ESTUDO DIRIGIDO TURMA NÍVEL 1(ATQ)- turma 1412

1- De acordo com a (3 a)  Lei DO CICLO TAI JI(Yin-Yang) – Explique COM AS SUAS PALAVRAS como ocorre a transformação: FRIO-CALOR/ ALEGRIA-TRISTEZA/METABOLISMO FRACO-FORTE.

2- DESCREVA AS LEIS PATOLÓGICAS DO Ciclo Sheng e Ciclo Kou (Nascimento e Dominância).

Bom estudo, a nada e a ninguém seremos fiéis se pecarmos contra a fidelidade em face de nós mesmos. (Dom Helder Câmara)

2 Respostas to “ESTUDO DIRIGIDO TURMA NÍVEL 1(ATQ)- turma 1412”

  1. 1) De acordo com a (3 a) Lei DO CICLO TAI JI(Yin-Yang) – Explique COM AS SUAS PALAVRAS como ocorre a transformação: FRIO-CALOR/ ALEGRIA-TRISTEZA/METABOLISMO FRACO-FORTE.

    É a forma de se encontrar o equilíbrio entre o yin e o yang, a transformação gera o movimento, são os extremos quando um termina o outro começa. Quando se chega no auge da alegria, inicia a tristeza, só se sabe que esta alegre, aquele que conhece a tristeza, assim se dá para calor o frio. Tudo que não se movimenta morre, tudo que fica parado adoece, acredito que isto ocorre com o corpo e o metabolismo da pessoa.

    2- DESCREVA AS LEIS PATOLÓGICAS DO Ciclo Sheng e Ciclo Kou (Nascimento e Dominância).
    São os elementos da natureza se relacionando entre si, mantendo uma estreita relação. Como a Madeira( fígado) sendo mãe do Fogo(Coração); O Fogo (coração) mãe da Terra (baço); a Terra (baço) mãe do Metal (pulmão): O Metal (pulmão) mãe da Água (rins); a Água (rins) mãe da madeira (fígado). Esta relação entre mãe e filho se torna patológica quando esta super protege o filho causando problemas para o filho. Ex: a madeira (figadp) super aquecendo (como se estivesse super alimentando o fogo-copração) causando assim a doença, isto também acontece em relação aos outros elementos. (Ciclo Sheng ou geração). É a energia em movimento se exacerbada, acontecerá o excesso podendo ocorrer o entupimento ou transbordamento gerando a doença.

    No ciclo de Kou ou dominância, ocorre que a Madeira (fígado) será avô da Terra (baço) contolando a Terra; a Terra (baço) será avô da Água (rins) controlando a água; A Água (rins) será avô do Fogo (coração) controla ou apaga o fogo; O Fogo (coração) sendo o avô do Metal (pulmão) controlando ou fundindo o metal. O avô é o que dá o limite, controla ou domina, quando isso não ocorre acontece a doença. Se domina demais também esvazia, gerando também a doença.
    E também existe o ciclo perverso ou rebelde, quando o filho se volta contra o pai ou o neto se volta contra o avô.

    • acupunturaauricular Says:

      Eliza,
      Grata PELA INICIATIVA DE PARTICIPAR COMO ATÉ ESTE MOMENTO ÚNICA REPRESENTANTE DA TURMA!!!!
      A RESPOSTA ESTA CORRETA e ótima!
      NA PRÁTICA CLÍNICA ESTA OBSERVAÇÃO DE QUEM INICIOU O PROCESSO PATOLÓGICO SERÁ FUNDAMENTAL PARA TRATARMOS A ORIGEM. EXEMPLO : O PACIENTE APRESENTA SINTOMAS COMO: POUCA SEDE, POUCA FOME, CANSAÇO, SONOLÊNCIA….E LOGO DEPOIS SINTOMAS DE IRRITABILIDADE , INCÔMODO EM HIPOCÔNDRIO, MEI KE QI…INSTABILIDADE EMOCIONAL….SIGNIFICA QUE SURGIU DO NETO…..CONTRA – DOMINANDO O AVÔ. Estes sinais na prática clínica determinarão exatamente a origem da síndrome e consequentemente da doença.
      boa dedicação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: