TURMA DO CURSO DE ACUPUNTURA – ESTUDO DIRIGIDO

RESPONDA:

1)  QUAL  A  DIFERENÇA ENTRE LUI QI   E   LUI YIN, O QUE DETERMINA  LUI QI  SE TRANSFORMAR  EM  LUI  YIN?

2) O  QUE VOCÊ ENTENDE POR WU XIE ?

6 Respostas to “TURMA DO CURSO DE ACUPUNTURA – ESTUDO DIRIGIDO”

  1. Ana Carolina Dias Says:

    Lui Qi é como deveria ser a temperatura dos nossos órgãos de acordo com a estação do ano, o nosso corpo nos protege dos fatores climáticos. Quando isso não ocorre, o fator climático modifica a temperatura da natureza de cada órgão.
    Lui Yin é quando o clima exterior (fator patógeno exógeno) invade o corpo, mas não chega a afetar os órgãos. É uma invasão externa (pele, boca, nariz, músculos). Isto ocorre quando wei qi está fraco e não consegue defender o corpo contra a agressão externa, é comum sentir febrícula, dores musculares, sensação de resfriado, mas não chega a invadir o órgão.
    O Lui Qi se transforma em Lui Yin quando o órgão está em desarmonia com a sua natureza, deixando com que o fator exógeno penetre na superfície.
    O Wu Xie é a temperatura dos nossos órgãos independente do clima externo, é a natureza de cada um. Exemplo: Coração (Xin) sua natureza é o calor, Fígado (Gan) vento, Pulmão (Fei) secura, Rim (Sheng) frio e Baço (Pi) úmido. Quando o órgão está em desarmonia com a sua natureza, a temperatura modifica, isto ocorre devido a fatores emocionais ou por maus hábitos e não por fatores climáticos externos como ocorre no Lui Qi.

  2. Ana Carolina Dias Says:

    Completando a resposta acima, os maus hábitos seriam bebidas geladas que lesam o baço, banhos demorados que lesam baço e pulmão, banhos quentes que lesam o funcionamento do wei qi, bebidas alcoólicas em excesso e comidas gordurosas que lesam o fígado e o baço, drogas que lesam o Rim, cigarro que lesa o pulmão, causando deficiência do Qi, trabalho em excesso que lesa coração, baço e Rim, dentre outros milhares de maus hábitos. Todos esses fatores levam ao Wu Xie.

  3. valeria cantarini Says:

    1) LUI YIN é o fator exógeno que vem do clima e afeta o interior. A estação do ano por exemplo. É uma doença mais superficial. Vem do clima, acontece sempre na superfície do corpo, vinculado a doenças climáticas, e não necessariamente há disfunção dos Zang Fu.
    O LIU QI é o natural do universo, o fluir das estações e suas mudanças sazonais, as canículas do verão, outono, inverno e primavera.
    2) O WU XIE é o fator patógeno dentro do órgão. Por exemplo, umidade no Baço ou vento no fígado. Esta relacionado sempre com a disfunção dos Zang Fu, qi, xué e jing yePode acontecer pela evolução do Liu Yin que penetrou no interior.
    Sempre encontraremos mudanças no pulso e na língua.

  4. fernandokarate.Diz Says:

    LIU QI: São os seis fatores climáticos, vento, frio, calor de verão, umidade, secura e fogo, que em condições normais não causam danos a saúde do corpo humano, é ainda considerado os seis tipos de QI importante para a natureza.
    LIU YUIN: São os seis fatores patogênicos exógenos, causadores da doença, que invade o corpo pela parte externa através da pele, boca e nariz. Estão relacionados com as mudanças sazonais, que afeta o corpo singularmente ou combinadas, podendo uma influenciar a outra ou transformar na outra.
    LIU QI e LIU YIN: Em excesso de Liu Qi pode transformar em Liu Yin pela mudanças dos fatores climáticos: Exemplo mudanças repentinas de alguns dos fatores como o vento ou frio pode afetar o corpo bruscamente.
    WU-XIE: São fatores patógenos que gera doenças no interior do corpo esta relacionado sempre com as disfunções dos zang fu, qi, xue e jing ye e haverá mudanças no pulso e na língua.

  5. 1-A diferença entre lui qi e lui yin é que lui qi são as 6 energias com sua natureza em harmonia perfeita: primavera,verão,outono,inverno e canícula.Nada afetando esse movimento.ex:o normal é que o outono seja seco.
    O lui yin é quando essas 6 energias transforma-se em excesso

    O lui qi se transformar em lui yin é uma invasão externa.
    ex:mudança de clima da estação.Voçê está no verão e a temperatura muda pra inverno de forma súbita.
    Mudança repentina de temperatura do ambiente.ex: está em um dia muito quente e voçê entra no banco com ar condicionado muito forte.
    Pessoas que apresentam o anti-patógeno muito deficiente,o perverso entra mais fácil.

    2- wu xie é um fator climático no interior,é uma energia produzida dentro do órgão mas o fora pode influenciar .ex: voçê já estava frio no interior e pegou muito frio do meio externo.
    Está relacionado com uma disfunção dos órgãos,qi,xue e jing ye.
    Quando o órgão está em desarmonia com seu movimento,ocorre o wu xie.ex: o fígado tem que dispersar o qi para todos os lados e quando esse movimento não acontece temos o wu xie.

  6. CARLOS JOÃO TEIXEIRA FONTES Says:

    1) QUAL A DIFERENÇA ENTRE LUI QI E LUI YIN, O QUE DETERMINA LUI QI SE TRANSFORMAR EM LUI YIN?
    Lui Qi é a denominação das seis energias climáticas que são o vento, o frio, o calor de verão, a umidade, a secura e o fogo (calor). O Lui Yin é quando estes fatores se transformam em excesso (seis excessos) e passam a ser fatores patógenos exógeno.
    As seis energias (Lui Qi) normalmente não são agressivas ao organismo. Pode ocorre alguns fatores que determinam a transformação de Lui Qi em Lui Yin. Podemos citar a variação anormal e brusca do clima, mudança de temperatura ambiente e a própria constituição do paciente que pode ter a sua energia anti-patógena deficiente.

    2) O QUE VOCÊ ENTENDE POR WU XIE ?
    É a denominação das cinco energias patógenas internas que são o vento, o calor, o frio, a umidade e a secura. Possuem manifestações clínicas semelhantes as do Lui Yin. Assim como na Lui Yin podem se apresentar sozinhas ou combinadas durante o processo patológico e transforma-se mutuamente.
    O Wu Xie é sempre gerado no interior, está relacionado sempre à disfunção dos zang fu, qi, xué e jing ye (por excesso ou dificiência). Pode ser uma evolução do Liu Yin que penetrou no interior. Sempre haverá mudança na língua e no pulso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: