o baço é a umidade com isso enfraquece o yang do baço , leva a disfunção do transporte e transformação e dispersão do Qi,Xue,Jing ye, distenção e plenitude do epigástrico e abdomen, sensação de doce na boca, nausea etc… e também o excesso de preocupação o Zhen Qi se estanca , não podendo circular , assim lesando a função do baço .

    3- Cite a natureza de cada zang fu e explique com suas palavras

    O que significa a natureza e o que ocorre quando se perde a natureza interna do órgão.

    os cinco órgão zang-fu – coração, figado,baço,pulmão e rim.
    a natureza de cada um é :
    coração e representado – fogo;
    figado é representado – madeira;
    baço é representado – terra;
    pulmão-metal;
    rim-água.
    Perdendo a natureza dos órgãos , levará ao desiquilibrio e consequentemente as pessoas irão ficar doentes.
    OBS: Raquel poderia me esclarecer melhor a pergunta?

  4. valeria cantarini Says:

    Professora Raquel Eu queria resolver algumas duvidas, como por exemplo:
    Tipos de pulso, pulso rápido e pressão baixa, por que?
    Pulso lento e pressão alta, por que?.
    Que conhecimento traz tomar o pulso.

    Nos partos pode ser aplicada a Moxa, em que casos não pode. Sim pode em que pontos.

    Que pontos estimulam o trabalho de parto.

    Pressão alta e pulso baixo pode aplicar moxa?
    Por agora são estas minhas perguntas, muito obrigada.

  5. valeria cantarini Says:

    Fatores patogenos endogenos são as emoções, vem de dentro.
    Fatores patogenos exogenos, é o clima, vem de fora.

  6. valeria cantarini Says:

    O fator endogeno que perjudica ao Baço é a preocupação, ou pensamento excessivo. A preocupação o pensamento excessivo perjudica ao Baço ja que enfraquece ele. O Baço que tem natureza umeda, com os pensamentos excessivo ficara mais umedo, bloqueando o bom funcionamento dele.

  7. valeria cantarini Says:

    A natureza do órgão é a sua composição, elemento que predomina nele. Por exemplo, a natureza do Baço é a umedade, quando ele perde sua natureza ficando mais umedo do que deveria, ou secando, ele adoeçe dificultando a circulação e suas funções internas.

  8. valeria cantarini Says:

    Anidrosis, causas e fisiopatologia:
    é ausencia completa de suor, em situações aonde deveria suar, não sua. Possiveis causas: fator patogeno exogeno frio- vento.
    Lesão dos liquidos corporais, o frio constritor bloquea a atividade fincional das glandulas sudoriparas, os poros contraem e não produzem suor.

  9. valeria cantarini Says:

    No quadro de deficencia de qi, os sintomas que acompanham seriam: Falta de suor, falta de força, deficencia nas funções organicas, a sudorese é profusa e fria, palidez facial, membros frios, pulso muito profundo e debil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: