ESTUDO DIRIGIDO – TURMA 14A REFERENTE A AULA DE 25/01/2014

1) DEFINA CADA TÉCNICA DO ATQ, QUE RELAÇÃO ELAS POSSUEM ENTRE SI.
2) CORRELACIONE COM SUAS PALAVRAS AS 3(TRÊS) LEIS DO TAI JI (YIN  /  YANG).
3) COMO PODEMOS PERCEBER EM NOSSO ORGANISMO ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS DAS LEIS?

BOA DEDICAÇÃO A TODOS, ESTAREMOS A DISPOSIÇÃO.

4 Respostas to “ESTUDO DIRIGIDO – TURMA 14A REFERENTE A AULA DE 25/01/2014”

  1. Roberta Oliveira Says:

    Resposta da questão 1

    ATQ: Auriculoterapia, Tui Na e Qui Gong.

    Auriculoterapia:

    É um método terapêutico baseado no princípio de que o pavilhão auricular representa o corpo como um todo, ou seja, é um método que baseia-se no diagnóstico e tratamento de desequilíbrios energéticos através do pavilhão auricular, utilizando diversas técnicas, tais como agulhas, sementes, cristais, etc.
    Na auriculoterapia cada ponto do nosso corpo possui uma correspondência auricular que se torna perceptível quando uma região do corpo perde seu equilíbrio fisiológico, visto que o mesmo é ligado a diversas áreas do corpo através de canais de energia e do sistema nervoso.

    Tui Na
    São técnicas de massagem utilizadas para sedar ou estimular os pontos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo energético. É uma técnica que utiliza as mãos como instrumento de tratamento.

    Qi Gong

    Também conhecido como Chi Kung, o Qi Gong é baseado em exercício que tem como finalidade estimular e promover uma melhor circulação de energia Chi no corpo. Existem milhares de variações dessa prática e com isso, também diversas escolas, porém todos tem em comum a busca da união do corpo e da mente num equilíbrio harmonioso.

    ATQ são técnicas da Medicina Tradicional Chinesa que levam em consideração, assim como as outras técnicas da Medicina Chinesa, os fenômenos da natureza e a sua influência energética no ser humano, tratando-se a base do problema e não somente a doença em si, como na medicina ocidental. Levando-se isso em consideração pode-se perceber o quanto é importante unir as diversas técnicas da MTC pois assim como tudo na vida cada técnica tem seu limite, apresentando melhores resultados quando associadas entre si, assim podendo exercer uma terapia mais completa e eficaz.

    • acupunturaauricular Says:

      Excelente resposta, os parágrafos mostram que você está lendo. Não é cópia. Algumas considerações:
      1) O Qi Gong que trabalharemos será o terapêutico, específico para alterações da saúde, existem : marcial, para desenvolvimento espiritual, fortalecimento….vários.
      2) A Auriculomedicina da escola Huang Li Chun é uma integração das 2 medicinas – ocidental e oriental- Portanto seguiremos sempre com os 2 estudos, de forma complementar.
      3) Sugestão: comece fazendo o Qi Gong – qualquer dúvida escreva aqui em “deixar comentário” a sua percepção será elevada.
      um forte abraço, parabéns por iniciar.. Precisaremos de dedicação!! P. Raquel Terra

  2. Fernando Francisco de Jesus Says:

    Questão 01
    AURICULO- A auriculoterapia é um sistema independente dentro da medicina tradicional chinesa através destas técnicas podemos tratar enfermidades do sistema nervoso, cardiovascular, articular e ginecológico. é um sistema com método próprio de tratamento e diagnostico, tem como descrição os pontos, os sulcos, as zonas e as linhas.
    TUI NA – Massagem terapêutica que usa pressão nos pontos que percorre os meridianos ou canal de energia que circula em nosso corpo. É uma técnica que visa o equilíbrio energético existente em nossa estrutura física, ainda com importância deve haver uma relação de harmonia entre terapeuta e paciente. Essa técnica é ensinada e praticada dentro da medicina tradicional chinesa para tratamento de diversas doenças.
    QI GONG- Seguimentos de exercícios que baseiam englobar o corpo e a respiração para um melhor equilíbrio de energia, esta energia considerada CHI existente no corpo humano e no universo, tem como objetivo melhorar nosso corpo para que possamos ter energia suficiente em nossas tarefas diárias. Ainda podemos fizer que a prática diária desses movimentos nos tornará mais flexíveis perante a vida em nossos dias.
    Questão 02-
    Estas leis se baseiam na oposição, no crescimento, no decrescimento e transformação mútua entre o YIN E YANG, podemos dizer que é uma luta constante para o equilíbrio dinâmico, através destas relações opostas entre o Yin e Yang é possível a existência das coisas no desenvolvimento da vida de todos os seres presentes no universo. Sem esta relação entre o Yin e Yang não haveria o crescimento e nem o decrescimento. Essa dependência entre o Yin e Yang é o princípio da existência da energia no corpo e no universo.

    • acupunturaauricular Says:

      FERNANDO,
      O NOSSO EXERCÍCIO COMO TERAPEUTAS SERÁ UTILIZAR EM CADA ENFERMIDADE AGUDA E- OU CRÔNICA O QUE CADA TÉCNICA TEM DE MAIS IMPORTANTE DE ACORDO COM O PACIENTE.
      PARA ALGUNS A AURICULOMEDICINA SERÁ PREDOMINANTE, PARA OUTROS A SANGRIA…OU O QI GONG. COMECE A COMPREENDER COMO A ENFERMIDADE MIGRA E- OU EVOLUI… DAS 3 TÉCNICAS NECESSITA AGORA CONHECER: O QUE É O QI GONG: COMO ATUA? E COMO INDICÁ-LO? INICIE COM OS 1°S MOVIMENTOS DO “DA WU” E COM A ÁRVORE! boa caminhada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: