TURMA DE ACUPUNTURA AVANÇADA – Estudo Dirigido FLEUMA

1)   Quais os 2 tipos de FLEUMA  segundo sua origem e formação? Cite as características e diferenças entre os 2 tipos.

2)    Explique o mecanismo de formação da FLEUMA YIN.

3)    Quais as partes do corpo onde a FLEUMA YIN costuma se instalar com mais frequência?

4)    Onde a FLEUMA YIN dos tipos “TAN YIN” e “ZHI YIN” se localizam e quais os principais sintomas de cada um dos tipos?

5)    Explique os mecanismos de formação da FLEUMA TAN

6)    Sabemos que a FLEUMA, assim como a umidade, combina-se facilmente com outros fatores patógenos. “RE TAN” e “FENG TAN” são formas de combinação de FLEUMA com quais outros fatores patógenos? Cite os principais sintomas que se apresentam em “RE TAN” e “FENG TAN”.

7)    Indique as principais manifestações clínicas (sintomas e queixas frequentes) da FLEUMA quando esta se acumula na CABEÇA, na GARGANTA e no ESTÔMAGO.

8)    Cite 3 exemplos de patologias clínicas conhecidas (doenças) causadas por ACÚMULO DE FLEUMA.

OBS: GABARITO após as respostas da turma: Fernando, Regina, Tânia,Carla, Carlos, Valéria,Ivanilda, André e Elizabete.

” A mudança no conceito e prática da saúde no Brasil dependem da nossa dedicação!”

5 Respostas to “TURMA DE ACUPUNTURA AVANÇADA – Estudo Dirigido FLEUMA”

  1. Ana Carolina Dias Says:

    1. Fleuma Tan e Fleuma Yin. Os sintomas da fleuma Yin são mais leves que a fleuma Tan. A Yin é intangível e proveniente da deficiência do baço e a Tan é tangível e proveniente de um quadro de fleuma yin que se agravou ou por sintomas de calor interno que lesam os líquidos corporais, neste caso do calor o paciente não precisa ter tido uma deficiência de baço para adquirir a fleuma Tan.
    A yin é clara, menos densa e espessa.
    A Tan é mais turva, mais densa e espessa.

    2. Como a fleuma yin é proveniente de uma deficiência de baço, ela vem de fatores que lesam o baço como má alimentação, excesso de trabalho, fatores emocionais (preocupação em excesso) e fatores exógenos (clima muito úmido, banhos quentes e demorados).

    3. Xuang Yin – fleuma intercostal ou hipocôndrios (def de Qi, os líquidos ficam retidos nos canais, causando dor, tosse e respiração curta)
    Yi Yin – fleuma nos 4 membros. Lembrando que deficiência de baço retêm líquido que reflete nos 4 membros (pernas e braços).

    4. Tan Yin – fleuma nos intestinos. (Def. de yang do baço). Sintomas: emagrecimento, som de água nos intestinos.
    Zhi Yin – Pulmões (o baço não consegue ascender o Qi para o pulmão e este perde sua função de dispersão e descida, então os líquidos além de acumularem também não descem). Sintomas: Tosse com expectoração clara, opressão torácica e edema facial.

    5. Como a fleuma Tan é proveniente do calor interno, ela ocorre por sintomas de calor em excesso que lesam os líquidos levando a def. de yin, o calor em excesso transforma as emoções em fogo que causam a hiperatividade principalmente no estômago e fígado. A fleuma Tan também tem origem de uma fleuma yin que se agravou, neste caso seria por frio-umidade no baço. Nos dois casos (calor e umidade) faz com que lese o Rim. Deficiência de Rim também causa fleuma Tan.

    6. Re Tan: Fleuma-Calor, fezes ressecadas ou constipação, irritabilidade, rubor facial, febre, tosse com expectoração, dor na garganta.

    Feng Tan – Vertigem, paralisia facial, dificuldade na linguagem, perda da consciência.

    7. Fleuma na Cabeça: dor de cabeça, tonteira, visão embaçada, podndo ocorrer perda da consciência.

    Fleuma na Garganta: Mei Ke Qi

    Fleuma no Estômago: vômito e sensação de plenitude abdominal.

    8. Como a fleuma está relacionada com a disfunção do Baço, Rim, Pulmão e San Jiao, então podemos relacionar a doença com os sintomas de disfunção destes órgãos de acordo com a gravidade deste sintoma. A fleuma é a disfunção na transformação do Jin ye, que podem ser: Asma (líquidos retidos nos canais de ascensão), Anorexia (por def de yang do baço) e Depressão (fleuma no coração)

  2. valeria cantarini Says:

    1) Quais os 2 tipos de FLEUMA segundo sua origem e formação? Cite as características e diferenças entre os 2 tipos.
    2) Explique o mecanismo de formação da FLEUMA YIN.

    Dois tipos de fleuma: Fleuma Yin e fleuma Tan.
    A fleuma Yin é mais clara, menos densa e espessa, sua origem vem da deficiência do Baço em transformar os líquidos corretamente. O baço é incapaz de metabolizar corretamente os fluidos corporais que se acumulam provocando excesso de umidade no interior. Retenção de líquidos. É intangível, não palpável, insubstancial.
    A fleuma Tan é mais turva. Mais densa e espessa. Tem sua origem na fleuma yin que agrava- se mais principalmente do calor, e não é necessário uma deficiência do Baço anterior. É tangível, palpável e audível ou intangível não visível.
    3) Quais as partes do corpo onde a FLEUMA YIN costuma se instalar com mais frequência?
    Costuma se instalar nos intestinos, entre as costelas, no hipocôndrio, nos membros e no pulmão. De acordo com o lugar de estagnação dos líquidos corporais.
    4) Onde a FLEUMA YIN dos tipos “TAN YIN” e “ZHI YIN” se localizam e quais os principais sintomas de cada um dos tipos?
    O Tan Yin se localiza nos intestinos e o principal sintoma é anorexia, emagrecimento, borborigmo,(que é som de água nos intestinos), retenção de líquidos.
    O Zhi Yin localiza-se no pulmão e os principais sintomas são tosse com dispneia, expectoração abundante e clara, edema facial, respiração curta, opressão torácica.
    5) Explique os mecanismos de formação da FLEUMA TAN
    Este tipo de fleuma se conecta mais com calor, não necessariamente com uma deficiência do Baço. É uma hiperatividade do fogo por deficiência de yin. O fogo seca os líquidos corporais, junto a uma umidade acumulada por muito tempo provoca uma fleuma mais tangível, mais densa. Esta fleuma ao ser mais tangível da para observar nas fezes, no vomito, no catarro, na coriza.
    6) Sabemos que a FLEUMA, assim como a umidade, combina-se facilmente com outros fatores patógenos. “RE TAN” e “FENG TAN” são formas de combinação de FLEUMA com quais outros fatores patógenos? Cite os principais sintomas que se apresentam em “RE TAN” e “FENG TAN”.
    RE TAN é fleuma + calor e FENG TAN é fleuma+vento.
    Os principais sintomas em RE TAN são intolerância ao calor, expectoração densa, edema, insônia, arritmia cardíaca, dor e parestesia nos membros.
    Os sintomas principais de FENG TAN são vertigem, som de catarro na garganta, paralisia facial, dificuldade na linguagem, hemiplegia, parestesia nos membros, perda da consciência.
    7) Indique as principais manifestações clínicas (sintomas e queixas frequentes) da FLEUMA quando esta se acumula na CABEÇA, na GARGANTA e no ESTÔMAGO.
    As principais queixas serão dor de cabeça com distúrbios no equilíbrio, expectoração densa na garganta, catarro, e dificuldade de metabolizar e transformar corretamente os líquidos e alimentos havendo distensão abdominal, fezes amolecidas, etc.
    8) Cite 3 exemplos de patologias clínicas conhecidas (doenças) causadas por ACÚMULO DE FLEUMA.
    Esquizofrenia, Vertigem, Arritmia cardíaca,

  3. acupunturaauricular Says:

    Parabéns a Ana Carolina e a Valéria Cantarini pelas respostas e pelo compromisso com o processo de aprendizagem..
    Estão corretas, com pequenas correções.

    Segue o gabarito:

    1) Segundo sua origem e formação, a fleuma pode se apresentar como FLEUMA YIN e FLEUMA TAN.

    2) Normalmente, o paciente apresenta pulso escorregadio ou em corda e língua com saburra grossa e pegajosa.

    3) A FLEUMA YIN é mais clara, menos densa, menos espessa, é intangível (não palpável, insubstancial) e provém necessariamente, de uma deficiência de baço. A FLEUMA TAN é mais turva, mais densa, mais espessa, pode ser tangível (palpável, visível) ou intangível e seu mecanismo de formação pode ser pelo agravamento da FLEUMA YIN ou pela presença de CALOR (que é mais comum nesse tipo). Por isso não é obrigatória a preexistência de uma deficiência de baço para haver FLEUMA TAN.

    4) A FLEUMA YIN é formada do seguinte modo: algum fator patógeno exógeno, ou fator emocional, ou fator alimentar ou ainda excesso de trabalho sem descanso podem lesar a função do baço. Uma vez lesado. O baço perde a função de metabolizar e distribuir corretamente os líquidos corporais, havendo então um acumulo inadequado de líquidos em determinada parte do corpo, gerando a fleuma.

    5) A FLEUMA YIN normalmente se instala nos intestinos, na região intercostal e hipocôndrios, nos 4 membros e nos pulmões.

    6) A FLEUMA YIN do tipo “TAN YIN” se localiza nos intestinos e a do tipo “ZHI YIN” se localiza nos pulmões. Os principais sintomas do tipo TAN YIN são: borborigmo, anorexia, emagrecimento, retenção de líquidos. Os principais sintomas do tipo ZHI YIN são: tosse com dispneia, expectoração abundante e clara, sensação de opressão torácica, edema facial e respiração curta.

    7) A FLEUMA TAN tem basicamente 2 mecanismos de formação. Um envolve a deficiência de baço e rim, sendo um agravamento da Fleuma Yin, mas o mecanismo mais comum é pela presença de calor. Com relação à Fleuma Tan da evolução da Fleuma Yin, ocorre a invasão de frio e umidade, que acaba por lesar a função do baço de metabolizar os líquidos corporais, ou quando o rim está deficiente.
    Uma vez acumulados os líquidos corporais por muito tempo a Fleuma Tan (tangível ou intangível) pode se instalar. Com relação à Fleuma Tan proveniente do acumulo de calor, o paciente é acometido por uma síndrome de hiperatividade de fogo ou por ascensão de yang de fígado pela deficiência de yin de base ou ainda por fatores emocionais que consequentemente se transformam em fogo. O fogo (ou calor) acaba por lesar (secar) os líquidos corporais – gerando a Fleuma Tan.

    8) RE TAN é fleuma-calor e os principais sintomas são: fezes ressecadas ou constipação, rubor facial, dor de garganta, tosse com expectoração purulenta, irritabilidade, palpitação, febre e esquizofrenia.
    FENG TAN é vento-fleuma e os principais sintomas são: vertigem, som de catarro na garganta, paralisia facial, dificuldade na linguagem, hemiplegia, paralisia dos membros, perda da consciência.

    9) Na CABEÇA – cefaleia, tontura, visão embaçada e perda de consciência. Na GARGANTA – Mei Ke Qi (sensação de “bolo” na garganta). No ESTÔMAGO – náusea, vômito, sensação de plenitude abdominal.

    10) Quaisquer das seguintes patologias:
    Golpe de vento
    Síndrome maníaca
    Depressão
    Epilepsia
    Asma
    Tosse
    Vômito
    Bócio
    Tireoidite
    Nódulos na tireoide
    Displasia mamária
    Nódulos nas mamas
    obs: qualquer dúvida estamos a disposição.

  4. 1- Os dois tipos de fleuma são fleuma tan e fleuma yin.

    A fleuma yin é mais clara,os fluidos são mais transparentes,menos aquosos,ela vem de uma umidade,de uma deficiência do baço e a fleuma tan é mais turva,vem do agravamento de uma fleuma yin,com a diferença que o calor esta presente.O calor seca os líquidos então fica só o concentrado,o peso,o resíduo.Não é necessário uma deficiência de baço anterior para ela existir.

    2- A fleuma yin normalmente vem da umidade do baço.Os fatores exógenos contribuem para sua formação.ex: viver em ambientes úmidos.
    Os fatores emocionais contribuem para sua formação.Se a pessoa tem uma atividade mental intensa,lesa a função do baço que já possui sua natureza úmida.A alimentação crua,fria,também influencia,assim como trabalho em excesso sem descanso.
    Todos esses fatores lesam a função do baço fazendo com que sua função de metabolizar não se realize,ficando os líquidos corporais acumulados.Não há yang para esse movimento esse transporte,formando-se assim a fleuma yin

    3- A fleuma yin instala-se nos intestinos,hipocôndrio,nos membros e pulmões

    4- A fleuma tan yin localiza-se nos intestinos devido a deficiência do yang do baço fazer os líquidos turvos ficarem retidos no interior e transformando-se na fleuma,alojando-se nos intestinos.
    Os sintomas geralmente vão estar ligados ao intestino.ex:borborismo,emagrecimento,anorexia,retenção de líquidos.
    A fleuma zhi yin localiza-se nos pulmões.O pulmão perde sua função de dispersão e descida devido ao yang do baço não subir por estar deficiente.Os líquidos se invertem e sobem.
    Os sintomas são tosse,falta de ar,expectoração abundante e clara(porque não há calor).

    5- A fleuma tan pode vir de uma fleuma yin,mas principalmente do calor.Consideramos 4 fatores de sua formação:
    Hiperatividade de fogo por deficiência de yin.Falta yin,então o calor sobe.
    A cinco emoções se transformando em fogo,devido as mesmas passarem pelo coração.O fogo seca os líquidos corporais,instalando-se a fleuma tan que nesse caso será tangível e os sintomas mais visíveis.ex:coriza,escarro.
    O frio e a umidade no baço e estômago por muito tempo forma-se a fleuma tan(intangível),assim como o acúmulo de líquidos por deficiência de rim que provavelmente vai gerar uma deficiência de yang parando os líquidos corporais.
    A fleuma tan intangível que vem da umidade tera sintomas não palpáveis,ex:insônia,mei ke qi.

    6- Feng tan; combina-se com o vento e os sintomas serão vertigem,paralisia facial,som de catarro na garganta,paralisia de um dos lados,dificuldade na linguagem…
    Ren tan: combina-se com o calor.Os sintomas serão fezes secas ou constipação,rubor facial,dor de garganta,palpitação,febre..

    7- Fleuma na cabeça:cefaleia,vertigem,visão embaçada..
    Na garganta: mei ke qi(sensação de bolo na garganta).
    No estômago: náusea,vômito,distensão abdominal.

    8- Asma,nódulos nas mamas,depressão.

  5. fernandokarate.Diz Says:

    Questão 1

    Fleuma yin, é mais clara, menos densa e esponjosa. Provem necessariamente da deficiência do baço, e intangível, não palpável e insubstancial.
    Fleuma Tan, é mais densa e espessa. Provem da fleuma yin, que se agrava, mais precisamente do calor, não e necessariamente uma deficiência do baço anterior. É tangível, palpável, audível.

    Questão 2

    Fleuma yin, fatores exógenos, emocionais, alimentação, trabalho excessivo que lesa a formação do baço. Os líquidos ingeridos não são metabolizados e distribuídos incorretamente. Esta relacionado com a deficiência de yang e retenção dos líquidos corporais.

    Questão 3

    Geralmente em várias partes do corpo, como: intestino, região intercostal, pulmão, hipocondrias e nos membros.

    Questão 4

    Os líquidos se acumulam no pulmão, perdendo sua função de dispersão e descida, os líquidos se invertem e sobem ao invés de descerem para a bexiga. Tendo sintomas como: tosse com dispneia, expectoração abundante e clara, edema facial, respiração curta e opressão torácica.

    Questão 5

    Fleuma tan, a hiperatividade de fogo por deficiência de yin, as 5 emoções transformam em fogo que seca os líquidos corporais, o frio úmido no baço e estomago, bem como acúmulo dos líquidos por deficiência do rim, forma a fleuma tanto tangível como intangível.

    Questão 6

    Fengtan, Vento e fleuma, por ingestão excessiva de comidas gordurosas, a deficiência de yin causa a ascensão do yang da base. O acúmulo de fleuma no baço e estomago, causa vento no interior e a fleuma se acumula. Aparecendo sintomas como vertigem, som de catarro na garganta, paralisia facial, dificuldade na linguagem, hemiplegia, paralisia dos membros e perda da consciência.

    Questão 7

    Cabeça: cefaleia, tontura, visão embaçada, perda da consciência.

    Estomago: náusea, vomito, sensação de plenitude abdominal.

    Garganta: Mei Ke Qi, nol na garganta ou avc.

    Questão 8

    Esquizofrenia, arritmia cardíaca, dor de garganta, fezes ressecadas, depressão e asma.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: