TURMA NÍVEL 2 (1401) – ATQ – AURICULOMEDICINA -TUI NA – QI GONG (09/02/15)

DC  1  (disciplina) –   ETIOPATOGENIA –

1) DESCREVA AS DIFERENÇAS ENTRE Lui Yin E  Wu Xie?

2) CITE TODAS AS CARACTERÍSTICAS DO FATOR CLIMÁTICO VENTO.

DC 2   –  AURICULOMEDICINA –

1) DESCREVA PASSO A PASSO A LOCALIZAÇÃO DOS PONTOS:

BAÇO, ESTÔMAGO E CORAÇÃO.

2) QUAIS AS FUNÇÕES DO PONTO BAÇO ? QUAL A SUA RELAÇÃO COM YING QI E WE I QI?

 

4 Respostas to “TURMA NÍVEL 2 (1401) – ATQ – AURICULOMEDICINA -TUI NA – QI GONG (09/02/15)”

  1. Ana Carolina Dias Says:

    Para entender as funções dos Zang-Fu é de extrema importância estudar os mecanismos do Qi (Ta Qi, Zong Qi, Yin Qi, Wei Qi, Yuang Qi, Zheng Qi), a Teoria dos Cinco Elementos (geração e dominância) e as Leis Básicas do Tai Ji (Lei da oposição e interdependência, crescimento e decrescimento, intertransformação e infinita divisibilidade).
    A importância de se estudar os mecanismos do Qi é para facilitar o entendimento de qual zang faz descender, ascender e dispersar. Qual órgão capta o Qi do ar e quais ajudam a formar o Zhong Qi, qual nos protege na superfície e qual se localiza mais no interior.
    As leis dos cinco elementos nos mostram que nada ocorre em uma única direção e que se não houvesse a lei de dominância para dar limites aos movimentos, estes ocorreriam em uma aceleração constante. Nos mostra também que se identificarmos a função de cada zang correlacionando com o elemento que ele representa na natureza entenderemos melhor o seu funcionamento. Exemplo: qual a relação do coração com o Fogo, do baço com Terra, do Rim com a Água…
    As leis básicas do Tai ji expressam o equilíbrio, o crescimento e o decrescimento gradual do yin e do yang, nos mostra que dentro de cada um pode conter o outro. A intertransformação entre o yin e o yang é que gera o movimento natural da vida, sem esse equilíbrio adoecemos.
    A partir destes mecanismo: Funções do Qi, Cinco elementos, Yin e Yang podemos nos orientar melhor para identificar a Etiopatogenia (Mecanismo pelo qual a doença se desenvolve).

  2. Rubens szerman Says:

    Muito bom Carol, com estas orientações, pude organizar bem melhor esta parte da matéria, que é bastante abrangente!!! vou responder o questionário!!! Obrigado

  3. margareth Gheller Says:

    Liu YIN : fluxo de agentes climáticos de maneira harmônica durante o ano e suas estações ,
    Ou seja , eu convivo com cada cada fator climático sem ser invadido por ele , então, vou a praia no verão , e não sou invadido pelo calor , vou ao Deserto de Atacama não sou invadido pela secura, vou à Serra Gaúcha e não sou invadida pelo frio , sou surpreendida por uma ventania e não apresento os sintomas clássicos de invasão de vento exógeno , porque , tenho uma constituição boa, meu Wei Chi tá cumprindo a função de proteger e aquecer a superfície do meu corpo , e a energia do fígado esta boa condição , então ele também me proteger contra o vento , conclusão , o fator patogeno vem sempre de fora esta ligado a estações do ano , a mudança repentina de temperatura .

    Wu chie o fator é gerado sempre no interior, afeta o Zang Fu, mas não veio da emoção .

    A diferença é que Liu YIN o fator veio de fora e na Wu Xie são doenças endógenas que não vieram da emoçã

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: