Turma de Diagnóstico – NÍVEL 3 (13C)

1)    PORQUE O PACIENTE APRESENTA AUSÊNCIA DE SEDE E ANOREXIA? (SINDROMES)

2)    O QUE É SUDORESE ESPONTANEA E QUAL É A CAUSA?

3)    QUAL (IS) SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE POLIÚRIA E POLACIURIA? (CAUSA)

4)    PORQUE O PACIENTE APRESENTA FEZES COM TEXTURA AMOLECIDA E FINA?

5)    DESCREVA:   SEDE, SUOR, FOME, DOR   E  FEZES DE DOIS PACIENTES.

1º DEFICIENCIA QI

2º DEFECIENCIA YIN

4 Respostas to “Turma de Diagnóstico – NÍVEL 3 (13C)”

  1. Ana Carolina Dias Says:

    1. Por deficiência do Qi do Baço e umidade-frio, podendo também ter def. de Qi do estômago e umidade-frio. O paciente não apresenta lesão nos líquidos devido a umidade, eles não estão fluindo com deveria. O baço perde a função de ascender e o estômago de descender, gerando um acúmulo de líquidos, os alimentos não são bem digeridos dando uma sensação de plenitude abdominal, o paciente sente pouca fome e pouca sede.
    2. Suor com o mínimo de esforço ou sem esforço algum. Quando há disfunção do baço, do pulmão ou do yang do rim o Wei Qi não circula bem, perdendo sua função, que é a de controlar a temperatura corporal e dos órgão zang-fu, além de controlar a abertura e fechamento dos poros. Além da sudorese espontânea, podem ocorrer fezes moles e finas e baixa imunidade.
    3. Poliúria: aumento da frequência urinária, mas em grande quantidade.
    Polaciúria: aumento da frequência urinária, mas em pouca quantidade.
    4. Por deficiência de Qi do Baço que não consegue transformar os líquidos e nutrientes como deveria.
    5. Paciente com def. de Qi: As funções dos órgãos zang-fu são prejudicadas, o baço não transforma devidamente, então as fezes são amolecidas ou evacua várias vezes ao dia, tem sudorese espontânea por deficiência do wei Qi, o paciente sentirá mais fome e sede devido ao suor e por eliminar a maioria dos nutrientes e alimentos através das fezes. Sente dores pelo corpo, joelho, lombar, cervical, devido ao Qi estar bloqueado.
    Paciente com def. de Yin: Deficiência de Yin tem lesão dos líquidos. Sente sede, mas bebe em pouca quantidade, quase não sua, mas tem sudorese noturna, tem constipação ou fezes ressecadas, não sente dor.
    Nos dois casos alguns fatores podem se modificar dependendo do frio ou calor interno. (calor-umidade ou frio-umidade)

  2. Aline Coelho Says:

    2) O QUE É SUDORESE ESPEONTANEA E QUAL É A CAUSA?
    E de origem endógena, ocorre quando os poros ficam flácidos,após esforço físico o Qi fica débil aumentando sudorese, diurna.
    Sintomas: astenia mental, pouca força, respiração curta,pulso profundo e sem força. Causando: Def. Qi; Def. Yang

    3) QUAL (IS) AS DIFERENÇAS ENTRE POLIÚRIA E POLACIURIA? (CAUSA)
    Poliuria é o volume da urina aumentado; sua causa é Xu de Yang do Rim e Xiao ke; fazendo com que a função do Qi Hua fique afetada não transformando os liquidos corporais, escapando do corpo mais liquidos do que o normal através da urina.

    Polaciúria é o aumento da freqüência, onde o paciente vai toda hora e faz pequenas quantidades. Quando escassa e escura acumulo de umidade calor no Jiao inferior; urina clara e abundante def. yang do Rim geralmente em idosos

    4) PORQUE O PACIENTE TENESMO COM TEXTURA AMOLECIDAS E FINAS?
    Porque ele tem umidade calor no intestino não separa os liquidos claros dos turvos, causado pela estagnação de Qi do fígado e pelo excesso de dominância sobre o baço

    5) DESCREVA A SEDE, SUOR, FOME, ODOR, FEZES DE DOIS PACIENTES.

    1º DEFICIENCIA QI
    O BA perde a função de trasnportar e transformar, não metabolizando os liquidos causando, Sudorese espontânea, Anorexia – apetite pobre, Fezes amolecidas e fina,Disuria por deficiência,Urina dor com sensação depois de terminada micção,
    Febrícula.

    2º DEFECIENCIA YIN
    Com o calor interno a def. de Yin causa Sudorese noturna, Sede sem polidipsia, boca seca e garaganta seca mas sem vontade de beber liquidos, Fome sem polifagia, Constipação,Fezes seca em forma de bolinhas,Febre ondulante, rubor malar,pulso filiforme e rápido.

    A primeira pergunta não soube responder

  3. 1-quando o paciente não sente sede indica que os líquidos corporais não estão lesados, porém não estão utilizados corretamente por uma deficiência do baço gerando umidade.
    o baço tem sua sua especial abertura do corpo na boca , uma disfunção do baço de transportar , distribuir e transformar os nutrientes , o paciente fica com pouco apetite,
    o Qi forte e vigoroso do baço resulta em um bom apetite.

    2-A sudorese espontânea é devido uma deficiência de qi , onde Wei qi fica fraco, perde a função da abertura e fechamento dos poros, o paciente sua com pouco esforço., a respiração é curta, pulso fraco.

    3-Poliúria- Quando o yang do rim está débil, a função do Qi Hua fica afetada os líquidos corporais não se transformam e metabolizam corretamente, escapando mais líquidos que o normal através da urina.

    polaciúria- É o aumento na frequência da micção urinária, porém em pequenas quantidades cada micção.
    Quando a urina é escassa e escura relaciona-se com acúmulo de umidade -calor no jião inferior , onde a bexiga perde a função do Qi Hua,
    Quando a urina é clara e sem poder conter a micção , tem relação com com a incapacidade do rim de controlar e esfíncter uretral.
    quando a polaciúria é noturna com urinas claras e abundante está relacionado a deficiência de yang do rim , geralmente é observado em pessoas idosas .

    4-O baço perde sua a sua função de transporte e transformação , assim sendo não metaboliza corretamente os líquidos corparais e a umidade não é retida totalmente das fezes , ficando moles e finas.
    É CAUSADO PELA DEFICIÊNCIA DO QI E DE YANG DO BAÇO E ESTOMAGO.

    5-Deficiência de Qi- O paciente com deficiência de Qi as fezes as fezes são moles e finas e geralmente vai mais de uma vez ao banheiro, sente pouca sede, tem sudorese espontânea,apetite pobre .

    Deficiência de Yin- O paciente com deficiência de yin as fezes são ressecadas e em bolinhas, devido ao calor interno por deficiência de yin os líquidos corporais são lesados ficando incapazes de ascender para umedecer a boca e garganta, o paciente sente sede e não sente vontade de beber líquidos e tem sudorese noturna.

  4. 1)Porque os líquidos corporais do paciente estão sendo mal consumidos e utilizados, isso pode ocorrer por alguma enfermidade por frio, umidade ou por calor. Alguns de seus tipos tem consequência por: síndrome de calor excessivo e enfermidade no XIAO KE quando é a sede com polidipsia; e por deficiência de Yin, calor-umidade, acumulo de fleuma patógena no interior, estagnação do sangue no interior quando é a sede sem polidipsia. Os casos de anorexia são causados por deficiência de Qi no baço e estômago e por isso as funções do baço e do estômago ficam mais lentas e o paciente fica sem apetite, pela umidade patógena que lesa o baço pois este é sensível a umidade assim ocorre a plenitude abdominal, retenção de alimentos no estomago e intestino assim ocorre a repugnância alimentar, entre outros.
    2)É uma sudorese diurna que ocorre espontaneamente sem necessidade de nenhum esforço físico, isso é por causa de uma deficiência de Qi , o Wei Qi fica débil e perde a capacidade de controlar a abertura e fechamento dos poros que ficam flácidos.
    3)Poliúria: é quantidade de urina em maior volume, ocorre por deficiência de Yang no rim, o Yang fica débil e assim a função de Qi Hua fica afetada e por isso os líquidos corporais não se transformam corretamente, vindo assim em urina.
    Polaciúria: é o aumento da frequência urinária, porém, em pequenas quantidades , ocorre pelo acúmulo de umidade calor no jiao inferior fazendo com que a bexiga perca sua função de Qi Hua, esta também relacionada a deficiência de Yang do rim.
    4)Ocorre por uma deficiência de Qi ou de Yang do baço e estômago, o baço perde a sua função de transporte e transformação , assim não metaboliza corretamente os líquidos corporais e a umidade das fezes não é retirada totalmente por isso ficam finas e amolecidas.
    5)Deficiência de Qi: o Qi não realiza o Qi Hua , assim o paciente sente boca seca porém não bebe água apenas faz bochechos, apetite pobre por conta de uma deficiência de Qi no baço e estômago, as fezes ficam as vezes moles e as vezes seca, isso por estagnação de Qi no fígado e baço, o paciente sente dor com queimação na uretra porque o calor o acumulo de calor na bexiga faz com que esta perca sua função de Qi Hua, o paciente tem a sudorese espontânea porque o Wei Qi perde sua capacidade de abertura e fechamento dos poros.
    Deficiência de Yin: o paciente sente boca seca, mas não sente necessidade de beber líquidos isso porque a deficiência de Yin é leve então o paciente sente a boca seca mas não vontade de ingerir algum liquido, o paciente sente uma sensação de fome, mas não necessidade de comer e se come é em pouca quantidade, isso por causa da deficiência de Yin no estômago, fezes secas em formas de bolinhas por causa do calor interno por deficiência de Yin, sudor1)Porque os líquidos corporais do paciente estão sendo mal consumidos e utilizados, isso pode ocorrer por alguma enfermidade por frio, umidade ou por calor. Alguns de seus tipos tem consequência por: síndrome de calor excessivo e enfermidade no XIAO KE quando é a sede com polidipsia; e por deficiência de Yin, calor-umidade, acumulo de fleuma patógena no interior, estagnação do sangue no interior quando é a sede sem polidipsia. Os casos de anorexia são causados por deficiência de Qi no baço e estômago e por isso as funções do baço e do estômago ficam mais lentas e o paciente fica sem apetite, pela umidade patógena que lesa o baço pois este é sensível a umidade assim ocorre a plenitude abdominal, retenção de alimentos no estomago e intestino assim ocorre a repugnância alimentar, entre outros.
    2)É uma sudorese diurna que ocorre espontaneamente sem necessidade de nenhum esforço físico, isso é por causa de uma deficiência de Qi , o Wei Qi fica débil e perde a capacidade de controlar a abertura e fechamento dos poros que ficam flácidos.
    3)Poliúria: é quantidade de urina em maior volume, ocorre por deficiência de Yang no rim, o Yang fica débil e assim a função de Qi Hua fica afetada e por isso os líquidos corporais não se transformam corretamente, vindo assim em urina.
    Polaciúria: é o aumento da frequência urinária, porém, em pequenas quantidades , ocorre pelo acúmulo de umidade calor no jiao inferior fazendo com que a bexiga perca sua função de Qi Hua, esta também relacionada a deficiência de Yang do rim.
    4)Ocorre por uma deficiência de Qi ou de Yang do baço e estômago, o baço perde a sua função de transporte e transformação , assim não metaboliza corretamente os líquidos corporais e a umidade das fezes não é retirada totalmente por isso ficam finas e amolecidas.
    5)Deficiência de Qi: o Qi não realiza o Qi Hua , assim o paciente sente boca seca porém não bebe água apenas faz bochechos, apetite pobre por conta de uma deficiência de Qi no baço e estômago, as fezes ficam as vezes moles e as vezes seca, isso por estagnação de Qi no fígado e baço, o paciente sente dor com queimação na uretra porque o calor o acumulo de calor na bexiga faz com que esta perca sua função de Qi Hua, o paciente tem a sudorese espontânea porque o Wei Qi perde sua capacidade de abertura e fechamento dos poros.
    Deficiência de Yin: o paciente sente boca seca, mas não sente necessidade de beber líquidos isso porque a deficiência de Yin é leve então o paciente sente a boca seca mas não vontade de ingerir algum liquido, o paciente sente uma sensação de fome, mas não necessidade de comer e se come é em pouca quantidade, isso por causa da deficiência de Yin no estômago, fezes secas em formas de bolinhas por causa do calor interno por deficiência de Yin, sudorese noturna, quando é pela deficiência no Yin vem acompanhada de febres vespertinas ou sensação de calor principalmente nas tardes e noites sendo mais intensa nas palmas das mãos, plantas dos pés e região torácica, não sente dor.
    ese noturna, quando é pela deficiência no Yin vem acompanhada de febres vespertinas ou sensação de calor principalmente nas tardes e noites sendo mais intensa nas palmas das mãos, plantas dos pés e região torácica, não sente dor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: