ESTUDO DIRIGIDO- NÍVEL 1 – 2° SEMESTRE – aulas dos dias 04 e 05 de julho de 2015.

1) DESCREVA COM SUAS PALAVRAS A 3a LEI DOS 5 MOVIMENTOS (COM EXEMPLOS “PRÁTICOS”) .

2) O VOCÊ ENTENDE POR TAO?

3) COMO PODEMOS  FORTALECER O TAO,  EM SUA ANÁLISE DO “TAI JI” – YIN E YANG?

4) O QUE É TAOISMO?

5) NO DIA A DIA (ATUALIDADE), COMO NOSSO CORPO SE DESORGANIZA EM RELAÇÃO AO YIN E YANG?

6) EM RELAÇÃO A PERGUNTA ANTERIOR , COMO ORGANIZÁ-LO?

7) EM SUA OPINIÃO, QUAIS SÃO AS MAIORES DIFICULDADES DO PACIENTE PARA QUE MANTENHA A SAÚDE?

8) EXPLIQUE AS LEIS FISIOLÓGICAS DOS 5 MOVIMENTOS.

9) DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DA MEDICINA CHINESA, QUAL A RELAÇÃO DA ÁGUA COM O FOGO (RIM COM O CORAÇÃO)?

10) EM RELAÇÃO A SAÚDE DO PLANETA  E DO HOMEM, POR QUE EXISTE A LEI AVÔ – NETO?

Bem vindos a caminhada por um mundo melhor dentro e fora de nós, boa dedicação!

a direção.

obs: turma, respondam em deixar um comentário.

9 Respostas to “ESTUDO DIRIGIDO- NÍVEL 1 – 2° SEMESTRE – aulas dos dias 04 e 05 de julho de 2015.”

  1. Janaina Matos Rocha Says:

    1. A terceira lei é a de Superdominância, onde um elemento domina o outro de forma excessiva, ultrapassando o grau normal de regulação. Um exemplo prático seria o excesso de Fogo no Coração provocando Secura no Pulmão causando tosse, garganta seca, rouquidão e sede (Fogo superdominando o Metal).

    2. O Todo, o Absoluto, o Caminho, é o máximo da potencialidade do universo, alguns chamam de Deus.

    3. Com algumas práticas como Qi Gong e meditação, buscando o equilíbrio e a harmonia com as leis da natureza.

    4. É uma religião que surgiu na China e que enfatiza a vida em harmonia com o TAO. A origem da filosofia do Taoismo é atribuída aos ensinamentos do mestre chinês Lao Tsé, um contemporâneo de Confúcio, nos anos 550 a.C.

    5. Com a falta de equilíbrio entre trabalho e descanso, com alimentação inadequada, poucas horas de sono, estresse, ansiedade…

    6. Procurando manter um equilíbrio entre trabalho e descanso, manter uma alimentação adequada, dormir bem, fazer alguma atividade como Qi Gong, ioga ou meditação, procurar se conectar com a natureza de alguma forma.

    7. Eu acho que uma das maiores dificuldades é a falta de força de vontade, a falta de firmeza para mudar maus hábitos. Todos querem ficar curados, mas poucos estão dispostos a fazer tais mudanças. Além disso, acredito também que a falta de fé e a falta de alegria estão adoecendo cada vez mais as pessoas.

    8. Os Ciclos Fisiológico são os de Geração e de Dominação:
    No Ciclo de Geração os cinco elementos se geram, se produzem mutuamente. Dessa forma, a Madeira produz o Fogo, o Fogo produz a Terra, a Terra produz o Metal, o Metal produz a Água, a Água produz a Madeira. Há geração sucessiva em um ciclo ininterrupto.
    No Ciclo de Dominação os elementos se governam e se restringem uns aos outros. A ordem de dominação é: a Madeira domina o Terra, a Terra domina a Água, a Água domina o Fogo, O Fogo domina o Metal, o Metal domina a Madeira. Essa relação se reproduz sem cessar.

    9. A Água domina o Fogo: a Água do Rim refresca o Fogo do Coração.

    10. “Na natureza, a existência e as mudanças não se podem realizar sem produção e sem restrição. Sem criação, nada há que possa crescer e dar frutos, sem restrição, há desenvolvimento excessivo, o que é nocivo”.
    A Lei Avô-Neto existe para que não ocorra uma produção excessiva, é como se fosse um freio para que possa haver um equilíbrio entre os elementos e a normalidade de seus processos, no caso do corpo humano, de seu funcionamento fisiológico saudável.

  2. Vanessa Simas Says:

    1) DESCREVA COM SUAS PALAVRAS A 3a LEI DOS 5 MOVIMENTOS (COM EXEMPLOS “PRÁTICOS”) .

    A lei de inter-transformação e transformação mutua ocorre no desenvolvimento das coisas quando o yin atinge o seu extremo se torna inevitável a mudança na direção oposta ( yang ou vice versa ). Já que um possui latentemente o outro, para que um mude e se transforme no outro, é necessário que haja um esgotamento, morte, o máximo da energia de uma das posições energéticas.
    Tudo que tem na natureza contém este processo alquímico. A alquimia acontece diariamente na natureza e em nossos corpos. Yin e yang não são estáticos, mas se mantém em constante movimento de transformação, passando de um para o outro e vice versa.
    2) O VOCÊ ENTENDE POR TAO?

    É a fonte do qual tudo vem a ser. Princípio inominável. A energia (Qi) ela é o TAO é uma só força, a força máxima criadora
    Este é um acumulado do pensamento humano (Chinês) durante vários anos. Teoriza que tudo na natureza pode-se classificar entre duas categorias Yin e Yang. O TAO significa “o caminho” . e é um modelo para o comportamento humano ancestral e imutável, onde procura-se manter uma unificação entre corpo e espirito.
    A expressão do TAO é o Vazio (Wu Ji) que gera o Dual (Tai Ji).

    3) COMO PODEMOS FORTALECER O TAO, EM SUA ANÁLISE DO “TAI JI” – YIN E YANG?

    Devemos no harmonizar com a natureza e procurar entender e trilhar o caminha do TAO, para que possamos ajustar nossas energias com o fluxo do Universo. Devemos unir Céu e Terra em nós, permitindo o movimento constante de Yin e Yang. Alcança-se o TAO através da harmonia entre Yin e Yang.

    5) NO DIA A DIA (ATUALIDADE), COMO NOSSO CORPO SE DESORGANIZA EM RELAÇÃO AO YIN E YANG?

    Quando a energia está voltada para fora, ou seja para o mundo material, e a pessoa perdi o sentido de vida, gerando estresse, ansiedade e depressão, angústia e a má alimentação também influência, como também a maneira como se respira de acordo com o que se absorve do meio, então há um desequilíbrio energético.

    6) EM RELAÇÃO A PERGUNTA ANTERIOR , COMO ORGANIZÁ-LO?

    Ao voltarmos a atenção para dentro, melhor dizendo para o coração, há um recolhimento benéfico. Que pode ser comparado com a energia pré-natal, que possui uma circulação adequada a saúde e a qualidade física, mental e espiritual para o ser humano. Assim haverá uma moderação dos desejos e uma melhoria na respiração e na alimentação que também influenciam muito.

    7) EM SUA OPINIÃO, QUAIS SÃO AS MAIORES DIFICULDADES DO PACIENTE PARA QUE MANTENHA A SAÚDE?

    Vivemos em uma sociedade capitalista consumista, que não tem interesse que a população conheça métodos de tratamento que sejam naturais e independentes, mas sim comercializados e industriais.
    Por isso o materialismo crescente afasta as pessoas de uma conexão com sua alma, que por conta disso adoece.

    8) EXPLIQUE AS LEIS FISIOLÓGICAS DOS 5 MOVIMENTOS.

    A natureza está formada por cinco elementos e estes tem relação de crescimento e domínio. Que implica em promover o crescimento em ordem de geração. Cada elemento é sempre gerado (filho) e se tornará (gerador). São as qualidades da natureza, as energias que qualificam a vida e são as mesmas responsáveis pela homeostase ( equilíbrio dinâmico e saudável).
    O Fogo da alimento para a Terra – a Terra produz o Metal – o Metal produz a Água – A Água cria a Madeira – a Madeira cria o fogo.

    9) DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DA MEDICINA CHINESA, QUAL A RELAÇÃO DA ÁGUA COM O FOGO (RIM COM O CORAÇÃO)?

    A agua é avó do fogo. Em um ciclo de geração onde um vai gerando o outro, então não teria fim, por isso precisava-se de um elemento que freasse o outro. . Nas relações anormais o forte atropela o fraco. Ex. o fogo evapora a agua.

    10) EM RELAÇÃO A SAÚDE DO PLANETA E DO HOMEM, POR QUE EXISTE A LEI AVÔ – NETO?

    O avó segura e freia o desenvolvimento do neto, em um ciclo de controle.
    A agua apaga o fogo, o fogo derrete o metal, o metal corta a madeira, a madeira invade a terra e a terra absorve a agua.

    Vanessa Simas

  3. Patricia Riani Grecco Says:

    1) A Cosmogonia chinesa conta que, no princípio, havia apenas a escuridão e o vazio eterno. Então, Pan Ku criou o Universo e deu origem ao céu e à terra. A partir daí, estabeleceu-se o princípio do equilíbrio dinâmico entre o Yin Yang, elementos opostos e contraditórios, expressos na primeira Lei. A terceira Lei, Lei da Intertransformação ou da Transformação Mútua, representa a força motriz que gera movimento, tensão e contensão do movimento. Em outras palavras, ao alcançar a sua expressão máxima, a lei da intertransformação se manifesta naturalmente , inicia-se o movimento rumo ao seu oposto. A dinâmica desse princípio está representada no símbolo Yin Yang. Exemplo: a duração do dia que se inicia às 6:00 h do alvorecer, alcança o seu ápice às 12 horas e, a partir desse momento, segue declinando até às 18 horas, quando inicia a noite. Entendo que a terceira Lei é a manifestação do movimento que anima o equilíbrio dinâmico de todas as coisas.

    Responder

    2) Tao é a palavra chinesa que significa caminho, meio, método, princípio ou conduta. A riqueza de significados do ideograma Tao, em termos ocidentais, remete-nos a Heráclito de Éfeso ( filósofo pré-socrático que entendia que nada é permanente salvo a mudança ou não se pode banhar-se duas vezes no mesmo rio). Em expressões poéticos lembro-me da canção de Lulu Santos “Nada como foi será de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa tudo sempre passará. A vida vem em ondas como o mar, num indo e vindo infinito.

    Responder

    3) Buscando manter o equilíbrio dinâmico do Yin Yang.

  4. Patricia Riani Grecco Says:

    4) O Taoísmo é a base filosófica, religiosa e organizacional da cultura chinesa.

    5) O desequilíbrio é intrínseco ao equilíbrio Yin Yang. O organismo humano é resultado de herança ancestral + influências externas. Imediatismo, stress, pressão, medo, alimentação inadequada, uso abusivo de medicamentos, desajustes emocionais, clima, ambientes diferentes, influências de campo eletromagnético etc contribuem enormemente para o desequilíbrio do Qi.

    6) Buscando o autoconhecimento para facilitar o restabelecimento do Yin Yang.

    7) 0s maus hábitos a que estamos expostos tendem a alterar e bloquear o fluxo de energia no organismo. Portanto, mudanças de maus hábitos, exercícios, integração com a natureza ajudam a manter o equilíbrio Yin Yang do corpo humano, desbloqueia a circulação do Qi.

  5. Patricia Riani Grecco Says:

    8) A Medicina Tradicional Chinesa apoia-se na dinâmica de equilíbrio e oposição constante do Yin Yang para compreender, descrever e tratar a fisiologia humana e o estado de saúde e patologia. Da mesma forma que a natureza , o corpo humano é compreendido como uma unidade integral em si, onde todos os órgãos estão conectados e inter-relacionados é expressam a divisibilidade do Yin Yang. Em síntese: a lei fisiológica dos cinco movimentos consiste intergeração, interdominancia, excesso de dominância, contradominancia entre interação mutua entre os órgãos.

  6. Patricia Riani Grecco Says:

    8 cont) Fundamentalmente, os povos antigos reconheciam características e personalidades aos fenômenos e elementos da natureza. Para os chineses os cinco elementos fundamentais são água, madeira, fogo, terra e metal. Da mesma forma, os órgãos humanos reúnem todas as características e personalidades dos cinco elementos e, formando uma unidade integral a fisiologia organica, em síntese , baseia-se na relação dinâmica entre órgãos (ou 5 elementos) e como se movimentam e se interferem entre si. Metaforicamente, a Lei do movimento dos cinco elementos é representada pela estrutura familiar: cada elemento alimenta outro como a mãe alimenta o filho. O desenvolvimento dessa estrutura resulta na Lei de interdominância e a tensão dinâmica entre os órgãos é a dominância e o controle.

  7. Patricia Riani Grecco Says:

    9) Esse exemplo pode ser observado na relação entre a água e o fog, onde água é o rim e fogo o coração. Nesse, caso o rim é o avô do coração. Na relação de interdependência e controle o rim acalma o coração, com a água acalma o fogo.

  8. Saulo Fonseca Martins Says:

    SAULO FONSECA MARTINS

    1) DESCREVA COM SUAS PALAVRAS A 3a LEI DOS 5 MOVIMENTOS (COM EXEMPLOS “PRÁTICOS”) .
    a lei da inter-transformação dita que o Yin e Yang se transformarão de um ao outro quando a uma certa quantidade de desequilíbrio entre eles, por exemplo a noite chega a um certo nível de escuridão e depois começa a clarear, a alvorada chega e depois do nível máximo de luz, o meio dia, a escuridão recomeça uma dominância gradual.

    2) O VOCÊ ENTENDE POR TAO?
    O Tao é a lei suprema que onde surge o nosso universo e a ordem natural. Tudo que ocorre na verdade é o Tao porem ela é muitas vezes relacionada o equilíbrio e harmonia do funcionamento do universo. Semelhante ao conceito de Deus porem sem características pessoais e mais abstrato.

    3) COMO PODEMOS FORTALECER O TAO, EM SUA ANÁLISE DO “TAI JI” – YIN E YANG?
    o principal é entrar em harmonia com as leis naturais, dormir a noite e acordar ao dia, alimentar com comidas naturais, entrar em contato com a natureza, e manter o livre fluxo de emoções. Quer disser não reprimindo nem fixando nelas.

    4) O QUE É TAOISMO?
    O Taoismo é uma filosofia dirigida a manter a maior possível harmonia com as leis naturais, internas e externas. Ela é caracterizada com humildade, e manter contato com sua própria essência.

    5) NO DIA A DIA (ATUALIDADE), COMO NOSSO CORPO SE DESORGANIZA EM RELAÇÃO AO YIN E YANG?
    na sociedade de hoje isso é muito fácil. no lado exterior, demandas do trabalho pode exaurir o corpo e esgotar o Qi, alimentação com pouco valor devido a correria do dia ao dia, além de poluição química, sonora e outras. No lado interior temos emoções desequilibradas.

    6) EM RELAÇÃO A PERGUNTA ANTERIOR , COMO ORGANIZÁ-LO?
    Acho que o mais importante de tudo é que a pessoa seja honesto sigo mesmo sobre sua vida, onde ela esta e onde ela gostaria de ser. Qi Kung, acupuntura, e boa alimentação não tem efeitos permanentes se a pessoa esta em uma situação que não gostaria de estar.

    7) EM SUA OPINIÃO, QUAIS SÃO AS MAIORES DIFICULDADES DO PACIENTE PARA QUE MANTENHA A SAÚDE?
    uma das maiores dificuldades é o apoio da família e amigos. Por exemplo Um paciente em estado de recuperação vai ter problemas em manter uma dieta saudável se a sua família só quer comer McDonald’s. O valor exagerado do trabalho e dinheiro também impede o ser humano de fazer decisões inteligentes a cerca da sua saúde.

    8) EXPLIQUE AS LEIS FISIOLÓGICAS DOS 5 MOVIMENTOS.
    a lei fisiológica de geração dita que os elementos se geram mutuamente, a madeira vira fogo, o fogo vira cinzas que gera a terra, etc…. pode se comparar com aceleração
    a lei da dominância significa que os elementos também se controlam, metal corta madeira, madeira enraíza a terra etc…. pode se comparar com o freio dos movimentos

    9) DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DA MEDICINA CHINESA, QUAL A RELAÇÃO DA ÁGUA COM O FOGO (RIM COM O CORAÇÃO)?
    A agua é o avo do coração, quer dizer a agua domina o coração. porem no corpo humano essa relação é mais complexa. O Rim necessita o calor do coração para se esquentar e o coração precisa a agua para esfriar. Se não ocorrer isso o Rim fica frio e úmido e o coração esquenta e seca gerando inquietude e insomnia.

    10) EM RELAÇÃO A SAÚDE DO PLANETA E DO HOMEM, POR QUE EXISTE A LEI AVÔ – NETO?
    Essa lei é o freio dos movimentos, ela restringe e controla o sistema, todo sistema precisa de um freio, um carro sem ele fica descontrolado e bate em alguma coisa. Do mesmo modo se não existisse essa lei o universo nunca iria se condensar para formar planetas e os homens….. o universo se resumiria em uma bola de fogo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: