Gabarito Prova Nível II (turma 1401) – ATQ 2015

DC1

1. Descreva as diferenças e semelhanças entre uma síndrome superficial e profunda.

Resposta: As síndromes superficiais normalmente são por fatores patógenos exógenos que penetram através da pele, nariz ou boca. Se localizam na pele, músculos, articulações, na superfície dos canais e colaterais. São de caráter agudo e passageiro e ainda não atingiu os zang fu. Sinais e sintomas: dor em todo o corpo, febre com calafrio, pode ter alteração na língua ou não. Ex: Gripes por fatores sazonais, insolação por exposição excessiva ao sol, parasitas, ingestão de alimentos estragados ou contaminados.

Nas síndromes profundas pode ocorrer pelo fator exógeno que penetrou por deficiência do wei Qi que não conseguiu combater o Xie Qi (energia perversa), pode ocorrer por fatores endógenos, como hábitos de vida, bebidas geladas, banhos demorados, trabalho excessiva sem descanso, fatores emocionais, deficiência do Zhen Qi (a pessoa já tem uma essência fraca) ou por fatores não endógenos e não exógenos, como atividade sexual excessiva, ingestão excessiva de drogas e álcool.

A semelhança entre elas são: nas duas ocorre febre, na superficial pode ser mais forte com calafrio e na profunda uma febrícula. O pulso pode aparecer superficial também numa síndrome profunda, mostrando que a pessoa está tão fraca que o yang está se superficializando como se fosse se desconectar do yin. Uma síndrome pode se transformar na outra.

2. Quais são as causas do vento endógeno?

Ocorre por fatores internos, principalmente por uma disfunção do zang Fígado por ter sua representação na natureza o elemento vento. Ocorre por ascensão do yang do fígado por fatores emocionais que viram calor ou por uma deficiência do yin do Rim e fígado que também geram calor e não consegue controlar o yang, pela hiperatividade do Qi do fígado devido a uma evolução de estagnação, emoção contida por muito tempo e por uma deficiência de sangue do fígado que agravou de uma deficiência do yin. Sinais e sintomas: afetam os membros, língua e pálpebras levando a espasmos, vertigem, tremores nos membros.

3. Como se instalam no organismo os fatores patógenos?

Patógenos exógenos: por fatores climáticos através da pele, boca ou nariz. Pela deficiência do wei qi ou zheng qi. Liu yin(fator exógeno penetrando e alterando a temperatura do corpo)

Endógenos: por evolução do Liu Yin que se transforma em Wu Xie ou por fatores emocionais mantidos por muito tempo que debilitam as atividades funcionais, doenças crônicas que lesam os zang fu, por hábitos de vida.

Não exógenos e não endógenos: traumas, atividade sexual em excesso, drogas e álcool em excesso.

4. Quais as características do fator patógeno umidade endógeno e exógeno?

Endógeno (Nei shi): gerado no interior, começo e evolução lenta e difícil de curar. Pode se transformar em fleuma se permaneer por muito tempo e se manifestar na superfície, como edemas, excreções, distensão abdominal. O zang mais afetado é o baço por ter sua natureza úmida, então ele não suporta o excesso. Ocorre por maus hábitos, atividade mental excessiva.

Exógena (Wai shi): clima úmido, principalmente final do outono e canículas. Exposição à umidade como roupas molhadas, banhos demorados,  alimentos e bebidas frias que se virar hábito se torna endógeno.

5. De acordo com os critérios da MTC qual é o objetivo de identificarmos uma síndrome de excesso e deficiência, qual é o processo que se instala?

O objetivo é definir o tratamento. O excesso se instala pelas emoções sem excesso (ira, euforia, medo, lamentação…), alimentação inadequada, trabalho excessivo sem descanso. O alimento acumulado não digere e pode virar fleuma, as emoções acumuladas viram calor e ascende o yang, fatores não endógenos e não exógenos com drogas e sexo em excesso lesam o yin e viram calor. A deficiência pode se instalar por uma síndrome de excesso, como uma deficiência de yin por excesso de yang, a irritabilidade por ascensão de yang pode levar uma deficiência do yin do Rim e Fígado ou vice versa.

DC2

1. Descreva o tratamento com Auriculomedicina para cefaleia cronica por deficiência de yang do Rim.

Moxa B23 e R7 / auriculomedicina: Supra renal, Rim (se não estiver urinando muito a noite e com incontinência), Baço, linha da cefaléia, Shen Men. / Tui Na facial.

2. Na concha cava e anti trago quais pontos tonificam o Qi?

concha cava: San Jiao, Baço, Coração e Pulmão

anti trago: subcórtex, tálamo, excitação.

3. Descreva a localização dos pontos:

Baço: no bordo supra externo da concha cava, na metade da linha traçada do ponto estômago até a fossa do intertrago . Essa linha pode ter como base do estômago até o tronco cerebral.

Tronco cerebral: no bordo superior da fossa intertrago acima da vala da área da vertigem.

Fígado: no bordo póstero inferior da concha cimba traçando uma linha a 45º da incisura do intertrago

Rim: na concha cimba na cavidade abaixo da cruz inferior do anti hélix na altura do ponto pelve.

Hipófise bordo superior do anti próximo a fossa superior do anti trago

4. Chega ao consultório um paciente com cervicalgia por deficiência de yin do Rim , dor grau 4. Qual a ordem de seu procedimento?

Após verificar pulso e língua.

Sangria no ápice e hélix na área da cervical até 18 gotas.

Tui Na cervical (9 movimentos)

Pontos de auriculomedicina: cervical, nervo auricular maior, nervo occipital menor, Rim, Fígado, Baço.

Moxa de acordo com outras síndromes

 

 

Uma resposta to “Gabarito Prova Nível II (turma 1401) – ATQ 2015”

  1. Robson Silva Says:

    boa noite prezados mandaram errado este questionário pertenço a turma 1501

    Em 25 de abril de 2015 13:19, “Formação em ATQ – Auriculomedicina + TuiNa +

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: