Estudo dirigido turma 130202

Direcionado aos alunos:

Eliza Portela.

José Marcos.

1- Explique com suas palavras AS 3  LEIS DO YIN YANG.

2- Correlacione as 2 leis do CICLO WU XING (5 MOVIMENTOS) e como esta relação mantém a saúde e origina a doença?

 

4 Respostas to “Estudo dirigido turma 130202”

  1. Eliza Regina Portela Says:

    1- Explique com suas palavras as 3 leis Yin e Yang.
    1ª Lei oposição e interdependência
    O tempo todo um depende do outro, onde termina um inicia-se outro, são inseparáveis, um não existe sem o outro, um é a essência do outro, um tem o outro dentro de si mesmo.
    2ª Lei do crescimento e decrescimento
    É como se ambos se unissem formando um todo, eles não ocupam o mesmo espaço, sendo assim quando um cresce o outro decresce.
    3ª Lei da intertransformação ou transformação mútua
    O extremo de um é o outro, gerando o movimento de transformação entre eles, quando um chega ao limite o outro aparece, o tempo todo um vira o outro.

    2 – Correlacione as 2 Leis do ciclo Wu xing e como esta relação mantém a saúde e origina a doença?
    O ciclo Sheng ou de Geração – é a lei de mãe e filho, todo órgão tem uma mãe e um filho, onde a mãe nutre o filho, mas esta não pode viver a vida do filho ou nutri-lo exageradamente, ou o filho sugar a mãe, estas são condições patológicas onde a pessoa adoece.
    Gerando uma relação de movimento, onde o ciclo gira cada vez mais para um lado, sendo assim pode girar cada vez mais rápido, tendo que existir uma força contrária para se ter o equilíbrio.
    Que seria o Ciclo Kê ou ciclo da dominância – ou lei Avô neto – está lei vem para acalmar, controlar, ou melhor, ajustar o movimento, seria o movimento yin, freando o movimento yang da mãe.
    O desequilíbrio destes dois ciclos é que geram o estado de doença da pessoa.

    • acupunturaauricular Says:

      Começou muito bem!!!!!
      Está correta. Lembre-se que as leis trabalham em conjunto, caso 1 delas esteja deficiente afetará a outra. O nosso trabalho é verificar qual delas e quando ficou ineficaz.. Verifique para a aula de sábado (14 de dezembro)todas as funções do Qi (energia).

  2. José Marcos Says:

    José Marcos
    AULA de 14 e 15 de DEZEMBRO 2013

    QUESTIONÁRIO 01

    1. AS 3 LEIS DO YIN YANG
    O conceito de Yin e Yang são resultado da observação da natureza, na visão oriental. É uma constatação, fruto do olhar “metafísico” destes povos.

    Observaram que tudo que ocorre na natureza pode ser visto como um desdobramento da própria unidade, do um, do todo. O número 2, portanto, não seria o dobro do 1, mas a sua metade. E o 1 se expressa em todas as suas infinitas possibilidades, gerando no universo, o que enxergamos e o que não conseguimos enxergar. Esta subdivisão, esta dualidade, estas duas expressões do 1, é por eles chamadas de Yin e Yang.

    Como são representação da unidade, eles são uma só coisa vista de 2 maneiras. Sendo assim são complementares, são interdependentes, pois são uma só coisa. Esta interdependência define uma das suas primeiras leis, a da interdependência, portanto.

    Se são interdependentes, se são uma só coisa, se são intrinsicamente relacionados, a transformação de um leva à transformação da outra, desta evidência se define a segunda lei do Yin e Yang, a da inter transformação.

    Se tudo se transforma, se altera em qualidade ou quantidade. Essa gradação de qualidade e quantidade se se altera, aumenta ou diminui. Se altera cresce, aumenta, ou decresce, diminui. Como estão interligadas e são interdependentes, se uma está crescendo a outra tem que estar no caminho inverso, diminuindo, decrescendo, mantendo o todo igual. Isto evidencia assim outra lei do Yin e do Yang, a do crescimento e decrescimento.

    2. AS 2 LEIS DO CICLO WU SING (5 MOVIMENTOS
    Como todas as coisas formadas, terão necessariamente em si o Yin e o Yang, terão também, embutidas, todas a suas leis. Terão em si, portanto, as leis de interdependência, inter transformação e crescimento e decrescimento. Destas coisas formadas pôde-se, observar, identificar mais especificamente 5, consideradas, elementos naturais, com características e padrões de comportamento que os identificam.

    Estes elementos naturais, são intrinsicamente portanto interdependentes, se inter transformam e crescem e decrescem. E como tudo está relacionado, assim também eles estão. Ou seja, os 5 elementos estão todos inter relacionados.

    Neste inter relacionamento foi observado uma perfeita relação de crescimento entre o primeiro e o o segundo, de crescimento do segundo para o terceiro, de crescimento do terceiro para o quarto, de crescimento do quarto para o quinto, e, finalmente, de crescimento do quinto para o primeiro, fechando o ciclo.

    Este ciclo de crescimento dos elementos naturais é chamado de CICLO DE GERAÇÃO.

    Como, por sua constituição, forçosamente terão obedecidas também a lei do decréscimo, Num outro momento observou-se que quando um dos elementos está crescendo, estará decrescendo um outro adiante, não o elemento seguinte, mas o imediatamente após. Deste modo se observou que o crescimento do primeiro elemento, decresce o terceiro, o do segundo decresce o quarto, o do terceiro decresce o quinto, o do quarto decresce o primeiro, o do quinto elemento, decresce o segundo, fechando o ciclo.

    Este ciclo de decrescimento dos elementos naturais é chamado de CICLO DE DOMINÂNCIA.

    3. RELAÇÃO DA SAÚDE OU DOENÇA COM AS 2 LEIS DOS 5 MOVIMENTOS
    Para um organismo, sempre formado por Yin e Yang em diversas possibilidades, expressas pelos 5 elementos naturais, manter-se em equilíbrio, um equilíbrio dinâmico, é manter-se com saúde.

    A doença seria então o oposto deste equilíbrio dinâmico, ou um desajuste, um desequilíbrio nas diversas possibilidades de Yin e Yang, expressas pelos 5 elementos observáveis.

    Restaurar, portanto a saúde é restaurar este equilíbrio dinâmico.

    • professora RAQUEL TERRA Says:

      José Marcos,
      Excelente resposta !! Parabéns por sua dedicação !
      Observe uma questão :
      o desequilibrio é inerente a vida!! A todo momento desequilibramos e equilibramos sucessivas vezes. A doença ocorre quando este desequilíbrio é intenso ou permanente!! O conceito de equilíbrio também é fundamental. Muitas vezes o que acreditamos ser equilíbrio é rigidez!! O importante é aceitarmos o crescimento e decrescimento da vida como um todo: emoções , ganhos, perdas, calor, frio…..e nos mantermos neste constante fluir sem ESPANTO!
      Uma excelente caminhada…..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: