TURMA DE FORMAÇÃO EM MEDICINA CHINESA – ACUPUNTURA

RESPONDA COM ATENÇÃO:

1) QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS QUE DIFERENCIAM UMA SÍNDROME SUPERFICIAL DE UMA PROFUNDA?

2) QUAIS SÃO OS SINTOMAS DAS SÍNDROMES: XU YANG DO CORAÇÃO / XU DE YANG DO BAÇO / XU DE YANG DO RIM? obs: estas síndromes podem ter alguma relação entre si? Por que?

3) DESCREVA OS SINTOMAS DE DE UMA SÍNDROME DE CALOR NA PARTE SUPERIOR E FRIO NA PARTE INFERIOR, QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CAUSAS  DESTA SÍNDROME?

4) QUAIS SÃO AS CAUSAS DE UMA SÍNDROME POR DEFICIÊNCIA?

5) EXPLIQUE PORQUE OCORRE UMA SÍNDROME DE DEFICIÊNCIA NA SUPERFÍCIE COM BASE EM UMA SÍNDROME DE DEFICIÊNCIA CRÔNICA NO INTERIOR.

6) DESCREVA TODAS AS SÍNDROMES DO ZANG BAÇO COM SINAIS E SINTOMAS DE CADA UMA E JUSTIFIQUE COMO UMA SÍNDROME SE TRANSFORMA EM OUTRA.

7) DESCREVA UMA SÍNDROME DE XU DE YIN DO FÍGADO E RIM E QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTA SÍNDROME?

Bom trabalho, prova na próxima aula e PROVA FINAL EM JUNHO.

8 Respostas to “TURMA DE FORMAÇÃO EM MEDICINA CHINESA – ACUPUNTURA”

  1. fernandokarate.Diz Says:

    Respostas das questões
    1) QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS QUE DIFERENCIAM UMA SÍNDROME SUPERFICIAL DE UMA PROFUNDA?
    R: Síndrome na superfície= é causada dos fatores patógenos que afeta a estrutura localização superficial ou seja da pele ate a musculatura estriada.
    É indicada pelo os sinais e sintoma decorrente da invasão da superfície corporal por fatores patógenos exógenos através da pele , da boca ou do nariz.
    No estagio inicial das doenças febrias de origem externa, se caracteriza pelo o ataque súbito com evolução de pouca duração.
    Manifestações: febre e aversão ao frio ou ao vento, calafrio e dolorimento generalizada no corpo todo, revestimento fino e branco na língua, pulso superficial , acompanhado de obstrução nasal com coriza, dor tosse e prurido na garganta.
    Observação: a febre é causada pela estagnação do wei qi devido a presença de fatores patógenos na superfície do corpo, a aversão ao vento e frio ocorre pela obstrução do wei qi com alteração da sua dispersão normal.
    Síndrome profunda= É quando resulta de mudança patológicas localizadas internamente como no zang fu, nos vasos sanguíneos, ou mais profunda na medula óssea.
    É indicada pelos os sinais físicos e sintomas de doenças localizada no corpo no zang fu, no qi, no sangue e na medula óssea, habitualmente é vista no estagio intermediário ou tardio das doenças febrias, bem como em doenças complexas devido ao enfraquecimento ou lesão interna.
    2) QUAIS SÃO OS SINTOMAS DAS SÍNDROMES: XU YANG DO CORAÇÃO / XU DE YANG DO BAÇO / XU DE YANG DO RIM? obs: estas síndromes podem ter alguma relação entre si? Por que?
    R: 1° xu yang do coração= acrescenta sinais de dor e desconforto torácico, palpitação, cianose.
    2° xu do baço= acrescenta sintomas de distesão abdominal, astenia, sonolência excessiva.
    3° xu do yang do rim= acrescenta nicturia, polaciúria , dores lombares crônicas, disfunções erétil, e incontinência urinaria.
    Sim, porque em relação aos cinco elementos existe uma relação de interdependência, entre estes órgãos. Por exemplo: o sistema do coração corresponde ao elemento fogo, o yang do coração tem a função de aquecer, e é também caracterizado pelo o yang do calor do fogo.
    O sistema do baço corresponde ao elemento terra isto porque o baço é origem do qi e sangue, como a terra onde todas as coisas cresce e transforma.
    O sistema do rim corresponde ao elemento água isto porque o rim é responsável pela água e armazenar a essência da vida.
    Neste sentido podemos dizer que a água do rim sobe para esfriar o coração o fogo do coração desce para aquecer o rim, e o baço manda os nutrientes para alimentar os rins.
    3) DESCREVA OS SINTOMAS DE DE UMA SÍNDROME DE CALOR NA PARTE SUPERIOR E FRIO NA PARTE INFERIOR, QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTA SÍNDROME?
    1° Calor na superfície e frio no interior: neste caso o paciente é portador de deficiência de yang do baço e estomago, que foi atingido por um ataque de vento e calor.
    Os sintomas são: febre alta com calafrio, cefaleia, tosse, dor e inflamação na garganta, pelos sinais de calor apresenta fezes amolecidas, urina clara e abundante, a língua pálida obesa com marca de dente e saburra escassa, sendo estes um sintoma de deficiência do baço.
    4) QUAIS SÃO AS CAUSAS DE UMA SÍNDROME POR DEFICIÊNCIA?
    R: síndrome de deficiência: esse tipo de síndrome engloba todas as manifestações de deficiência relacionado ao jing qi que inclui a debilidade do yin, do yang, do qi, do xué, do jin ye e dos zang fu.
    Manifestações: as síndromes de deficiência de yang manifesta pela compleição pálida, opaca ou malicilente, apatia, fadiga e debilidade, palpitação e respiração fraca, intolerância, membros frios, transpiração espontânea, língua espessa edemaciada, mole, pálida com marca de dente e pulso lento, fraco ou profundo.
    Na deficiência de yin com excesso relativo ao yang a síndrome é caracterizada por disforia com sensação de calor no cinco xin, emagrecimento e rubor malar, boca e garganta seca, transpiração noturna, febre com inquietude, língua vermelha com revestimento escasso e pulso deficiente, fino e rápido.
    5) EXPLIQUE PORQUE OCORRE UMA SÍNDROME DE DEFICIÊNCIA NA SUPERFÍCIE COM BASE EM UMA SÍNDROME DE DEFICIÊNCIA CRÔNICA NO INTERIOR.
    R: As síndrome de deficiência englobam todas as manifestações de deficiência relacionada a deficiência de jing qi, que inclui a debilidade do yin, yang, do qi do sangue e dos zang fu e se ela vai ser crônica depende da gravidade da doença ou do tempo de duração da enfermidade, pois as doenças da superfície pode penetrar para o interior quando as defesas antepatogenas estão debilitadas.
    6) DESCREVA TODAS AS SÍNDROMES DO ZANG BAÇO COM SINAIS E SINTOMAS DE CADA UMA E JUSTIFIQUE COMO UMA SÍNDROME SE TRANSFORMA EM OUTRA.
    R: 1° deficiência de qi do baço= a hipofunção do baço fica incapaz de realizar suas funções de transporte e transformação.
    Sinais: esta síndrome ocorre geralmente por, dieta imprópria fadiga crônica, doenças prolongadas, tratamento incorreto ou pensamento excessivo.
    Manifestações: apetite pobre, indigestão, distensão abdominal agravada após as refeições, som no intestino, diarreia, cansaço, falta de força, respiração curta, peso no corpo, fezes amolecidas e finas, edema, língua pálida e pulso fraco.
    2° Deficiência de yang do baço= é uma síndrome de evolução de deficiência de qi do baço, acrescentando sintomas de frio.
    Sinais : Excesso de alimentos frios e crus e abuso de drogas, doenças crônica em idoso.
    Manifestações: Membros frios, calafrios, ausência de sede, distensão abdominal após a refeição, apetite pobre, sensação de frio no abdome, preferência por comidas quentes, dor q melhora com aquecimento e pressão, salivas excessiva, perda de fezes, cansaço, a língua é pálida e corpulenta com saburra branca e escorregadia, pulso é profundo lento e fraco.
    3° Colapso do jiao médio= A incapacidade do baço de fazer ascender o yang qi.
    Sinais: Evolução da deficiência de qi do baço, agravado por diarreia crônica e trabalho excessivo, físico ou metal.
    Manifestações: Deficiência de qi do baço mas sintomas de pro lapso de órgãos interno, como retal, uterino, hemorroida, gastrptose e ptose retal, diarreia crônica, emagrecimento, visão embaçada, língua pálida e delicada com saburra escassa.
    4º Falha do Baço em controlar o sangue= A deficiência do qi do Baço afeta a formação do yang qi e e potente o controle do sangue dentro dos vasos sanguíneos.
    Manifestações: cuspe sangue, sangramento nasal, hemoptise, sangue nas fezes, hematúia, menstruação profusa, hemorragia subcutânea, vertigem, respiração curta língua pálida com saburra branca, pulso fino.
    5º Frio umidade que invade o Baço= A umidade e o frio se acumula no interior e bloqueiam a função do Baço de consumindo o seu yang.
    Manifestações: Dor abdominal acompanhada de sensação de plenitude e distensão, perda do apetite, fases amolecidas ou diarreia, náuseas e vômitos, peso na cabeça, língua com saburra branca e pegajosa e escorregadia, pulso escorregadio.
    7) DESCREVA UMA SÍNDROME DE XU DE YIN DO FÍGADO E RIM E QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTA SÍNDROME?
    R: Deficiência de sangue do Fígado= Deficiência do volume ou qualidade do sangue armazenado, comprometendo a sua atividade funcional. É devido a deficiência do Baço e Rim que fiam incapazes de nutri e crua sangue.

    • acupunturaauricular Says:

      Fernando ,
      veja a última pergunta e por favor responda, para que possamos melhor contribuir com a sua Formação.
      Bom estudo e bom trabalho.
      Prof ra Raquel Terra.

    • acupunturaauricular Says:

      Esta resposta ESTÁ CORRETA., MUITO BOM.. A AULA FICOU MAIS CLARA?

  2. valeria Carla Cantarini Says:

    1) QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS QUE DIFERENCIAM UMA SÍNDROME SUPERFICIAL DE UMA PROFUNDA?

    1) As síndromes profundas entrarão no corpo, nos órgãos, provavelmente interferindo nas suas funções. As síndromes superficiais estão lutando com a energia protetora do corpo, o wie qi ou antipatogeno, zeng qi, as energias gerais do corpo podem manifestar uma diminuição nesta fase mais as funções corporais ainda são mantidas intactas. Podem surgir sintomas como calafrios, cansaço, desanimo etc.
    2) 2) QUAIS SÃO OS SINTOMAS DAS SÍNDROMES: XU YANG DO CORAÇÃO / XU DE YANG DO BAÇO / XU DE YANG DO RIM? obs: estas síndromes podem ter alguma relação entre si? Por que?

    Sintomas da síndrome Xu de Yang do coração:
    Evolução da deficiência do Qi do coração, com aparição de sintomas de frio. Diarreias que consomem o Yang e o Qi.
    Palpitação, respiração curta, sensação de opressão e angustia no peito, falta de animo, com acréscimo de: membro frio e aversão ao frio, dor precordial, língua pálida e obesa, saburra branca e oleosa, pulso imperceptível.
    Sintoma de Xu de Yang do Baço:
    Evolução da deficiência do Qi, acrescentando sintomas de frio. Sintomatologia de aversão ao frio e membros frios. Ausência de sede e sialorreia, digestão lenta, apetite pobre, distensão abdominal, dor abdominal que melhora com o calor ou a pressão, fezes amolecidas ou finas, ou diarreia crônica, fadiga fácil. Sensação de peso nos membros e na cabeça, edemas superficiais, leucorreia branca, pouca produção de urina, língua pálida delicada, com saburra oleosa. Pulso profundo, lento e sem força.
    Sintomas de Xu de Yang do Rim:
    Incapacidade de esquentar o Yang Qi de todo o organismo.
    Dor na região lombar e joelhos, que pioram com o frio, membros frios, visão embaçada e tontura, astenia física e emocional, impotência sexual, infertilidade, diarreia crônica, edema membros inferiores, palpitação, dispneia, face pálida com brilho, olheiras. Língua pálida, delicada e obesa, pulso profundo, lento e sem força.
    As síndromes podem estar relacionadas já que uma deficiência do Qi do Baço pode entrar em falência em relação a transformar e transportar os nutrientes que levam o Qi ao coração. Assim como a deficiência do qi ou Yang do rim podem dificultar a ascensão da energia que esquenta e harmoniza as funções do baço e do coração.
    3) DESCREVA OS SINTOMAS DE DE UMA SÍNDROME DE CALOR NA PARTE SUPERIOR E FRIO NA PARTE INFERIOR, QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTA SÍNDROME?

    Causas de calor na parte superior e frio na inferior:
    Estes quadros pertencem a síndromes complexas de frio e calor. Este é o quadro mais comum. Possíveis causas: Calor por excesso na parte superior, hiperatividade do fogo, por exemplo, do coração ou fígado, acumulo de fleuma calor ou calor no pulmão. E ao mesmo tempo, frio por deficiência de Yang na parte inferior, exemplo, deficiência de yang do rim ou deficiência de yang do rim e baço.
    Esta síndrome é caracterizada, por exemplo, como vertigem e tonteira na parte superior, dor de cabeça a causa do calor e edema ou membros frios na inferior.
    4) QUAIS SÃO AS CAUSAS DE UMA SÍNDROME POR DEFICIÊNCIA?

    Causa de síndrome por deficiência:
    Uma deficiência se da ao longo do tempo devido a causas como falta de descanso suficiente, alimentação pobre, preocupação ou trabalho em excesso, constituição física pobre junto a hábitos de vida não saudáveis, hemorragias abundantes, doença crônica, atividade sexual excessiva, atividade emocional desordenada.
    5)

    As síndromes crônicas consomem a essência e energias, consomem a sangue, enfraquecendo o sistema de proteção e defesa o Wie Qi, deixando o organismo mais permeável para qualquer tipo de patógeno que invade o organismo.
    6) DESCREVA TODAS AS SÍNDROMES DO ZANG BAÇO COM SINAIS E SINTOMAS DE CADA UMA E JUSTIFIQUE COMO UMA SÍNDROME SE TRANSFORMA EM OUTRA
    6)As síndrome do Zang do Baço são 6:
    -Frio e umidade que se acumulam no Baço. Bloqueando sua função e consumindo seu Yang.
    A sintomatologia é dor abdominal acompanhada de sensação de plenitude e distensão, perda de apetite, fezes amolecidas ou diarreia, náuseas e vômitos, ausência de sede, debilidade corporal com sensação de peso no corpo e na cabeça, icterícia, edema nos membros, urina escassa e concentrada. Sinais: Pulso lento e profundo, língua obesa, com saburra branca e pegajosa.
    -calor umidade que invade o Baço. Umidade calor acumulada no jiao médio.
    A sintomatologia é dor e desconforto abdominal, acompanhada de sensação de plenitude, perda de apetite, náusea e vomito. As sinais são fezes amolecidas e finas ou diarreia fétida acompanhada de sensação de tenesmo e ardor no anus. Urinas concentradas, astenia general com sensação de peso na cabeça e nos membros, pode acompanhar se de icterícia, prurido dermatológico e febre intensa. A língua é vermelha com saburra amarela e pegajosa, pulso rápido e brando.
    -Deficiência Qi do Baço. É uma hipofunção do baço, incapaz de realizar suas funções de transporte e transformação.
    A sintomatologia é digestão lenta, apetite pobre, distensão abdominal que piora após as refeições, os sinais são fadiga fácil, respiração débil. Voz baixa, urina amarela clara, edemas superficiais ou emagrecimento, língua pálida ou delicada, o pulso é moderado e sem força.
    -Deficiência Yang do Baço. Esta é uma evolução da deficiência do Qi do Baço, acrescentando sintomas de frio. Deficiência Qi do Rim, que não aquece o Baço.
    A sintomatologia é aversão ao frio, membros frios, ausência de sede ou sialorreia, digestão lenta, apetite pobre, distensão abdominal, dor abdominal que melhora com calor e pressão. Os sinais são fezes amolecidas e finas ou diarreias crônicas, fadiga fácil. Sensação de peso nos membros e na cabeça, edemas superficiais, leucorreia branca, pouca produção de urina. Língua pálida delicada, com saburra oleosa. Pulso profundo, lento e sem força.
    -Colapso do Qi do Jiao médio. Incapacidade do Baço de fazer ascender o Yang qi.
    É uma evolução da deficiência do Qi agravado por diarreia crônica e trabalho excessivo físico e mental.
    A sintomatologia é deficiência do qi do baço, sintomatologia de prolapso dos órgãos internos: como retal, uterino, hemorroidas, gastroptose y ptose retal. Outros sintomas são diarreia, emagrecimento, visão embaçada, língua pálida e delicada, com saburra escassa.
    -O Baço não controla a sangue nos vasos sanguíneos. Evolução da deficiência do Qi que afeta a formação do Ying Qi, o controle do sangue dentro dos vasos.
    A sintomatologia é a da deficiência do Qi com sintomas hemorrágicos: hematemese, hemoptise, hematuria, melena ou enterorragia, gengivorragia, sangramentos subcutâneos, como petequias ou equimoses, epistaxe metrorragica.
    DESCREVA UMA SÍNDROME DE XU DE YIN DO FÍGADO E RIM E QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTA SÍNDROME?
    Na deficiência Yin do Fígado a estrutura e essência do fígado ficam comprometidas mostrando hipofunção e sinais de calor.
    Vem de uma evolução da hiperatividade do fogo do fígado que consomem o Yin, quer dizer que previamente fatores emocionais, calor patógeno que invade o fígado seco os líquidos provocando a deficiência Yin.
    Doenças de longa duração também lesam o yin do fígado. A deficiência de sangue do fígado também provoca a deficiência do Yin.
    A sintomatologia é vertigem, zumbido, olhos secos, rubor malar, calor nos 5 centros, calor nos hipocôndrios, sensação de calor e sudorese vespertina, boca e gargantas secas, tremores nos membros. Língua vermelha com saburra escassa e pulso filiforme e rápido.
    A deficiência do Yin do Rim é uma deficiência a nível estrutural com presença de sinais de calor. Esta é uma deficiência de Yin constitucional, doenças crônicas que consomem o Yin, fogo decorrente da atividade emocional desordenada que consome o Yin, atividade sexual excessiva. Uso excessivo de fitoterápico de natureza quente. A sintomatologia é dor lombar y nos joelhos, vertigem, zumbido, insônia, sonhos excessivos e pesadelos. Ereção fácil, ejaculação precoz, menstruação de pouco volume ou amenorreia, constituição magra, febrícula vespertina, sensação de calor nos 5 palmos, transpiração noturna, rubor malar, fezes ressecadas, em bolinhas ou constipação.

    • acupunturaauricular Says:

      VEJA AGORA COMO SE MANIFESTAM AS SÍNDROMES EM CONJUNTO. RESPONDA AS ÚLTIMAS PERGUNTAS , POIS APÓS RESPONDÊ-LAS ENVIAREI UM ESTUDO DIRIGIDO COM TODA A MATÉRIA. BOM TRABALHO.
      PROF.ra RAQUEL TERRA.

  3. 1) Em geral,as doenças localizadas na pele,músculos, canais e colaterais são chamadas se superficiais e doenças de zang fu,ossos,veias e artérias de profundas.
    As síndromes superficiais são provocadas pela invasão de fatores patógenos exógenos que penetram no corpo através da pele,nariz,boca.Observamos então os resfriados,gripes,dores articulares,febres acompanhadas de calafrio ou aversão ao vento.A língua não mostra mudanças patológicas significativas e o pulso é superficial.
    Nas síndromes profundas,o fator patógeno exógeno pode não ter sido eliminado na superfície e penetra ou penetrou diretamente no interior,lesando os zang fu.Os fatores patógenos endógenos como; desordem emocional ou fatores coadjuvantes como; alimentação inadequada,desequilíbrio trabalho descanso,são causas dessa síndrome profunda.O pulso é profundo,a língua sempre mostrará mudanças patológicas tanto no corpo como na saburra.Febre é severa ou ondulante sem calafrio.
    Nas síndromes superficiais em geral as doenças são de início repentino e evolução aguda.As doenças representadas pelas síndromes profundas tem começo gradual e evolução crônica.

    2) Xu yang coração (evolução de uma deficiência de Qi coração)
    Sintomas de def qi do coração como palpitação,respiração curta,sensação de opressão e angústia no peito,falta de ânimo com acréscimo de: membro frio,aversão ao frio,língua pálida,obesa,saburra branca e oleosa,respiração débil,face pálida,cionose na boca,fragilidade pela vida.
    Xu yang baço (evolução de uma deficiência de Qi do baço)
    Sintomas de def qi do baço com agravamento e acréscimo de: aversão ao frio,membros frios,ausência de sede,digestão lenta,peso nos membros e na cabeça,edemas,língua pálida e delicada com saburra oleosa,pulso profundo,lento,sem força.
    Xu de yang rim: Sintomas como dor e debilidade na lombar,joelho,pioram com o frio e melhoram com o calor,membros frios sobretudo os pés,visão embaçada,tontura,impotência sexual,infertilidade na mulher,edema sobretudo membros inferiores,olheiras,diarréia crônica.
    Estas síndromes têm relação na medida que as três lentificam o funcionamento normal do organismo.

    3) Insônia,impotência sexual,medo,rubor facial,irritabilidade,agitação ao mesmo tempo que tem dor fria na região lombar,pés frios,urinas claras e abundantes,fezes amolecidas,edemas,expectoração espessa.
    Possíveis causas:
    -Calor por excesso na parte superior:hiperatividade de fogo do coração e fígado,acúmulo de calor ou fleuma calor no pulmão.
    -Frio por deficiência de yang na parte inferior: ex: deficiência de yang do rim ou de yang do rim e baço.

    4) A causa de uma síndrome por deficiência pode abranger tanto causas congênitas(hereditárias,ancestrais) como causas adquiridas(pensamentos excessivos,hábitos diários)
    As congênitas,deficiências constitucionais de yuan qi ou da essência ancestral yuan jing criam uma situação de deficiência que começa na sua infância(criança ja vem co enfermidade)
    As causas adquiridas são as mais frequentes e podem agravar as causas congênitas.Podemos citar aquelas ligadas ao estilo de vida:alimentação inadequada,desequilíbrio trabalho descanso,atividade sexual excessiva,fatores emocionais como stress,ansiedade,ou seja,tudo que compromete a produção de energia e o fortalecimento do sangue e da essência.

    5) É quando o paciente já está com uma deficiência grave no interior e ela vai se aflorando pela superfície.

    6) Deficiência yang baço: aversão ao frio,membros frios,digestão lenta,sensação de peso nos membros e na cabeça,ausência de sede,diarréia crônica,dor abdominal que melhora com calor ou pressão.
    -Deficiência de qi do baço: digestão lenta,apetite pobre,distensão abdominal que piora após as refeições,fezes amolecidas e finas,fadiga fácil,respiração débil,edemas superficiais,língua pálida e delicada,o pulso é moderado e sem força.
    -Colapso do jião médio: sintomas de deficiência de qi baço mais sintomas de prolapso de órgãos internos como retal,uterino,hemorroida,gastroptose e ptose retal.Diarréia crônica,emagrecimento,visão embaçada,língua pálida e delicada com saburra escassa.
    -Baço não controla o sangue nos vasos sanguineos: todos os sintomas de deficiência de qi do baço com sintomas hemorrágicos:
    hematêmese,hemoptise,hematúria,melena ou enterorragia,gengivorragia,sangramentos subcutâneos como ptéquias ou equimoses,epistaxe,metrorragia.
    -Frio umidade que invade o baço: dor abdominal acompanhada de sensação de plenitude e distensão,perda de apetite,fezes amolecidas ou diarreia,náuseas e vômitos,ausência de sede,sensação de peso no corpo e na cabeça,saburra grossa( é o que diferencia da deficiência de yang)pode acompanhar icterícia,edema nos membros,urina escassa e concentrada.
    -Umidade calor acumulada no baço: diarréia fétida acompanhada se sensação de tenesmo e ardor no ânus,perda de apetite,dor e desconforto abdominal acompanhados de sensação de plenitude,urinas concentradas,a língua se mostra vermelha com saburra amarela e pegajosa,o pulso é brando e rápido.
    Uma se transforma na outra devido ao não tratamento da síndrome de base que é a deficiência de qi do baço.

    7) Xu de yin do fígado e rim: vertigem,zumbido no ouvido,dor e debilidade na região lombar e joelhos,insônia,boca e garganta secas,rubor malar,sonhos excessivos ou pesadelos,sudorese noturna.
    Causas: Evolução da hiperatividade de fogo do figado que consome o yin,doenças por calor de longa duração que acabam lesando o yin do fígado,fogo decorrente da atividade emocional desordenada que consome o yin do rim,uso excessivo de fitoterápico de natureza quente.

  4. Ana Carolina Dias Says:

    1. Quais são as características que diferenciam uma síndrome superficial de uma profunda?
    São os sinais e sintomas.
    Síndrome superficial: É de caráter agudo e passageiro. Ocorre por uma fator patógeno exógeno que está penetrando através da pele, nariz e boca. Pode ser por um fator climático (Liu Yin) ou por vírus e bactérias. É chamada de superficial porque ainda não atingiu os zang-fu, encontra-se na superfície (pele, músculos, articulações, tendões, canais e colaterais) devido ao wei Qi (defensivo) estar lutando contra o Xie Qi (perverso). Quando o wei qi acelera a sua circulação para proteger o corpo ele provoca a contração dos musculos e tendões e dos poros, por isso causa dores musculares e febre com aversão ao frio. O pulso fica superficial por causa desta circulação em excesso na superfície. A língua pode ter alteração ou não por ser uma síndrome que está iniciando.
    Síndrome profunda: De caráter crônico que afetou órgãos e vísceras. Neste caso o pulso é profundo, pode ser intermediário e lento. A língua tem alteração patológica, podendo haver saburra ou não. Na maioria das vezes o início é lento, mas também pode ter um iníco rápido e se tornar crônico. A síndrome profunda pode ocorrer por uma deficiência do Wei Qi que não conseguiu combater o fator patógeno exógeno que penetrou (Wu Xie), pela deficiência do Zheng Qi (somatório do Yuang Qi e do Qi adquirido) a pessoa está sempre se gripando ou com alguma virose, por fatores endógenos como maus hábitos, trabalho excessivo sem descanso, má alimentação, comidas e bebidas frias em excesso, drogas, fumo, bebidas alcoólicas, atividade sexual excessiva, fatores emocionais. Também pode ocorrer por fatores não endógenos e não exógenos, como acidentes e traumas que lesam a estrutura óssea.

    2. Quais são os sintomas das síndromes: Xu yang coração / Xu yang Ba / Xu yang Rim? Podem ter alguma relação entre si? Pq?
    Toda deficiência é a diminuição da capacidade funcional de determinado órgão. A deficiência de yang é um agravamento de uma def. de Qi, pois quando o Qi está fraco ele permite que fatores endógenos e exógenos desequilibrem o yin e o yang.
    Xu de yang do coração: o coração aquece e domina o sangue, com o yang fraco ele perde a força para impulsionar o sangue. A face e a língua ficam pálidas porque a cabeça é o mar do yang, os meridianos yang do pé e da mão se encontram na cabeça. Causa amnésia, apatia e desânimo, pois o coração controla o shen. O pulso é débil e fraco, ocorre palpitação, frio e respiração curta.
    Xu de yang do baço: o yang do baço tem a função de aquecer o sangue para a transformação dos alimentos e impulsionar o Qi. Sua fraqueza leva a uma digestão lenta, com distensão abdominal, aversão ao frio, membros frios e na lateral da cintura, sensação de peso nos membros, sensação de peso na cabeça, lingua obesa com saburra branca por excesso de umidade, quase não bebe água, tem preferência por doces e pouca fome. As fezes são líquidas ou amolecidas sem forma, aumento da frequência intestinal. O pulso é lento e pode ser profundo ou intermediário. Ocorre cansaço durante o dia, falta de concentração, sono agitado, a musculatura fica amolecida e olheiras com bolsas (edemas).
    Xu de yang do Rim: o yang do Rim ascende o yang Qi puro ele aquece o baço e controla o calor do coração. Sua deficiência leva a impotência no homem ou dificuldade para manter a ereção, na mulher causa baixa libido e infertilidade. Leva a um quadro de incontinência urinária e fecal, retenção de líquidos com edemas nos membros inferiores, diarréia matutina (antes de se alimentar), olheiras escuras, preferência por bebida gelada, dor lombar e nos joelhos, aumento de peso.
    As deficiências de yang desses 3 zang podem ter relação entre si de acordo com a cronicidade de cada um. O yang do Rim por não refrescar o coração pode levar a uma síndrome de excesso em cima e frio embaixo acelerando o batimento cardíaco e vice e versa. O yang do Baço fraco também pode sobrecarregar o coração não controlando o pensamento e agitando a mente também irá acelerar o coração, já que coração e baço são os principais responsáveis por controlar os pensamentos. Todos os zang se interrelacionam. Uma enfermidade crônica sempre lesará outro zang.

    3. Descreva os sintomas de uma síndrome de calor na parte superior e frio na inferior e quais são as possíveis causas desta síndrome?
    Hiperatividade de fogo do coração com def. de yang do baço e Rim. Sinais e sintomas: Agitação, palpitação, ansiedade extrema, hipertensão, irritação, rubor malar, urina muito e clara, fezes amolecidas, língua vermelha com saburra branca e grossa no jiao medio e inferior. Os membros inferiores são frios e com edemas, sensação de calor em cima com suor espontâneo ao mínimo esforço.
    Hiperatividade de fogo do fígado com def. yang do baço: irritação fácil, olhos secos e vermelhos, distenção abdominal, aumento da atividade intestinal, insônia, agitação mental, vertigem que roda, visão embaçada, sensação de peso nas pernas. A lingua é vermelha com saburra grossa branca ou amarela no jiao medio.
    Fleuma calor no Jiao superior coração ou pulmão com def. de yang no baço ou Rim: retenção de líquido embaixo com expectoração abundante ou difícil de eliminar em cima, opressão torácica podendo chegar a um quadro de esquizofrenia.

    4. Quais são as causas de uma síndrome por deficiência?
    A deficiência pode ser hereditária ou por maus hábitos.
    A deficiência hereditária ocorre quando a essência ancestral (yuan jing) que é a herdada dos nossos pais é deficiente. Isso pode ter ocorrido por uso de drogas antes e durante a gestação, maus hábitos, má nutrição e parto prematuro. A criança já nasce com dificuldade na fala, audição, visão, atraso para andar, dificuldades locomotoras e atraso no fechamento da fontanela.
    Pode ocorrer também por maus hábitos na infância prejudicando a formação do Shi Jing (essência que adquirimos através dos hábitos e nutrição). A má nutrição, o trabalho excessivo na infância, maus hábitos como o videogame e dormir tarde lesam a essência e gasta o pouco que tem ocorrendo dificuldade de aprendizagem e concentração.
    Também pode ocorrer por doenças crônicas e maus hábitos durante a vida toda, lesando o qi, shen e jing, o que leva a uma velhice sem saúde ou a morte prematura.

    5. Explique porque ocorre uma síndrome de deficiência na superfície com base em uma síndrome de deficiência crônica no interior.
    A deficiência crônica no interior lesa o Qi desequilibrando o yin, o yang e o sangue. O Qi mantém as atividades vitais do corpo e o sangue nutre os órgãos, pele, músculos e cabelos. A def. de yin leva a uma def. de sangue. A def. de yang faz com que dificulte a formação de qi e sangue. Então toda deficiência crônica mantida por muito tempo irá lesar o exterior. Exemplo: a deficiência de sangue resseca a pele e cabelos, leva a queda de cabelo em excesso. A def. de yin resseca os líquidos corporais, pode ocorrer ressecamento vaginal, lacrimal, hernia de disco…

    6. Descreva todas as síndromes do Zang Baço com sinais e sintomas de cada uma. Justifique como uma síndrome se transforma em outra.
    Def. Qi: diminuição da função do baço, pouca fome e pouca sede porque a digestão está lenta, distenção abdominal, sonolência ou fadiga após as refeições, dorme sem dificuldade, mas tem insônia intermitente ou sono leve, preocupação excessiva. Lingua pálida com saburra branca, pode ser obesa ou fina, face pálida. As fezes podem ser mais secas no início e semi líquidas no final por causa da dificuldade do baço de transformar os alimentos.
    Def. yang: é o agravamento da def. de Qi. São os mesmos sintomas só que mais graves. Distenção abdominal com dor que melhora com o calor, fezes soltas e amolecidas, membros frios com aversão ao frio, lingua pálida, saburra branca e falta de apetite. Pulso lento e profundo.
    Frio-umidade: Perda do apetite por excesso de umidade, saburra branca e pegajosa, plenitude e distenção abdominal com diarréia e fezes amolecidas, sensação de peso na cabeça e membros, aversão ao frio. Pulso lento e escorregadio.
    Calor-umidade: são os sintomas de umidade só que com a presença de calor. O pulso é rápido por causa do calor, a saburra é amarela e pegajosa, distenção abdominal com náusea e vômitos. Perda de apetite e lassitude. Fezes soltas com muco amarelado.
    Colapso do Jiao Médio: Perda da função do baço prejudicando o Rim. Ocorre prolapso retal, queda da bexiga, útero, devido a perda da função muscular. Diarréia crônica e urina escassa.
    Baço não controla o sangue: sinais hemorrágicos como sangue na urina, sangue nas fezes, sangramento nasal, uterino. O baço perde a sua função de controlar o sangue dentro dos vasos sanguíneos. Palidez, pulso filiforme, lassitude, lingua pálida.

    7. Descreva uma síndrome de def. de yin do fígado e Rim. Quais são as possíveis causas desta síndrome?
    Respiração curta, vertigem que escurece, visão embaçada, garganta seca, sede sem polidipsia, calor no tórax e palmas das mãos, sudorese noturna, emissão seminal noturna, dor lombar e joelhos, zumbido no ouvido, rubor malar, pulso rápido e lingua vermelha com pouca saburra ou saburra escassa.
    Ocorre por doenças crônicas prolongadas que debilitam o yin do Rim e fígado ou por emoções contidas por muito tempo que viram calor endógeno consumindo o yin.

  5. Carlos João Teixeira Fontes Says:

    1) QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS QUE DIFERENCIAM UMA SÍNDROME SUPERFICIAL DE UMA PROFUNDA?

    Superficiais
    São doenças localizadas na pele, músculos, articulações, canais e colaterais provocadas por fatores patógenos exógenos (LUI YIN) que penetram no corpo através da pele, nariz e boca.
    Doença de caráter agudo de curto período de evolução, que pode penetrar no interior evoluindo para piora. Caracteriza por febre, calafrio ou aversão ao vento, dores de cabeça, dores em todo corpo, obstrução nasal e rinorréia. Língua sem mudança e pulso superficial.

    Profunda
    São doenças onde o fator patógeno se localiza nos zang fu, qi, xué, osso, medula e etc causadas por fator patógene exógeno que não foi eliminado da superfície e penetrou ou, que penetrou diretamente no interior ou, fatores patógenos endógenos como desordens emocionais ou fatores como alimentação inadequada, desequilíbrio trabalho descano, etc.
    Doença de caráter de início lento e evolução para cronicidade, severidade e longa duração. A língua apresentará mudança no corpo e na saburra. O pulso em geral é profundo ou pode ser superficial e sem força nos casos de deficiência de qi e xué.

    2) QUAIS SÃO OS SINTOMAS DAS SÍNDROMES: XU YANG DO CORAÇÃO / XU DE YANG DO BAÇO / XU DE YANG DO RIM? obs: estas síndromes podem ter alguma relação entre si? Por que?

    XU DE YANG DO BAÇO
    Aversão ao frio, membros frios, ausência de sede ou sialorréia, digestão lenta, apetite pobre, distensão abdominal, dor abdominal que melhora com calor ou pressão, fezes amolecidas e finas ou diarreia crônica, fadiga fácil que são sintomas de Xu de Qi do Ba. Mais Sensação de peso nos membros e na cabeça, edemas superficiais, leucorréia branca, pouca produção de urina.
    A língua é pálida e delicada, com saburra oleosa. Pulso profundo e sem força.
    XU DE YANG DO CORAÇÃO
    Palpitação, respiração curta, sensação de opressão e angústia no peito, falta de ânimo que são os sintomas de Xu de Qi do C, mais membros frios, aversão ao frio e dor precordial.
    A língua é pálida e obesa com saburra branca e oleosa. O pulso PE imperceptível.
    Em casos mais graves pode ocorrer colapso do yang. Então, o paciente pode apresentar transpiração profusa e fria, respiração débil, face pálida e cianose na boca e lábios.
    XU DE YANG DO RIM
    Dor e debilidade na região lombar e joelhos que pioram com o frio e melhoram com o calor, membros frios, sobretudo nos pés, visão embaçada, tontura, astenia física e emocional, impotência sexual, espermatorréia, infertilidade na mulher, diarreia crônica, edema especialmente nos membros inferirores, palpitação e dispneia, face pálida com brilho e olheiras.
    Língua pálida, delicada e obesa. Pulso profundo, lento e sem força.

    Pode haver uma relação entre elas, pois a deficiência de yang do rim pode evoluir para uma deficiência de yang do baço ou de yang do coração.
    3) DESCREVA OS SINTOMAS DE DE UMA SÍNDROME DE CALOR NA PARTE SUPERIOR E FRIO NA PARTE INFERIOR, QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTA SÍNDROME?
    Rubor facial, irritabilidade, agitação ao mesmo tempo que tem dor fira na região lombra, pés frios, urinas claras e abundantes e fezes amolecidas.
    O calor pode ser causado por hiperatividade do fogo do coração e fígado, acúmulo de calor ou fleuma calor no pulmão. E o frio por Xu de yang no rim ou Xu de yang do rim e baço.

    4) QUAIS SÃO AS CAUSAS DE UMA SÍNDROME POR DEFICIÊNCIA?
    Pode ser deficiência congênita como as constitucionais de Yuan qi ou da essência ancestral Yuan jing que começa na infância.
    Podem, também, ser por causa adquirida como estilo de vida, ou seja, alimentação inadequada, desequilíbrio trabalho-descanso, atiividade sexual excessiva, estresse e ansiedade comprometendo a produção de energia e o fortalecimento do do sangue e da essência.
    E, ainda, uma síndrome de excesso não tratada adequadamente,
    Os órgãos mais atingidos pelas deficiências são os rins e baço.

    5) EXPLIQUE PORQUE OCORRE UMA SÍNDROME DE DEFICIÊNCIA NA SUPERFÍCIE COM BASE EM UMA SÍNDROME DE DEFICIÊNCIA CRÔNICA NO INTERIOR.
    É uma síndrome complexa onde uma deficiência no interior, como por exemplo o paciente é portador de deficiência de baço e pulmão e assim fica deficiente na superfície, pois o wei qi não é capaz de realizar sua função de proteger a superfície. Sofre, então, um ataque de agente patógeno exógeno ficando doente.

    6) DESCREVA TODAS AS SÍNDROMES DO ZANG BAÇO COM SINAIS E SINTOMAS DE CADA UMA E JUSTIFIQUE COMO UMA SÍNDROME SE TRANSFORMA EM OUTRA.
    Xu de Qi do Ba
    Hipofunção do baço que fica incapaz de realizar a s suas funções de transporte e transformação.
    Digestão lenta, apetite pobre, distensão abdominal que piora após as refeições, fezes amolecidas e finas, fadiga fácil, respiração débil, viz baixa, urina amarela clara, edemas superficiais e emagrecimentos.
    Língua pálida e delicada. Pulso é moderado e sem força.
    Xu de Yang do Ba
    Síndrome de evolução de Xu de Qi do Ba acrescentando sintomas de frio.
    Aversão ao frio, membros frios, ausência de sede ou sialorréia, digestão lenta, apetite pobre, distensão abdominal, dor abdominal que melhora calor ou pressão, fezes amolecidas e finas ou diarreia crônica, fadiga fácil, sensação de peso nos membros e na cabeça, edemas surperficiais, leucorréia branca, pouca produção de urina.
    Língua pálida e delicada com saburra oleosa. Pulso profundo, lento e sem força.
    Colapso do Jiao Médio
    Incapacidade do baço de fazer ascender o yang qi.
    Digestão lenta, apetite pobre, distensão abdominal que piora após as refeições, fezes amolecidas e finas, fadiga fácil, respiração débil, viz baixa, urina amarela clara, edemas superficiais e emagrecimentos. Prolapso dos órgãos internos como reto, útero, hemorroida, gastroptose, ptose retal.
    Ainda podem ocorrer diarreia crônica, emagrecimento, visão embassada.
    Lígua pálida e delicada com saburra escassa.

    Baço não controla o sangue nos vasos sanguíneos.
    Xu de Qi do Ba afeta a formação do ying qi e portanto o controle do sangue dentro dos vasos sanguíneos.
    Digestão lenta, apetite pobre, distensão abdominal que piora após as refeições, fezes amolecidas e finas, fadiga fácil, respiração débil, viz baixa, urina amarela clara, edemas superficiais e emagrecimento, hematêmese, hemoptise, hematúria, melena, entrerorragia, gengivorragia, sangramentos subcutâneos como petéquias ou equimoses, epistaxe e metrorragia.

    Frio umidade que invade o baço
    A umidade e o frio se acumulam no interior e bloqueiam a função do baço consumindo o seu yang.
    Dor abdominal acompanhada de sensação de plenitude e distensão, perda de apetite, fezes amolicidas ou diarreia, náuseas e vômito, ausência de sede, debilidade corporal com sensação de peso no corpo e na cabeça. Ainda podem ocorrer icterícia, edema nos membros, urina escassa e concentradas.
    Em caso de frio por Xu de Yang o quadro se mostra de forma mais crônica com uma evolução lenta e difícil.
    Pulso profundo e lento. Língua obesa com saburra branca e pegajosa.

    Umidade calor acumulada no baço
    A umidade calor se acumula no jiao médio prejudicando a função do baço e estômago.
    Dor e desconforto abdominal acompanhados de sensação de plenitude, perda de apetite, náusea e vômito, fezes amolecidas e finas ou diarreia fétida acompanhada de sensação de tenesmo e ardor no ânus, urina concentrada, astenia geral com sensação de peso na cabeça e nos membros, pode acompanhar icterícia, prurido dermatológicos, febre intensa.
    Língua vermelha com saburra amarela e pegajosa. O pulso é rápido e brando.

    7) DESCREVA UMA SÍNDROME DE XU DE YIN DO FÍGADO E RIM E QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTA SÍNDROME?
    Fígado
    É uma deficiência que atinge a nível estrutural e a essência com a presença de sinais de calor e hipofunção.
    Causada pela evolução de hiperatividade do fogo do fígado, por doenças por calor de longa duração que consomem o yin ou Xu de Xue do F que pode ser um estado predispononente para Xu de Yin.
    Ocorre vertigem, zumbido no ouvido com som de cigarra, olhos secos, rubor malar, calor nos 5 centros, calor na região intercostal e hipocôndrios, sensação de calor e sudorese vespertina, boca e garganta secas e tremores nos membros.
    Rim
    É uma deficiência estrutural com a presença de calor causada por deficiência de yin constitucional, doenças crônicas que consomem o yin do rim, fogo decorrente da atividade emocional desordenada ou atividade sexual excessiva que consomem o yin do rim.
    Podem ocorrer dor e debilidade na região lombar e joelhos, vertigem, zumbido, insônia, sonhos excessivos ou pesadelos. No homem ereção fácil acompanhada de ejaculação precoce e na mulher menstruação de pouco volume ou amenorréia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: