TURMA 1501 – NÍVEL 1 – FORMAÇÃO EM ATQ

RESPONDA COM ATENÇÃO:

1) EXPLIQUE “COM AS SUAS PALAVRAS¨ A terceira LEI DO TAI JI (YIN E YANG).

2) DE ACORDO COM OS 5 ELEMENTOS (WU JING) EXISTEM LEIS FISIOLÓGICAS  QUE QUANDO NÃO SÃO RESPEITADAS INICIA-SE A FORMAÇÃO DE LEIS PATOLÓGICAS. EXPLIQUE DE ACORDO COM A SUA COMPREENSÃO A LEI DE DOMINÂNCIA.

3) CITE AS REPRESENTAÇÕES DO FOGO ATRAVÉS DA ANÁLISE DO ZANG CORAÇÃO- (tecido – emoção – órgão de abertura – parte do corpo a que se relaciona) e de acordo com a sua interpretação QUAL A RELAÇÃO DESTE ELEMENTO COM O ZANG CORAÇÃO?

bom estudo , a boa compreensão do paciente e de você mesmo começa aqui.

Professora Raquel Terra

9 Respostas to “TURMA 1501 – NÍVEL 1 – FORMAÇÃO EM ATQ”

  1. 1) EXPLIQUE “COM AS SUAS PALAVRAS¨ A terceira LEI DO TAI JI (YIN E YANG).

    Antes de responder, permita-me alguns raciocínios.

    O Tao (em tradução literal, significa o caminho) é o absoluto, é a origem de todas as coisas.

    A natureza do Caminho é o Vazio. Por serem a sua profundidade e amplitude imensuráveis, o seu uso jamais se esgota.

    O Caminho se manifesta através da Harmonia.

    Originam-se do Tao o Yin e o Yang, portanto, ambos são distintos em seus nomes – mas têm a mesma origem. O comum entre os dois chama-se mistério – que é a convergência e a anulação dos opostos.

    Yin (que representa a escuridão, o princípio passivo, feminino, frio e noturno) e Yang (que representa a luz, o princípio ativo, masculino, quente e claro) originam-se, continuamente, da pura expansão infinita.

    A combinação entre Yin e Yang em proporções diversas dá origem aos fenômenos. Não há eternidade nos fenômenos devido às constantes oscilações dos componentes Yin e Yang.

    Ao mesmo tempo que aparentemente são opostos, Yin e Yang se interdependem, pois um não existe sem o outro e ambos têm sempre o – outro – em sua constituição (Lei da Oposição e Interdependência).

    Como podemos ler no Tao Te Ching:

    “A existência e a inexistência geram-se uma pela outra

    O difícil e o fácil completam-se um ao outro

    O longo e o curto estabelecem-se um pelo outro

    O alto e o baixo inclinam-se um pelo outro

    O som e a tonalidade são juntos um com o outro

    O antes e o depois seguem-se um ao outro”

    Por si mesmo, nenhum deles pode existir e manter-se: sem dia não existe noite e é exatamente quando a noite atinge o seu ápice, o seu mais alto grau que começa o dia. Depois de atingir o seu auge, o Verão (Yang) começa a decrescer, dando lugar ao Outono. O decrescimento continua até atingir o ponto máximo no Inverno (Yin). Se permanecesse estático, o próprio Yin determinaria a sua extinção definitiva. A sua permanência depende, pois, que comece a ceder lugar para Yang – e é o que a Natureza faz através da preparação da Primavera.

    O crescimento do Yin depende do decrescimento do Yang – e vice-versa – continuamente. A existência da energia – no corpo e no Universo – depende desse crescimento e decrescimento contínuo (Lei do Crescimento e Decrescimento).

    Não é difícil observar e entender que nesse crescimento e decrescimento contínuo existe movimento, que é gerado pela intertransformação – ou transformação mútua. Como o desenvolvimento de Yin e de Yang não é ilimitado, quando atinge determinado estágio, para que haja a eterna continuidade, Yin se transforma em Yang e, no sentido inverso, Yang se transformará em Yin. A transformação mútua é possível porque intrinsecamente, internamente – um contém o outro: dentro de Yin está o germe de desenvolvimento de Yang, da mesma forma que dentro de Yang está o germe de desenvolvimento de Yin (Lei da Intertransformação ou Transformação Mútua, que é o objeto da presente pergunta).

    Isso nos leva à Lei da Infinita Divisibilidade, que determina que dentro de Yang existem vários graus de Yin, da mesma forma que em Yin existem várias nuances de Yang.

    2) DE ACORDO COM OS 5 ELEMENTOS (WU JING) EXISTEM LEIS FISIOLÓGICAS QUE QUANDO NÃO SÃO RESPEITADAS INICIA-SE A FORMAÇÃO DE LEIS PATOLÓGICAS. EXPLIQUE DE ACORDO COM A SUA COMPREENSÃO A LEI DE DOMINÂNCIA.

    O WU JING baseia-se nas propriedades dos 5 elementos (a saber: água, metal, terra, fogo, madeira) que são relacionados à fisiologia dos Órgãos e das Víceras (Zang Fu) e dos tecidos do corpo.

    Ao estabelecer analogia entre os Órgãos e Víceras com cada um dos Cinco Elementos ou Fases e seus movimentos, criou-se uma classificação em 5 categorias.

    Para que haja harmonia na relação entre as Fases, dois ciclos são necessários: o de Geração (Sheng) e o de Dominância (Kè). Pelo Ciclo de Geração, cada Elemento origina ou gera o seguinte, assim como é da mesma forma gerado.

    Pelo Ciclo da Dominância, cada Elemento, reciprocamente, controla o outro, assim formando uma relação de controle e restrição mútuos entre as fases. Deste modo, Água controla Fogo, Fogo controla Metal, Metal controla Madeira, Madeira controla Terra e Terra controla Água. Vemos que neste ciclo há interdependência, de modo que se houver desequilíbrio em uma das fases ou na relação entre elas, isso e repercutirá e gerará desequilíbrio no sistema inteiro.

    3) CITE AS REPRESENTAÇÕES DO FOGO ATRAVÉS DA ANÁLISE DO ZANG CORAÇÃO- (tecido – emoção – órgão de abertura – parte do corpo a que se relaciona) e de acordo com a sua interpretação QUAL A RELAÇÃO DESTE ELEMENTO COM O ZANG CORAÇÃO?

    A M.T.C. divide as funções do coração em Yin e Yang. O Coração Yin (essência vital) refere-se à estrutura material do coração e o Coração Yang (função vital) refere-se à sua função.

    As funções do coração são:

    controlar a circulação de sangue dos vasos;
    carregar a atividade mental;
    controlar os suor e os fluídos do coração.
    O coração abre-se na língua e manifesta-se na face. O coração é a morada do Shen (Mente, Consciência).

    O Fogo está associado ao Coração por ser este o abrigo das emoções e o órgão que distribui o sangue e a sua energia pelo corpo.

    • 1 – EXPLIQUE “COM AS SUAS PALAVRAS’ A TERCEIRA LEI DO TAI-JI ( YIN E YANG)

      A terceira lei do Tai Ji ( Yin e Yang) define a intertransformação ou transformação mútua do Yin e do Yang.
      A polaridade universal ( Yin e Yang ) é o princípio rítmico em tudo que existe no Universo. Eles são de polaridades opostas mas não são absolutas mas relativas porque um pode se transformar no outro e vice versa. Ex: o dia é yang, mas a manhã é dentro do yang e a tarde é yin dentro do yang, Nestas duas oposições sempre tem uma vitória e uma derrota, mas quando tem uma superioridade sobre o outro acarreta a doença. Para não haver a doença os dois devem estar sempre em harmonia.

      2- DE ACORDO COM OS ELEMENTOS ( WU JING ) EXISTEM LEIS FISIOLÓGICAS QUE QUANDO NÃO SÃO RESPEITADAS INICIA-SE A FORMAÇÃO DE LEIS PATOLÓGICAS. EXPLIQUE DE ACORDO COM A SUA COMPREENSÃO A LEI DA DOMINÂNCIA

      A Leii da Dominância também conhecida como Lei do Avô x Neto existe para que haja um controle deste ciclo, mantendo sempre o equilíbrio, ,A harmonia do sistema energético só se mantém, devido ao Ciclo Geração ( Sheng) e Dominância ( Ké) os dois se interagem num permanente movimento. Nessa relação, a água domina o fogo pela extinção; o fogo derrete o metal; o metal domina a madeira pelo corte; a madeira domina a terra pela penetração; a terra domina a água pela absorção e o ciclo se reinicia
      .A Lei da geração também denominada Mãe x Filho nos mostra como a mãe pode passar um desequilíbrio para o filho e vice-versa e se não houver a lei da dominação ajudando neste controle ocorrerá a desarmonia.

      3- CITE AS REPRESENTAÇÕES DO FOGO ATRAVÉS DA ANÁLISE DO ZANG CORAÇÃO ( tecido – emoção- órgão de abertura – parte do corpo a que se relaciona) e de acordo com a sua interpretação. QUAL A RELAÇÃO DESTE ELEMENTO COM O ZANG CORAÇÃO?

      As principais funções do Coração, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, são: Governar o sangue, – Controlar os vasos sanguíneos. Manifesta-se no aspecto físico ( compleição) – controla os vasos; “irradia” alegria ; “abre-se ” na língua; se relaciona com o coração.
      De acordo com análise do Zang Coração ele é representado pelo elemento Fogo.

  2. Nadja Mara Kilesse Carvalho Says:

    1) EXPLIQUE “COM AS SUAS PALAVRAS¨ A terceira LEI DO TAI JI (YIN E YANG).
    Trata-se da relação de intertransformação ou transformação mútua, no qual os dois aspectos de Yin e Yang dentro de qualquer fenômeno, não é estático, ou seja, é a intertransformação é o que gera o movimento, pois sem ela não há vida. Dada a algumas circunstâncias, tanto o Yin pode se transformar em Yang e vice-versa. Entretanto, se a relação de suporte de consumo mútuo é um processo de mudança qualitativa. Em extremo estágio de desenvolvimento, Yin produzirá Yang, e Yang extremo produzirá Yin, pois a mudança na direção oposta é inevitável. Portanto, o motivo pelo qual cada aspecto Yin e Yang podem se transformar no seu oposto, é pelo fato de que um contém “latentemente” o outro. Assim, o movimento das transformações e da mudanças neste processo determinam o crescimento ou a morte das coisas.
    2) DE ACORDO COM OS 5 ELEMENTOS (WU JING) EXISTEM LEIS FISIOLÓGICAS QUE QUANDO NÃO SÃO RESPEITADAS INICIA-SE A FORMAÇÃO DE LEIS PATOLÓGICAS. EXPLIQUE DE ACORDO COM A SUA COMPREENSÃO A LEI DE DOMINÂNCIA.
    A Teoria dos Cinco Elementos integra a base da teoria da Medicina Tradicional Chinesa. Ela se referem a cinco categorias no mundo natural, denominadas madeira, fogo, terra, metal e água.
    A Lei do movimento dos cinco elementos manifesta-se pelos seguintes efeitos: Lei de intergeração, conhecida também geração; Lei de dominância, conhecida como restrição ou controle; e Lei da Contenção, conhecida também como Reversão do Controle.
    A Lei de dominância, conhecida como restrição ou controle implica em evitar que exceda a energia do controlado. Há dois tipos de relação de restrição ou controle, a primeira o controlador (dominante ou avô) restringe a energia do controlado (dominado ou neto) diminuindo a sua energia. A segunda o controlador (dominante ou avô) não restringe a energia do controlado (dominado ou neto) aumentando a sua energia. A ordem de dominação ou controle se dá da seguinte forma: a madeira domina a terra; a terra domina a água; a água domina o fogo; o fogo domina o metal; o metal domina a madeira. Portanto, cada um dos cinco elementos ocupa o papel de “ser dominador por” e de ”dominar sobre”. A relação de interdominância é conhecida também por intercontrole.
    Podemos encontrar também o ciclo de subjugação, que é a Lei de Dominância em excesso, que significa um elemento subjugar o outro quando o último é fraco. É a manifestação da coordenação anormal entre as coisas. Neste caso, se a madeira estiver em excesso e o metal não puder exercer restrição normal sobre ela, então a madeira excessiva subjugará a terra de tal maneira que a terra se tornará mais fraca. Conhecida também, como sequencia do excesso de trabalho, que ocorre quando o relacionamento de vigilância entre os elementos sai do controle e torna-se excessivo.
    3) CITE AS REPRESENTAÇÕES DO FOGO ATRAVÉS DA ANÁLISE DO ZANG CORAÇÃO- (tecido – emoção – órgão de abertura – parte do corpo a que se relaciona) e de acordo com a sua interpretação QUAL A RELAÇÃO DESTE ELEMENTO COM O ZANG CORAÇÃO?
    A MTC acredita que o cortação é o mais importante órgão do corpo humano e governa todas as vísceras e intestinos. Divide as funções do coração em coração yin (vital essência) e coração yang (vital função). O primeiro refere-se as estrutura material do coração inclusive do sangue do coração. A segunda refere-se à função do coração. As funções do coração são: controlar a circulação de sangue dos vasos; carregar a atividade mental; controlar os suor e os fluídos do coração; o coração se mostra pela língua e pela face; o coração é a morada do Shen (Ling); e o coração controla o Shen (Hsin e o Yi).
    Obs.: O pericárido é o invólucro do coração. Sua principal função é proteger o coração dos fatores patogênicos exógenos que podem atacar o coração.
    A cor vermelha da face indica um desequilíbrio do fogo que poderia ser um excesso do Fogo do Coração, e algumas vezes, o aspecto pode mostrar interações complexas entre dois elementos. Por exemplo, uma pessoa pode apresentar uma face branco-pálida com as maçãs da mesma, avermelhadas; isto indica o Fogo (maçãs da face avermelhadas) superagindo sobre o Metal (face branco-pálida).
    A MTC acredita que todas as atividades nervosas superiores tais como as mentais, da consciência e do raciocínio, resultam principalmente das funções do coração. Assim, se o coração funciona normalmente ao controlar as atividades mentais, a pessoa será cheia de vigor, e terá uma consciência saudável e atividades mentais sadias. Mas quando há alguma coisa errada com esta função. Quaisquer anormalidades serão vistas, tais como insanidade por distúrbio mental devido ao fogo fleumático, e palpitação, e insônia e sono perturbado por sonhos devido a uma insuficiência do sangue do coração.
    O tratamento destas anormalidades é sempre baseado numa análise geral da condição do coração.

  3. Uirá Paixão Says:

    1- Entende-se que yin e yang andam juntos,paralelamente,opostamente,onde um esta contido no outro e tem uma relação de dependência mútua.Gerando movimentos e transformações para que haja vida ou morte,quente ou frio,luz ou escuro e etc.

    2- A lei de dominância controla e restringe os processos de relação entre os órgãos e é fundamental para haver equilíbrio e coordenação entre eles.
    Podendo haver desequilíbrio de excesso de dominância ou de contra dominância gerando distúrbios e patologias.

    3- vasos , alegria ,língua e tórax .
    O coração situa-se no tórax onde passam canais de energia do coração, domina o sangue e vasos que carreiam as atividades do celebro, manifesta os sentimentos na face e abre seus distúrbios pela língua .quando em equilíbrio estará rosada ,úmida e brilhante. Nos distúrbios poderá apresentar-se pálida,vermelhidão na ponta e ulceração em seu corpo e também podendo apresentar-se escura.

  4. Ana Carolina Dias Says:

    1. Yin e Yang são um conceito filosófico observado pelos chineses na China Antiga através da análise da natureza.
    Foi utilizado tanto para a Medicina Tradicional Chinesa quanto para a vida cotidiana.
    Os conceitos foram utilizados para explicar a fisiologia, patologia, orientação no diagnóstico e tratamento das doenças, assim como para o estudo e prevenção.
    Através desta observação chegaram a conclusão que tudo o que há na natureza tem um aspecto dual como: dia e noite, movimento e quietude, direção ascendente e descendente, calor e frio, cheio e vazio. Visto que, tudo no ambiente natural pode ser classificado como yin e yang, assim também acontece no nosso corpo.
    A natureza yin e yang não é absoluta e sim relativa, dependendo das condições yin pode mudar para yang e vice versa, esta é a lei de intertransformação. Exemplo: O Qi que protege o nosso corpo mais internamente é mais yin, mas se algum fator patógeno exógeno penetrar no organismo o Qi irá para a superfície para impedir que este entre se transformando e ficando mais yang.
    Eles são opostos em natureza, mas mutuamente dependentes, esta é a lei da interdependência. Exemplo: seguindo o mesmo exemplo, sem movimento ascendente (yang), que é a força e o calor não há movimento descendente (yin). O Qi mais yin precisa do yang para ascender e vice versa.

    2. A lei de dominância age quando a lei de geração acelera o ritmo de seu movimento natural. Ela controla ou restringe o movimento que está em desequilíbrio.
    Obs: É muito importante estudar essas leis fazendo o desenho dos cinco elementos e seus movimentos.

    3. Coração:
    Tecido – vasos sanguíneos
    Abertura – lingua (primeira), face (segunda, por ser rica em vasos sanguíneos)
    Emoção: Alegria (em desarmonia: euforia ou disturbio mental ou apatia)
    Clima: Calor
    Elemento: Fogo
    Estação: Verão
    Sabor: Amargo
    Função: O Qi do coração é a força propulsora do batimento cardíaco, que impulsiona o sangue para circular nos vasos sanguíneos, mas quem controla o sague dentro dos vasos é o Qi do Baço, pois é o Qi mais yin, mais interno, o que nutre.
    O yin é a estrutura material, que também corresponde ao sangue. O sangue é mais yin, mas precisa do yang para circular e nutrir todos os zang Fu, pele, tecidos, pelos, cabelos… O yang é a atividade funcional, o que mantém o calor do sangue e o Qi circulando normalmente por todo o corpo.
    Espírito: Shen.

    Importante: Os vasos sanguíneos são a casa do sangue e o sangue é a casa da mente. “A mente armazena o Shen.”

    Em relação ao sangue, o coração controla a temperatura do sangue que circula nos vasos e o seu impulsionamento para que haja uma circulação adequada. Se o coração estiver em desarmonia, ele pode acelerar o seu ritmo super aquecendo o sangue levando a um distúrbio do Shen devido ao calor em excesso. Ou a falta de calor no coração podendo levar ao coma.

  5. Ana Carolina Dias Says:

    Acima fiz alguns comentários sobre o exercício passado pela Raquel para que possa servir como uma orientação de estudo.
    Att,
    Ana Carolina Dias
    Supervisora do curso de ATQ.
    email: anacarolina@centrodemedicinachinesa.com.br

  6. Patricia Riani Grecco Says:

    A Cosmogonia chinesa conta que, no princípio, havia apenas a escuridão e o vazio eterno. Então, Pan Ku criou o Universo e deu origem ao céu e à terra. A partir daí, estabeleceu-se o princípio do equilíbrio dinâmico entre o Yin Yang, elementos opostos e contraditórios, expressos na primeira Lei. A terceira Lei, Lei da Intertransformação ou da Transformação Mútua, representa a força motriz que gera movimento, tensão e contensão do movimento. Em outras palavras, ao alcançar a sua expressão máxima, a lei da intertransformação se manifesta naturalmente , inicia-se o movimento rumo ao seu oposto. A dinâmica desse princípio está representada no símbolo Yin Yang. Exemplo: a duração do dia que se inicia às 6:00 h do alvorecer, alcança o seu ápice às 12 horas e, a partir desse momento, segue declinando até às 18 horas, quando inicia a noite. Entendo que a terceira Lei é a manifestação do movimento que anima o equilíbrio dinâmico de todas as coisas.

  7. Patricia Riani Grecco Says:

    Tao é a palavra chinesa que significa caminho, meio, método, princípio ou conduta. A riqueza de significados do ideograma Tao, em termos ocidentais, remete-nos a Heráclito de Éfeso ( filósofo pré-socrático que entendia que nada é permanente salvo a mudança ou não se pode banhar-se duas vezes no mesmo rio). Em expressões poéticos lembro-me da canção de Lulu Santos “Nada como foi será de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa tudo sempre passará. A vida vem em ondas como o mar, num indo e vindo infinito.

  8. Patricia Riani Grecco Says:

    Buscando manter o equilíbrio dinâmico do Yin Yang.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: